Home / Animais / Qual o Peixe Mais Saudável do Mundo?

Qual o Peixe Mais Saudável do Mundo?

A frase “você é o que você come” é uma grande verdade, principalmente quando levamos em consideração que o nosso corpo funciona de acordo com as coisas que ingerimos e também de acordo com as atividades que desenvolvemos, de forma que nós somos o que comemos mas também o que fazemos.

Sendo assim, procurar alimentos saudáveis para comer com certeza é uma excelente maneira de ser uma pessoa mais saudável e também de fazer com que todos os seus nutrientes essenciais sejam garantidos por meio de uma alimentação mais equilibrada.

O peixe é um alimento muito famoso ao redor de todo o mundo, desde a Ásia até a América do Sul principalmente por conta de todos os seus nutrientes e alguns componentes considerados essenciais dos quais o peixe é uma das fontes, como por exemplo o ômega 3.

Porém, qual seria o peixe mais saudável de todo o mundo para se comer? Qual peixe você deveria comprar caso queira algumas das melhores opções disponíveis para sua saúde?

É exatamente sobre isso que falaremos no artigo! Assim, continue lendo para descobrir tudo isso e muitas outras informações interessantes.

Qual o Peixe Mais Saudável do Mundo?

Antes de mais nada, é claro que os peixes não são todos iguais e, justamente por esse motivo, podemos dizer que um peixe ser considerado saudável faz com que ele tenha uma média boa em todos os componentes, mas ainda assim podem existir peixes com um nível maior de determinado nutriente, por exemplo, mas com um nível muito menor em outros.

Podemos dizer que nos dias de hoje um dos peixes considerados como mais saudáveis do mundo é o arenque, também conhecido por seu nome cientifico Clupea harengus encontrado no Oceano Atlântico Norte. no Oceano Pacífico Norte e também no Mar Báltico.

Clupea Harengus
Clupea Harengus

Esse peixe possui imigração sazonal e por esse motivo podem por vezes ser encontrados na Europa durante as épocas de frio tentando ir para outros locais e retornando para a Europa apenas na primavera, justamente como uma forma de se proteger do frio.

Dessa forma, agora você já sabe algumas informações sobre o arenque e também entende que ele é um dos peixes mais saudáveis do mundo, mas mesmo assim devemos aprender mais sobre as características dele até mesmo para que seja possível reconhecê-lo.

Características do Arenque

Muitas vezes é essencial aprender mais sobre as características de um determinado ser vivo justamente para que seja possível reconhecê-lo na natureza e até mesmo para que fique mais simples reconhecer a espécie na natureza, já que em alguns momentos essa pode ser uma tarefa complicada.

Assim, você já sabe que o arenque é um dos peixes mais saudáveis para se comer, mas vamos ver algumas informações sobre ele que você muito provavelmente ainda não sabe.

Em primeiro lugar, essa espécie é conhecida por ter uma grande quantidade de gordura corporal, o que é considerado algo extremamente bom pelas pessoas que gostam da gordura do peixe, mas é importante lembrar que mesmo essa gordura sendo rica em nutrientes, ainda é essencial comer o peixe de maneira equilibrada, já que tudo em excesso faz mal.

Características do Arenque
Características do Arenque

Em segundo lugar, esse peixe possui uma coloração prateada muito difícil de ser confundida; uma outra característica interessante que faz com que esse animal seja único é o fato de que ele possui barbatanas macias, diferentemente de outras espécies de peixes que possuem barbatanas com ossos ou espinhos.

Por fim, podemos também dizer que muitas vezes ele é um substituto da sardinha em lata. Isso acontece principalmente por conta da alta quantidade de gordura que possui e também porque em alguns locais essa espécie é bem fácil de ser capturada, o que reduz os custos de produção da “sardinha”.

Outras Opções de Peixes Saudáveis

Já te dissemos que o arenque é o peixe mais saudável presente atualmente no mercado, mas a verdade é que muitas vezes você pode não encontrá-lo para consumo, e nesses casos é essencial que você saiba outras opções para fazer uma substituição, já que temos muitos outros peixes no mercado que também são excelentes para a saúde.

Alguns peixes com os quais você pode fazer substituições são:

Peixe Linguado
Peixe Linguado
  • Linguado, pois é rico em ácidos graxos e também possui altos níveis de ômega 3;
Peixe Bacalhau
Peixe Bacalhau
  • Bacalhau, deve ser o bacalhau verdadeiro para que você consiga obter todos os benefícios que esse peixe pode oferecer;
Peixe Sardinha
Peixe Sardinha
  • Sardinha, em óleo é melhor pois o óleo tende a retirar mais o mercúrio do peixe do que a água;
Peixe Salmão
Peixe Salmão
  • Salmão, sempre consumido nas quantidades corretas pois também possui altos níveis de gordura.

Logo, essas são algumas opções de peixes saudáveis que você pode inserir na sua alimentação sem medo, mas sempre lembrando que peixes possuem mercúrio e por isso é importante dosar a quantidade que você consome no seu dia a dia para que o corpo não acabe absorvendo uma quantidade muito grande de metais pesados.

Benefícios do Ômega 3

Por fim, ao longo de todo o texto estamos citando o ômega 3 porque quando as pessoas falam sobre benefícios do peixe na grade maioria das vezes elas estão pensando justamente na quantidade de ômega 3 que uma espécie possui; mas afinal, quais são os benefícios que o ômega 3 tem a oferecer para nossa saúde?

  • O ômega 3 fortalece o sistema imunológico ao lutar contra os radicais livres, o que consequentemente faz com que ele previna muitas doenças no corpo;
  • Previne doenças no coração pois controla os níveis de LDL no corpo e estimula a produção de HDL;
  • Para quem é atleta, o ômega 3 é excelente na hora de promover a recuperação das fibras musculares;
  • Ajuda a controlar os hormônios do corpo fazendo com que o humor fique mais estável;
  • É uma excelente fonte de energia para o nosso corpo.

Logo, esses são apenas alguns dos benefícios que o ômega 3 pode trazer para o corpo, e é por isso que você deve escolher alguns dos peixes que indicamos e começar a consumir para ter acesso a todos esses benefícios!

Gostou do artigo e quer ler ainda mais informações sobre Ecologia? Confira: Como Cuidar da Flor Hortênsia, Fazer Mudas e Podar?

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *