Home / Plantas / Tonico de Alecrim com Cravo, Como Preparar e Fazer

Tonico de Alecrim com Cravo, Como Preparar e Fazer

É de conhecimento geral que todos os alimentos possuem mais função do que apenas realmente alimentar. Os alimentos estão na história do mundo mesmo antes dos humanos existirem, então sua história é absurdamente longa.

Desde sempre os alimentos são usados para as mais variadas funções, desde para auxiliar na conservação da pele, até misturas para auxiliar a dar brilho aos cabelos, ou ainda para diminuir o açúcar, colesterol e outros no nosso sangue.

Então, sabendo disso, não é de se estranhar que o alecrim também possua propriedades benéficas ao nosso corpo, pele e cabelo.

Apesar de ser um tempero usado para dar gosto aos mais variados alimentos, o alecrim, que é considerado uma especiaria, também é muito usado para trazer benefícios ao nosso cabelo.

Hoje, iremos aprender como fazer um tônico de alecrim com cravo, e você irá aprender também quais os benefícios dessa fórmula, e como ela auxilia na beleza dos cabelos.

O que é um Tônico

O nosso couro cabeludo e nossos cabelos são, assim como as outras partes do nosso corpo, compostos por nutrientes.

Por isso, muitas vezes são criados tônicos como uma forma de auxiliar na redução da queda de cabelo, no fortalecimento dos fios, estimular o crescimento, nutrir o couro cabeludo, entre outros.

Para falar um pouco mais a fundo sobre isso, o tônico estimula o bulbo, que no caso, seria a base da fibra capilar, e dessa forma, o tônico consegue estimular o bulbo a várias funções.

O que o tônico capilar irá fazer no bulbo capilar irá depender muito dos produtos usados na mistura e preparo.

Em resumo, um tônico funciona exatamente como um tratamento de forma externa que tem como objetivo usar menos componentes químicos e prejudiciais e que possuem menos intensidade do que alguns medicamentos orais, mas que também irá agir como um componente medicinal.

A sua forma de aplicação é muito simples e tranquila. Pode ser usado e aplicado durante o banho, ou depois dele, até duas vezes no dia, uma vez pela manhã e a outra pela noite.

Os tônicos são feitos para os mais variados problemas de couro cabeludo, e também para os mais variados tipos de cabelo.

Existe tônico capilar para cabelos louros, morenos, ruivos, e também para cabelos lisos, crespos, secos, sem brilho. A lista é enorme.

Hoje, iremos aprender especificamente sobre o tônico de alecrim com cravo e para que o mesmo serve e também como preparar.

Benefícios Gerais do Alecrim

Antes da gente começar a falar sobre o tônico em si, que tal entender um pouco mais sobre os benefícios do alecrim e do cravo?

Além de os dois serem ótimos temperos para as preparações culinárias, eles também possuem benefícios que servem tanto para o nosso cabelo, como também para outras partes da nossa saúde e bem-estar.

Os benefícios do alecrim são:

  • Auxilia na diminuição da tosse: alivia gripe e asma: com uma ótima ação expectorante, o alecrim é muito utilizado em casos de gripe e asma, eliminando assim as tosses e catarros indesejados.
  • Auxilia no controle da pressão arterial: com algumas propriedades que auxiliam na circulação do sangue, o alecrim também ótimo para o controle da pressão arterial.
  • Diminui dores reumáticas e de contusões: com compressas feitas de alecrim, é possível diminuir esses dois tipos de dores. Também pode ser utilizado de forma natural ou em óleos.

Além desses benefícios, ainda existem muitos outros, como: reduz os gases intestinais, auxilia na diminuição da menstruação, combate as formas de estresse, entre outros.

Benefícios Gerais do Cravo

Muito parecido nas suas propriedades com o alecrim, o cravo também é utilizado há milhares de anos para diversas funções.

Os benefícios do cravo são:

  • Acelera o nosso metabolismo: possui propriedades que aumentam a produção da saliva e dos líquidos da digestão, e também queima a gordura de forma mais rápida e eficiente.
  • Alivia cãibras: suas propriedades auxiliam na diminuição de espasmos musculares e também no alívio de cãibras.
  • Anti-inflamatório: está presente nas propriedades do cravo o eugenol, que é responsável por atuar no nosso corpo como um anti-inflamatório, e possui também flavonoides, outra substância que alivia os sintomas de possíveis inflamações.

Tônico de Alecrim com Cravo, Como Preparar e Fazer

Quando falamos de benefícios para os cabelos, o alecrim se destaca por possuir nutrientes que auxiliam no crescimento de cabelos fortes, mais saudáveis, e para quem possui cabelos grisalhos, mais escuros.

O alecrim ainda possui uma substância chamada ácido ursólico, que auxilia na circulação sanguínea do nosso couro cabeludo, e dessa forma, os nutrientes ficam mais distribuídos nos folículos pilosos.

Dessa forma, o alecrim é um ótimo pedido quando se trata de combater a queda de cabelos, e também para auxiliar a deixar os cabelos mais nutridos e hidratados.

Alecrim com Cravo

O cravo, como já citado, não difere muito do alecrim nos seus nutrientes e benefícios. Ele também é ótimo para auxiliar o crescimento do cabelo, combater a queda e dar mais brilho aos fios.

Para fazer o tônico de alecrim com cravo você vai precisar de: água, alecrim e cravo, é claro.

Primeiro, coloque 1 litro de água na panela até que ela ferva. Em seguida, pode-se colocar um pouco de alecrim e cerca de 10 cravinhos.

Um cuidado: o excesso de cravos pode deixar os cabelos secos, então é importante que o cravo não seja usado de forma exagerada.

Após misturar os dois ingredientes na água fervendo, pode-se deixar em fusão até o momento em que o tônico for ser utilizado.

Quando for usar, é indicado que seja aplicado após o condicionar e enxague. Aos poucos, o tônico pode ser aplicado através do couro cabeludo, com movimentos circulares e massageando para que o tônico consiga penetrar bem.

É ideal que seja usado todo o tônico, pois tratando-se de um produto natural, é perigoso que o mesmo estrague depois de um tempo. Então, outro cuidado: não faça mais do que o necessário para o seu cabelo, afim de que seja possível utilizar inteiro.

Em resumo, o tônico capilar de alecrim e cravo é muito simples e fácil de ser utilizado. E você, já usou esse tônico? Deixe nos comentários a sua experiência.

 

 

Veja também

Flor De Mel no Vaso Em Apartamento

Como Plantar Flor de Mel em Vaso e Cultivar em Apartamento

A flor de mel é uma planta anual, nativa da região do Mediterrâneo e da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *