Home / Animais / Sagui-Branco: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Sagui-Branco: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

O sagui-branco é um tipo de animal bastante raro de se ver no Brasil, embora a espécie exista em larga escala no país em comparação a outras nações da América do Sul. Assim, sua coloração é toda branca e, em alguns locais, o sagui-branco é até mesmo chamado de sagui-prateado.

O fato se deve à uma mutação genética que ocorreu com esse tipo de sagui, que, com o tempo, foi se transformando em uma espécie única e diferenciada em relação a outros animais.

De qualquer forma, o certo é que a aparência albina do sagui-branco chama muito a atenção e, por vezes, traficantes fazem expedições apenas para buscar esse animal na floresta. Esse fator, com o tempo, foi diminuindo cada vez mais a presença do sagui-branco na Floresta Amazônica, que é onde o primata vive.

Conheça o Sagui-Branco

Assim, atualmente o sagui-branco se encontra em péssimo estado de conservação, havendo até mesmo o boato de que essa espécie de sagui já foi extinta, o que ainda não é totalmente verdade.

Já quanto à reprodução, o sagui atinge a maturidade sexual entre 19 e 24 meses, com um período de gestação para as fêmeas que varia entre 150 e 160 dias. Após a gestação, o mais normal é que nasçam dois filhotes por vez, com tamanhos bastante reduzidos.

A alimentação do sagui, em geral, não é muito diferente da alimentação básica dos outros primatas, mas o grande diferencial é que o sagui, por ser um animal de pequeno porte, consome uma quantidade menor de alimentos que os outros.

Assim, frutas, flores, folhas, pequenos insetos e pequenos pássaros podem ser comidos pelo sagui, que se adapta bem a distintas dietas e podem sobreviver sem precisar de um item específico para compor a sua alimentação. Não é diferente com o sagui-branco, que consome alimentos variados e, assim, se torna apto a viver em qualquer local.

Ademais, o sagui é conhecido por ter hábito diurno, algo que impede também que esses animais sejam presas fáceis para predadores maiores, já que a grande maioria dos possíveis predadores do sagui possui hábitos noturnos.

No contato com as pessoas, o sagui é bastante receptivo e costuma aceitar bem a proximidade com o ser-humano, algo que outros primatas nem sempre são capazes de fazer.

O sagui é um animal tido como muito inteligente e ágil, que consegue se movimentar de forma rápida nas florestas. Isso se deve, também, à baixa estatura e ao fato de o sagui ser bastante leve, já que esses animais pesam cerca de 400 gramas em média e não passam dos 20 centímetros de altura.

Assim, a cauda do sagui também um fator fundamental para a sua locomoção, já que é a partir da cauda que o sagui consegue estabilidade para realizar a sua movimentação.

Características e Nome Científico do Sagui-Branco

Sagui-Branco Em Cima da Árvore
Sagui-Branco Em Cima da Árvore

O nome científico do sagui-branco é Mico argentatus.

Os saguis em geral são animais pequenos, leves e muito ágeis. Não é diferente com o sagui-branco, que pesa entre 230 e 450 gramas quando em fase adulta. Antes de atingir a maturidade sexual, porém, o mais comum é que o sagui-branco pese cerca de 30 gramas.

Na natureza, sua alimentação envolve ovos, insetos, frutas, pequenos animais e flores. Já quando em cativeiro, a alimentação do sagui-branco costuma ser um pouco menos complexa, sendo que o animal consome mais frutas nesse período.

O sagui-branco é considerado monogâmico, passando o dia à procura de alimentos para a sua satisfação, algo não muito comum no mundo dos primatas. Isso porque, em geral, os primatas costumam dormir ao longo do dia, buscando alimentos apenas nos momentos em que mais necessitam.

Um fato muito interessante sobre o sagui-branco é que, quando ameaçado, o animal emite sons agudos muito fortes que buscam atrair outros saguis do tipo. Assim, ainda que aquele sagui-branco seja morto pelo predador, o restante do grupo será alertado de que há problemas ali e, dessa forma, terá como se defender de forma devida.

Por fim, o sagui-branco costuma viver por 12 ou 16 anos quando em situação favorável e reproduz ao longo de todo o ano. Ademais, o sagui-branco convive em grupos de até 15 indivíduos, sempre buscando viver em sociedade para aumentar a expectativa de vida de todos.

Agressões ao Sagui-Branco

Sagui-Branco Dentro do Cativeiro
Sagui-Branco Dentro do Cativeiro

Os saguis ou macacos atraem muita atenção por parte dos seres humanos, já que possuem aspectos físicos muito semelhantes aos das pessoas e ainda têm traços de personalidade extremamente fortes e destacáveis no mundo animal.

Logo, os saguis fazem parte da fauna brasileira de forma muito presente, sendo essenciais para a vida em diversos locais e, assim estabelecendo cada vez mais uma relação de admiração e respeito com os seres-humanos.

Variados detalhes a respeito desses animais, inclusive, continuam sendo pesquisados e difundidos entre a sociedade até os dias atuais, mesmo que já se conheça muito sobre os saguis. Logo, não é tarefa tão complicada responder algumas dúvidas sobre eles.

O grande problema em relação a isso é que, por vezes, essa atenção é negativa para os saguis e, para o sagui-branco, isso custou caro demais. Isso porque, pelo alto interesse das pessoas no animal, sua comercialização ilegal se tornou cada vez mais comum, até chegar ao ponto em que o sagui-branco praticamente desapareceu da Floresta Amazônica.

A busca pelo sagui-branco se devia, também, ao fato de que esse animal possui uma pelagem toda especial.

Sagui-Branco Escalando Árvore
Sagui-Branco Escalando Árvore

Dessa forma, o interesse se tornava ainda maior que o normal, sendo que todos os saguis são muito buscados para esse tipo de atividade ilegal e quase todas as espécies de saguis se encontram em estado muito próximo à extinção total.

Gestação e Reprodução do Sagui-Branco

O sagui-branco costuma atingir a maturidade sexual com 9 meses, no caso dos machos, ou com 20 meses, no caso das fêmeas. Seu período reprodutivo dura o ano inteiro, sendo que não há período mais ou menos favorável para a reprodução.

A gestação costuma levar de 4 a 5 meses, nascendo de 1 a 4 filhotes por vez a cada parto de sagui-branco. Já os filhotes costumam deixar de mamar aos 2 meses de idade, quando já começam a adquirir independência e procurar alimentos por si só.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *