Home / Animais / História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um post para entender as suas características e tudo mais. Agora podemos falar um pouco mais do lado histórico e também de onde surgiu essa raça. Então se você tem interesse nesse tipo de assunto, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

História e Origem da Raça Affenpinscher

Este cão é originário da Alemanha, seus ancestrais são bem famosos há muito tempo já, desde o século 17 que já se ouvem falar deles. Mas foi somente no século 19 que existem registros seguros dessa existência.

Viraram modelos de artistas renomados da época, sendo desenhados e esculpidos em diversas obras daquela época, isso atraiu ainda mais olhares para o Affenpinscher.

Como uma raça alemã, eles foram planejados inicialmente com a intenção de caçar ratos, mas depois algumas misturas passaram a ser feitas, como cruzar este cão com outros como Pugs e Pinchers daquela região, o resultado foi da raça que conhecemos hoje, ele se tornou um cão de companhia de pequeno porte e ótimo para acompanhar famílias que amam cães. Saiba que essa mistura também ajudou a criar outras raças de cães bem conhecidas como o Schnauzer e o Griffon de Bruxelas.

Affenpinscher
Affenpinscher

Muitas pessoas quando viam esse cão pela primeira vez logo comentavam sobre sua aparência que lembrava o rosto de um macaco, por isso o significado do seu nome alemão traduzido seria algo parecido com cara de macaco.

Logo no início a cidade de Munique foi eleita o centro de criação dessa raça, mas isso não impediu que ele ganhasse popularidade em outras cidades do país. Um clube de cães da capital Berlim iniciou a descrição de padrão desse cão no ano de 1902, mas o padrão só conseguiu ser finalizado depois de 1913, ou seja muito tempo depois.

Somente em 1936 o padrão dessa raça foi traduzido para a língua inglesa, nesse mesmo ano foi abraçado pelo AKC e pode aparecer no livro de estudos do clube. 

O período de 1939 a 1945 durante o terrível conflito militar global acabou atrapalhando a reprodução dessa raça nos EUA. Ele só voltou a ser criado e cuidado no ano de 1950 por criadores fãs da raça. Nos dias de hoje ainda é bem difícil encontrar essa raça por aí, pouco se houve falar. No ano de 2002 o mundo ouviu falar dele depois que um cão dessa raça foi vencedor de uma competição de raças pequenas em um show de conformação de raças que acontece em Nova York.

Curiosidades Sobre a Raça Affenpinscher

  • Foi um pequeno cão dessa raça de cor preta que ficou super popular depois de vencer o primeiro lugar de uma famosa competição de raças pequenas do planeta, é um show de conformação de raças que acontece no Madison Square Garden.
  • Este cão é muito parecido com diversos outros cachorros do tipo Terrier, devido a sua aparência, especificamente as orelhas, o formato dos seus olhos e o rabo.
  • Ele tem características inconfundíveis como a sua barba e o seu bigode que se formam pelo grande quantidade de pelagem na sua cabeça, tem pelos ásperos, orelhas aprumadas e um rabo único.
  • A raça desse cão era tão popular que foi escolhida por alguns artistas para serem modelos, eles foram retratados em xilogravuras que era um técnica de impressão da época que utilizava madeiras e depois podiam ser passadas para outros papéis. Além disso também apareceu em muitos outros quadros que foram pintados por artistas renomados da época.
  • No começo do século 19, criadores e fãs da raça conseguiram desenvolver um cão dessa raça ainda menor que o padrão, com a intenção de ser pet de senhoras mais velhas.

Personalidade da  Raça Affenpinscher

https://www.youtube.com/watch?v=Rv-GuA4b2N0
Affenpinscher

Essa raça tem cães muito ativos, cheios de energia e que não se cansam de nenhuma atividade, por esse motivo eles exigem que o dono os  leve para se exercitar diariamente, em passeios longos, em brincadeiras e outras atividades. 

Apesar de ser pequeno, é um cão muito corajoso e que não tem muita noção de perigo, então pode ser que ele queira arranjar encrenca inclusive com cachorros bem maiores do que eles, então quando sair de casa nunca se esqueça de usar guia. Para sua personalidade indicamos adestramento desde muito cedo, eles são bem inteligentes e não dão trabalho em treinamentos, desde que sejam muito divertidos para eles.

Dicas de Cuidados com a Raça Affenpinscher

  • Apesar da sua aparência de pelos sempre bagunçados, ele não acabou de acordar e sim é característica da sua raça. Para controlar essa característica invista em escovar o animal sempre que necessário, utilize também pentes próprios. Utilizando seus dedos vá acariciando e sentindo se existem nós, vá desfazendo com cuidado e carinho, para ajudar você pode utilizar alguns produtos indicados por profissional para auxiliar a soltar os emaranhados. Tenha muita paciência.
  • Escovar os dentes vale para qualquer raça, procure fazer isso pelo menos 1x na semana para evitar doenças bucais. Quando ele se acostuma desde filhote é possível fazer isso inclusive todos os dias.
  • Cortar as unhas dele também é muito importante, pelo menos 1x no mês. O ideal é que essa tarefa seja realizada por um profissional.
  • Examine constantemente o animal atrás de qualquer sinal de machucados, problemas no ouvido e em outras partes do corpo. Leve ele sempre ao veterinário para constatar problemas iniciais.
  • Cuide da dieta do seu cão, tenha horários definidos para alimentá-lo de acordo com a idade, tamanho e peso. Nunca coloque comida em excesso, pois ele pode ter problemas como obesidade por comer mais do que precisa. O recomendado geralmente é de 1/a a ½ de xícara de ração dividido em 2 refeições no dia.

Veja também

O Que São os Animais Selvagens?

Hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante, um pouco mais sobre os animais, muitas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.