Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Basset Hound: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Basset Hound: Características e Fotos

Os cachorros estão amplamente presentes na vida das pessoas, o que torna esses animais muito populares em todos os países do mundo. Logo, se no passado os cães eram usados com o intuito de ajudar em tarefas de caça, atualmente um dos grandes objetivos de quem compra ou adota um cachorrinho é tê-lo como companhia. Nesse sentido, poucas raças são tão boas quanto o basset hound, uma mistura de muitas outras raças e que serve muito bem para estar perto de famílias no dia a dia.

O animal até chegou a ser produzido com o objetivo de servir como cão de caça, pois alguns monges franceses da Idade Média precisavam de ajuda para acessar buracos pequenos e espaços minúsculos. Nesse sentido, o basset hound servia muito bem para o intuito, pois o animal era realmente baixinho, embora fosse também muito comprido.

De qualquer forma, com o avanço do tempo, o basset rapidamente se tornou um cachorro ligado à companhia, se afastando cada vez mais das suas responsabilidades de caça. A raça ainda guarda alguns dos reflexos de caça do passado, mas grande parte deles já foi perdida, fazendo com que o animal se tornasse menos agressivo em relação a outros animais e também no trato com as pessoas.

Características do Basset Hound

O basset é um cão de companhia muito comum em grande parte do mundo, embora o animal tenha origem na França. Acontece que, quando as pessoas viram o quanto o basset poderia ser bonito e dócil no dia a dia, a raça logo se espalhou para muitos outros países e assumiu o posto de um dos cães mais populares de todo o planeta. Assim, o basset hound possui cerca de 35 centímetros de altura, com 30 a 45 quilos de peso.

Características do Basset Hound
Características do Basset Hound

Porém, tudo isso depende de cada animal e de como se dá a sua alimentação, seja pelos intervalos em que o cachorro se alimenta ou pela composição dessa alimentação. De qualquer forma, o basset hound costuma ser considerado um cão dócil, de médio porte e que aceita muito bem o contato com novas pessoas.

O animal ainda consegue se adaptar relativamente bem a espaços pequenos, por mais que prefira ter espaço para correr e brincar, já que muitas vezes o basset hound acumula muita energia quando se vê preso. O filhote dessa raça, sobretudo, pode ser muito agitado e precisa gastar a energia que acumula ao longo do dia.

Temperamento do Basset Hound

O temperamento do basset hound é um ponto bastante positivo do animal, que costuma ser simpático a pessoas desconhecidas, além de muito dócil com aquelas que já conhece. Dessa maneira, o cão em questão serve muito bem para o contato com novas pessoas e também com novos animais, já que isso está longe de ser um problema.

O basset hound, ademais, é uma raça que vai se tornando mais calma e tranquila conforme o tempo passa. Quando jovem, o basset costuma ser agitado e muito elétrico, embora a raça se torne muito mais calma a partir dos 5 ou 6 anos. Vale lembrar que o tempo médio de vida de um exemplar de basset hound varia entre os 11 e os 13 anos. O basset ainda costuma ser muito leal ao seu dono, entendendo que o dono realmente é um amigo e que ele precisa, também, ser um grande amigo.

O basset hound pode criar problemas quando se vê sozinho e um quarto ou qualquer outro ambiente, pois o animal gosta de estar perto do contato e do calor humano, duas das coisas essenciais para o modo de vida do basset. Dessa forma, caso você deseje manter o basset hound isolado, saiba que as chances de o animal uivar e latir são muito consideráveis.

Mais Informações Sobre o Basset Hound

O basset hound está entre os animais mais bricalhões do mundo quando jovem, já que nessa idade o animal simplesmente adora correr e brincar com o dono.

Caso o ímpeto do cachorro diminua um pouco com o tempo, saiba que o problema não é com você, já que o cão costuma se tornar menos agitado conforme vai envelhecendo. O basset hound, além disso, é um cão que se dá muito bem com outros animais. Portanto, se você pensa em ter um gato ou até mesmo outro cão em sua casa, saiba que o basset costuma aceitar bem a ideia de ter companhia.

Outro fator interessante é que o basset hound se mostra um péssimo cão de guarda, já que o animal adora a presença de pessoas novas no ambiente e, assim, não sabe lidar de forma agressiva com os visitantes. Cortar o pelo do animal também costuma ser uma tarefa simples, sendo que muitas vezes o dono pode fazer essa função, não precisando pagar pelos serviços de um profissional da área. Em outras raças, para se ter uma ideia, essa possibilidade não existe.

Saúde do Basset Hound

O basset hound é um animal de saúde relativamente forte, sobretudo quando comparado a outros animais semelhantes. Dessa forma, os principais problemas do cão costumam estar relacionados à sua capacidade de visão. É muito possível que um exemplar de basset hound desenvolva glaucoma ou conjuntivite, por exemplo, o que torna essa raça propícia a ter problemas nos olhos.

Saúde do Basset Hound
Saúde do Basset Hound

Porém, o simples fato de o cachorro ser cuidado da forma correta, com alimentação de qualidade, visitas frequentes ao veterinário e cuidados de higienização já é o bastante para que essa raça tenha menos chances de desenvolver tais problemas. Além disso, o basset hound ainda pode ter problemas de coluna, o que é mais ou menos comum no universo dos cachorros, sobretudo daqueles maiores.

Em todo caso, para evitar tais problemas, uma grande dica é caminhar com o seu animal desde a infância, para que o cachorro aprenda a praticar atividades físicas e, assim, chegue ao fim da vida com o seu sistema muscular mas fortalecido. Ademais, rações ricas em nutrientes de qualidade também podem ajudar o seu exemplar de basset hound a ter uma vida muito melhor, com menos chances de desenvolver problemas dessa natureza.

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *