Home / Animais / Tudo Sobre o Canário: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Canário: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais a respeito desses pássaros encantadores, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Canário

Nome Científico

Conhecido cientificamente como Serinus canaria.

Popularmente chamado simplesmente de Canário, faz parte do grupo de pássaros de canto harmonioso, dentro do mesmo grupo também estão o papa capim, o trinca ferro, o bicudo e o curió.

O canário faz parte da família Fringillidae, e é nativo dos Açores em Portugal, também da ilha da Madeira e ilhas Canárias. Saiba que seu nome veio justamente de um de seus habitat, Ilhas Canárias, e o nome da ilha veio de uma palavra em latim que tem como significado “dos cães”, isso aconteceu pois foram encontrados muitos cachorros selvagens pelos romanos naquela região.

Nomes Populares

Na maior parte dos países que falam o português, esse pássaro é conhecido como canário da terra.

Em nosso país pode ser chamado de canário do reino e ainda canário belga. Inclusive no Brasil é que nasceu o nome canário do reino, para diferenciá-lo do canário da terra brasileiro de nome científico Sicalis flaveola brasiliensis, que é um pássaro nativo do Brasil. 

História do Canário

Canário
Canário

Foi no ano de 1042 que foram descobertas as primeiras espécies de canários, isso aconteceu justamente nas Ilhas Canárias. Nessa época os espanhóis ocuparam essa região, somente no ano de 1478 é que descobriram que era uma espécie dócil e por esse motivo poderiam ser criados como animais de estimação. Quem conseguiu sucesso na criação dessa ave em cativeiro foram os monges. Na época somente os espanhóis poderiam vender esses pássaros, a fim de limitar a reprodução destes somente a eles, nesse período somente os canários machos eram comercializados. No ano de 1662 um acidente mudou toda história, nesse mesmo ano um navio cheio desses pássaros naufragou, neste momento as pessoas que estavam ali soltaram os canários e eles acabaram se espalhando por toda Europa, a partir desse momento não eram mais só os espanhóis que detinham a espécie, assim variações começaram a surgir como o canário canela e o Harzer Roller.

Características do Canário

O canário uma uma espécie pequena, mede de comprimento total cerca de 12,5 cm e possui 71 mm de comprimento de asa. A plumagem desse animal é de coloração amarela, a parte de baixo de sua barriga é mais clara que o restante.

As fêmeas dessa espécie tem uma coloração similar, mas são menos brilhantes e mais acinzentado.

O período de acasalamento desses pássaros ocorre entre os meses de março e junho, dependendo do tempo a fêmea pode colocar de 4 a 5 ovos, o período de incubação desses é de 15 dias. Essas aves formam seus ninhos em locais altos, acima de 4 a 6 m do chão, utilizam ramos de louro, pinheiros, grandes matos de árvores, utilizam também algumas fibras de compostos vegetais, ervas e  folhas de roselha. O canário macho não colabora na confecção do ninho, mas quando os filhotes vêm ao mundo eles são responsáveis por buscar comida. Esses filhotes depois de 3 semanas já estão aptos a voar, mas mesmo assim ainda passam um tempo aos cuidados da mãe.

Grupos de Canários

Canário na Natureza
Canário na Natureza

Quem cria esses pássaros os separamos em 3 grupos:

  • Canários coloridos( São Conhecidas 450 cores); 
  • Canários de porte ( São 5 grupos de porte, no total 43 raças);
  • Canários de canto.

Criação de Canários em Cativeiro

No começo da criação desses pássaros o ideal é que o responsável crie somente uma linha de cor. É necessário também se associar a um clube ornitológico, dessa forma você consegue interagir com outros criadores, assim adquire novas experiências e ganha diversas orientações. Quando for escolher o seu canário, opte por canários jovens e saudáveis.

Observe com cuidado as pernas do canário, os seus pés, preste atenção em volta do bico e das narinas, devem estar totalmente lisas e limpas, sem nenhuma infestação. Escolha aves que possuem anilhas. Essa é uma forma de registro do canário, como se fosse uma certidão de nascimento. Nada mais é que um anel de plástico ou metal que contém todas as informações da ave, como por exemplo o ano que nasceu. Procure sobre essas informações e escolha canários que nasceram naquele ano, ou em último caso do ano que passou.  Se não tiver jeito e tiver que escolher um adulto, opte pelo canário que tenha passado por no máximo 2 chocas.

O melhor período para realizar a compra dessas aves é entre os meses de março e abril, nesse período você vai ter uma variedade maior para escolher. Nesse mesmo período procure não deixar a compra para última hora. Quando começar a sua criação, compre no máximo 5 casais.

Alimentação dos Canários

Canário da Gaiola
Canário da Gaiola

Essa ave possui uma alimentação do tipo granívora, onde consomem sementes de plantas ou grãos disponíveis onde vivem. Na sua criação você pode procurar lojas especializadas onde vai poder comprar misturas próprias, mas saiba que também é possível preparar em casa misturando sementes de qualidade como negrillo, a semente de cânhamo, a aveia, semente de chicória, semente de alface, semente de rabanete, linhaça e alpiste.

Outras opções de alimento para eles são frutas secas e vegetais, é muito importante incluir isso na alimentação deles pois são ricas em vitaminas. No período de reprodução dessas aves é preciso acrescentar nos alimentos cálcio, misture um pouco de osso de siba que é uma molusco rico em cálcio e também ostra moída.

Cores de Canários Criadas por Cruzamentos

Canário Vermelho

Essa nova cor foi alcançada através do cruzamento com um pássaro popularmente conhecido como Tarim ou até mesmo Pintassilgo-vermelho-da-América-do-Sul. Chamado também de Pintassilgo-da-venezuela, nome científico Spinus cucullata.

Canário Negro

Na real essa espécie ainda não existe, mas está sendo estudada através do cruzamento com o canário pintassilgo negro.

Canário da Terra

Na América do Sul existe o canário que se originou aqui, o canário da terra, ou canário da terra brasileiro, apesar de não ser da mesma espécie levou esse nome para se contrapor ao canário estrangeiro. Por isso temos o canário da terra e o canário do reino. Saiba que o canário da terra, que é uma espécie originária daqui, para ser criado em cativeiro depende de autorização do IBAMA.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *