Home / Animais / Basset Hound Preço, Valor para Comprar e Fotos

Basset Hound Preço, Valor para Comprar e Fotos

O basset hound é uma raça canina bastante popular e chamativa. Suas longas orelhas, que muitas vezes arrastam pelo chão, são a sua marca registrada.

A raça é originária da França e teria sido desenvolvida por monges durante a Idade Média, com a finalidade de realizar caça a pé.

Atualmente, é muito querido como animal de estimação e, de acordo com os alguns traços de sua personalidade, pode ser descrito como um cão dócil, fiel, corajoso, gentil, dedicado e carinhoso. Possui uma expectativa de vida compreendida entre 10 a 12 anos.

Uma curiosidade a respeito da raça é que o nome “basset” deriva da palavra francesa “bas”, cujo significado é “baixo” ou “anão”.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre este querido cão, e, caso você esteja pensando em adotar algum, por aqui também será apresentada uma estimativa de preço.

Então venha conosco e boa leitura.

Basset Hound Características Físicas

Estes cães possuem uma altura compreendida entre 33 a 38 centímetros Em relação ao peso, a media geralmente abrange os valores de 30 a 45 quilos (no entanto, também é consideravelmente influenciada por fatores como genética e porte).

O comprimento deste cão é muito superior à sua altura, uma vez que possui o corpo bem esticado.

As tradicionais orelhas grandes (típicas da raça) são, na verdade, uma adaptação à necessidade de trazer odores do chão (considerando que foram originalmente criados para serem cães de caça).

Estas grandes orelhas são particularmente adoráveis em filhotes correndo.

A cabeça destes cães é grande, mas ligeiramente afilada. No focinho, os lábios superiores caem sobre os inferiores, escondendo-os.

O pelo é liso e curto. As cores consideradas como padrão são o combo tricolor (no caso, preto, marrom e branco); ou o combo bicolor (composto pelos tons marrom e branco OU preto e branco).

Assim como as grandes orelhas, o excesso de pele sobre os olhos também visa otimizar o olfato. Quando estes cães se abaixam para farejar a pele acima dos olhos obstrui temporariamente a visão, possibilitando que haja maior concentração e direcionamento para o olfato.

Da mesma forma que há excesso de pele sobre eles, e até mesmo abaixo deles (formando ‘bolsas’), alguns indivíduos da raça apresentam rugas na testa, na região próxima aos olhos; assim como papadas na porção inferior do pescoço. Tais rugas e papadas contribuem para que estes cães possuam um ar tristonho e até mesmo comovente.

A cauda é longa e curvilínea para cima. A ponta desta cauda é mais fina e conta com uma coloração branca. Curiosamente, quando o basset hound caminha, sua cauda aponta para cima- desta forma, é possível avistar a ponta branca no meio da vegetação

Basset Hound Curiosidades

O olfato de cães desta raça é extremamente apurado. No seu nariz, estão presentes uma grande quantidade de receptores sensoriais (no caso, 20 milhões), concentração que é considerada menor apenas do que o quantitativo de cães da raça bloodhound.

Ocasionalmente, é difícil encontrar um basset caminhando com a cabeça levantada, uma vez que ele está quase sempre com o nariz colado ao chão, investigando todos os aromas.

O olfato apurado torna a raça excelente para a caça (atividade para a qual foram criados) e até mesmo para a detecção de narcóticos.

Alguns indivíduos possuem a tendência de fugir dos seus lares e, por essa razão, a raça detém a fama de ser teimosa e desobediente. Todavia, este comportamento pode ser aliviado com adestramento. Ansiedade, tédio e estresse também podem desencadear comportamento mais revoltados, neste caso, levar o cão para se exercitar (gerando estímulos físicos e mentais) pode contribuir também.

Estes cães surgiram na França, aproximadamente no século XVI. No entanto, há uma teoria que afirma que teriam sido extintos do país durante a Revolução Francesa. Desta forma, a continuidade da raça teria sido garantida pelos exemplares presentes na Inglaterra.

Basset Hound Preço, Valor para Comprar e Fotos

Este cão é adquirido normalmente filhote. O preço de um filhote da raça está compreendido na média entre R$ 1.500 a R$ 4.000. Alguns fatores que influenciam neste valor são a linhagem do cão, o sexo e também o seu canil de origem.

Filhotes de Basset Hound
Filhotes de Basset Hound

No caso da linhagem, caso o cão seja herdeiro de cães premiados em competições, seu valor será consideravelmente maior.

Há certa variação no preço de um canil para o outro, todavia, é importante que o cão seja adquirido em um local de confiança, que seja igualmente registrado e que obedece às normas de higiene e segurança.

Basset Hound Cuidados Básicos

Após adquirir um cão basset, é importante estar atento aos cuidados básicos necessários para com ele. Por exemplo, os passeios diários não devem ser negligenciados.

Em termos de higiene, recomenda-se de 1 a 2 escovações semanais, de modo a remover as impurezas e os fios mortos. A frequência ideal de banhos é de 1 banho por mês, ou 1 banho a cada 6 semanas. Banhos com maior periodicidade não são indicados, uma vez que acabam eliminando parte da oleosidade natural- a qual atua como proteção.

Ainda dentro da higiene, deve-se ter atenção especial com as orelhas, uma vez que estas estruturas tendem a acumular muita umidade, poeira e outras impurezas. A higiene deficiente nas orelhas poderá causar otite canina.

Cuidados Básicos com o Basset Hound
Cuidados Básicos com o Basset Hound

Outras áreas que merecem atenção adequada com a higiene são os cantos dos olhos e os dentes (os quais devem ser escovados em uma frequência de 3 vezes por semana).

A raça basset hound também possui uma série de doenças às quais possui maior propensão Estas doenças são a hérnia de disco, displasia de cotovelo, displasia de quadril, conjuntivites, glaucoma, obesidade e torção gástrica. Dessa forma, consultas frequentes ao veterinário são imprescindíveis. A frequência ideal para estas consultas é a cada 6 meses.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o basset hound, que tal continuar por aqui para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Adoro Pets. Tudo sobre os cachorros da raça Basset Hound. Disponível em: <https://www.adoropets.com.br/basset-hound/>;

Petz. Guia de raças Basset Hound. Disponível em: <https://www.petz.com.br/cachorro/racas/basset-hound/>;

Wikipédia. Basset Hound. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Basset_Hound>;

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *