Home / Plantas / Pomar de Peras: Como Fazer Plantação de Pereiras e Fotos

Pomar de Peras: Como Fazer Plantação de Pereiras e Fotos

As peras são frutas consumidas por quase o mundo todo, apesar de ela vir de uma planta, a pereira, ideal para climas temperados. Se você tem interesse de plantar uma pera em casa, na fazenda ou semelhante, é um ótimo caminho. Isso porque são bem fáceis de plantar e cultivar. E é isso que iremos ensinar no post de hoje, como fazer plantação de pereiras e cuidados durante o cultivo. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre!

Pomar de Peras: Como Fazer Plantação de Pereiras

A primeira coisa para se plantar uma pereira, é ter certeza que o local é grande o suficiente para seu crescimento. Cada árvore vai precisar de um buraco com mais ou menos 63 centímetros de diâmetro, e de profundidade de também 63 centímetros. O espaçamento entre pereiras é de 6 a 7 metros para as pereiras de tamanho normal. Já as anãs, o espaçamento fica entre 3 e 4 metros de distância. É então o momento que se coloca as raízes dentro dos buracos, de forma muito cautelosa. Cobre-se o solo, tendo em mente que o enxerto está anexado a pelo menos 7 centímetros acima do chão. Nesse momento de plantio não é bom utilizar de fertilizantes, pois vai acabar machucando as raízes.

Depois do plantio já pode ser realizado as regas e também as podas, que nesse período são mais para dar forma a planta mesmo. Alguns agricultores costumam adicionar cobertura vegetal ao redor do tronco da pereira, para conseguir fazer com que o solo tenha capacidade maior de reter água e acabar com qualquer crescimento de ervas daninhas. Entretanto, isso pode ser prejudicial para a planta, então é bom evitar deixar que a cobertura vegetal entre em contato direto com o tronco da árvore. Ao lado dessa pereira, é necessário colocar uma estaca como suporte, pois qualquer vento ou semelhante pode acabar causando algum problema.

Uma dica preciosa e que muitos esquecem é que as pereiras em sua maioria não são auto-polinizadores, precisando então de dois cultivares para ter a polinização e frutificação com sucesso. Esses dois tipos de peras devem ser compatíveis entre si. Apesar disso, o cultivo de peras ainda é fácil, incluindo mais fácil que o cultivo de maçãs. Em especial pelo fato que são mais resistentes a pragas e doenças. O ideal é que a pereira seja plantada no final do inverno ou no início da primavera. Isso porque você vai precisar de sol e uma boa circulação de ar para que o solo fique melhor para a maduração da planta. Em caso de o local ser quente, é ideal ter um enxerto resistente ao calor.

Outra forma de plantar pera é em vasos. Para isso, é preciso remover a planta de onde ela está, e remover todas as raízes que estão em volta. Deixa-se somente a “bola de raiz” de lado e o resto se tira com cuidado com uma tesoura. No caso de árvores enxertadas, o interior da curve que o une o enxerto deve estar longe do sol durante o plantio. O buraco no solo deve ser alguns centímetros maior que a profundidade e largura das raízes. Afaste as raízes do tronco, mas sem dobrá-las muito. Regue bastante a árvore, em especial momentos de seca, para que as raízes se estabeleçam. Ainda existe a possibilidade de cultivas peras em recipientes diferentes e em épocas diferentes, mas nesse caso, é preciso comprar pereiras que são especialmente para cada recipiente.

O fertilizante, só deve ser aplicado tempos depois. Uma pequena quantidade no início de cada ano, junto com mais ou menos 56 gramas de nitrato de amônia em cada pereira, multiplicado pelo número de anos que a árvore foi colocada no solo fértil. Quanto mais fértil seja o solo, menos fertilizante deve ser utilizado. Uma dica é observar que se as folhas estiverem verde claras ou amareladas na época do verão, no ano seguinte você pode usar um pouco mais de fertilizante. Observe também o crescimento, se ela cresce mais de 30 centímetros por estação de ano, no próximo ano de fertilização, deve-se usar menos fertilizante. Vale lembrar que uma planta com muito nitrogênio acaba deixando-a mais suscetível ao fogo. Um cuidado é em relação a sua poda, que deve ser feita todo ano, mantendo assim a árvore saudável e limpa.

Plantação de Pereiras

Uma pereira pode demorar de 3 a 10 anos para começar a florescer e frutificar, então é preciso ter paciência. A colheita das peras só devem ocorrer quando elas já estiverem maduras, mas ainda duras. O amadurecimento dela deve ser feito através da temperatura ambiente, para que não haja mudanças em seus aspectos, mantendo uma boa qualidade na fruta. É preciso estar preparado para a colheita, pois há a produção de muitos frutos em um curto espaço de tempo. A armazenagem dessas peras após a colheita deve ser em local escuro e fresco, em uma temperatura de em torno 4 graus Celsius. Dessa forma ela pode ser conservada de 1 a 2 meses. Caso não seja o caso, pode ser guardada na geladeira, no qual elas conseguem durar 1 semana depois de já maduras.

Fotos de Pereiras

Agora que você sabe mais sobre a cultivação da pera, veja algumas fotos de pereiras pequenas e já completamente desenvolvidas e frutíferas.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender como fazer a plantação de pereiras, e cultiva-las até o final. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los. Você pode ler mais sobre peras, pereiras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *