Engana-se quem pensa que não é possível cultivar frutas em pequenos espaços. Um exemplo disse é a amora que pode ser plantada até mesmo em vasos. Acompanhe nosso artigo e aprenda como ter uma linda amoreira na sua casa. Vamos lá?
Cultivo da Amora em Vaso
Não existe nenhum mistério em plantar a amora em vaso. Entretanto, serão necessários alguns cuidados importantes para que a planta possa crescer saudável. Prepare o vaso forrando com pedrinhas para facilitar a drenagem e não esqueça de furá-lo no fundo para auxiliar que a água escorra e não proporcione o surgimento do apodrecimento das raízes ou algumas doenças.
Uma das formas mais indicadas para a propagação da amoreira é por meio de estacas. Dessa forma, coloque terra e em seguida a estaca no meio do vaso. Não esqueça de deixar o solo bem adubado e rico em matéria orgânica.
Com apenas uma semana já é possível observar a formação dos brotos. O mais incrível é que com pouco tempo você já observará a inflorescência que posteriormente se transformará no fruto.
Não esqueça de deixar a terra sempre úmida para que a planta possa se desenvolver bem e apresente as primeiras amoras. Um detalhe interessante é observar o tamanho do vaso para que ele não fique pequeno com o crescimento da planta. Prontinho! Agora é só se deliciar com suas primeiras amoras caseiras.
Amora Gigante Portuguesa
Essa frutinha tão deliciosa apresenta-se em diversas formas. A mais conhecida delas é a amora vermelha que é amplamente encontrada para venda. Já amora gigante também é conhecida como amora negra e pode ser encontrada facilmente para venda.
São plantas crescem mais facilmente quando estão em climas úmidos e mais amenos. A temperatura indicada para o cultivo da amora é de no máximo 28°C. Entretanto, a fruta adora a exposição aos raios solares e, portanto, adapta-se facilmente em praticamente todos os locais do nosso país.
Por isso, se você não tem a sorte de encontrar um pé de amora pela rua é perfeitamente possível cultivá-la em pequenos espaços seja jardins, vasos, jardineiras e quintais. A falta de espaço não é impedimento para plantar a amora em sua casa, já que são plantas resistentes e que apresentam muita versatilidade e, assim, são completamente adaptáveis aos vasos.
Benefícios do Consumo da Amora
A fruta é docinha e muito saborosa. Além de ser consumida in natura, pode ser utilizada na fabricação de bolos, geleias, sucos e polpas. Elas têm um papel todo especial dentro do equilíbrio ecológico, já que servem de comida para o bicho da seda, que é responsável por fabricar o fio usado na produção do tecido.
A amora é um fruto muito benéfico para a saúde dos seres humanos. Estudos destacam que ela tem propriedades antioxidantes que pode prevenir o aparecimento de doenças como o câncer. Além disso, a fruta também pode ser excelente para processos inflamatórios e de cicatrização.
Uma receita muito utilizada é a de farinha da amora, um composto rico em diversos nutrientes e que podem auxiliar nas funções intestinais, proporcionar o emagrecimento e a diminuição dos níveis de colesterol.
Já as folhas das árvores são usadas para o tratamento de osteoporose e alívios das cólicas menstruais. Elas também são utilizadas para a alimentação de animais como bois, carneiros e cabras, em regiões onde a vegetação de solo é mais escassa.
Outras Informações Sobre o Cultivo da Amora
Confira algumas dicas para o cultivo da amora em vaso. Veja:
- O cultivo da amora não exige utilização de produtos específicos. Elas podem ser cultivadas em associação com outras plantas e podem fornecer sombras para os demais cultivos.
- A origem precisa da fruta é desconhecida, mas acredita-se que a mora tenha surgido na Ásia. Também existem registro de aparecimento na América
- Os tipos de amoras mais conhecidos são: amora vermelha, amora branca e amora preta.
- Para obter sucesso no cultivo da amora é necessário realizar o plantio preferencialmente entres os meses de abril e agosto, já que nessa época o solo e as condições climáticas são mais propícios para o desenvolvimento pleno da planta.
- As amoreiras podem se multiplicar por sementes, mas a forma de estacas é a maneira mais rápida para a propagação. Após a germinação, fique atento para que a planta não creca mais do que trinta centímetros para ser transportada para o local definitivo. Procure deixar pelo menos cinquenta centímetros de espaço entre uma planta e a outra. As primeiras amoras poderão aparecer por volta de dois anos após a realização do plantio.
- Atenção para a umidade do solo e procure deixar a planta sempre protegida das temperaturas mais elevadas. Capriche nas regas especialmente nos períodos de estiagem e lembre que o solo da árvore deve ficar sempre úmido. Atente que o excesso de água pode proporcionar problemas de encharcamento. Com relação a poda, a dica é que ela seja realizada na estação do inverno. Seguindo essas simples dicas certamente você terá sucesso no cultivo dessa frutinha tão deliciosa.
Agora que você sabe como é simples o cultivo da amora gigante que tal iniciar o plantio na sua casa. Lembrando que ela pode se adaptar perfeitamente em vasos e em pequenos espaços. Vamos lá? Mãos na terra!
Encerramos nosso artigo por aqui, mas convidamos você a deixar um comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo. Aqui no Mundo Ecologia você pode encontrar os melhores conteúdos e novidades sobre plantas, animais e natureza. Esperamos sua próxima visita! Até lá!