Home / Plantas / Jasmim-Amarelo: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim-Amarelo: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Os tipos de jasmim em todo o mundo são bonitos, coloridos e costumam ser utilizados para a ornamentação de ambientes. Dessa maneira, em geral a jasmim costuma ser branca, com flores grandes e bonitas, servindo muito bem para o paisagismo. Além disso, as muitas versões de jasmim ainda possuem um detalhe importante em comum: podem ser usadas como cercas vivas.

Ou seja, em ouras palavras isso quer dizer que a jasmim funciona bem para compor muros, ornamentar divisórias e dar uma beleza diferente às cercas. Isso porque as versões diferentes de jasmim costumam ser trepadeiras, o que facilita bastante todo esse processo de utilizar a planta para a ornamentação desses espaços. Assim, não é diferente com a jasmim-amarelo, um tipo de jasmim típico da China e que encontra nesse país da Ásia o ambiente adequado para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, fora da China a planta apenas consegue se desenvolver quando em ambiente controlado pelo homem, já que deixa de encontrar a união de componentes naturais necessária ao seu desenvolvimento pleno e completo. Veja abaixo mais detalhes e informações sobre a jasmim-amarelo, sabendo mais sobre as características de uma das plantas mais populares da China.

Jasmim-Amarelo Flores
Jasmim-Amarelo Flores

Características da Jasmim-Amarelo

A jasmim-amarelo pode aparecer de inúmeras maneiras, mas, em linhas gerais, costuma adotar sempre características muito semelhantes em todas elas. Quanto à sua altura, a jasmim-amarelo costuma medir entre 0,9 metro e 3 metros, embora o mais comum seja ver a planta no meio-termo entre os extremos.

Trepadeira, embora mais vertical que os outros exemplares de jasmim, a jasmim-amarelo pode ser direcionada para o cultivo como cerca viva. Nesse caso, a planta ornamenta divisórias e faz com que o ambiente se torne mais bonito. Esse uso para a jasmim-amarelo costuma ser bastante comum em regiões residenciais, onde os muros de separação das casas costumam ter um algo a mais quanto à beleza. Ademais, a jasmim-amarelo é uma planta de característica perene, ou seja, que se mantém viva e bela ao longo de todo o ano.

De forma adicional, além de estar forte por todo o ano, a jasmim-amarelo ainda dá flores não apenas na primavera e em parte do verão, mas também ao longo de todos os outros meses do ano. A planta ainda pode gostar de sol direto ou de estar à meia sombra, sempre a depender da intensidade com a qual o sol incide sobre ela. Portanto, quando o sol estiver muito forte, é interessante manter a jasmim-amarelo protegida.

Cultivo da Jasmim-Amarelo

A jasmim-amarelo é um tipo de planta que sofre grande influência da sua forma de cultivo. Portanto, em outras palavras isso quer dizer que, se bem cuidada e cultivada da forma correta, o aroma e a beleza da planta podem atingir níveis excelentes. Contudo, quando cultivada da maneira incorreta, a jasmim-amarelo pode sofrer bastante com um aroma negativo e, além disso, pode se mostrar pouco atrativa.

Para ter o melhor da jasmim-amarelo, é muito importante que a rega seja de qualidade e frequente, que a terra tenha boa matéria orgânica e que a fertilização seja boa. Assim, com a união desses fatores, é possível fazer com que a jasmim-amarelo seja capaz de crescer rapidamente. Pelo fato de crescer rápido e de se adequar muito bem ao ambiente físico em que está inserida, a jasmim-amarelo é muito usada como cerca viva.

Todavia, se você pretende utilizar a jasmim-amarelo dessa maneira, saiba que a planta é sensível ao excesso de contato e, dessa forma, pode ser frágil em alguns aspectos. Uma dica importante é evitar o cultivo da flor em lugares onde há muitas geadas, já que a jasmim-amarelo não se adapta bem ao clima mais frio.

Mais Detalhes Sobre a Jasmim-Amarelo

A jasmim-amarelo até consegue se adaptar a outros climas diferentes daquele presente na China, mas o diferencial mesmo é o solo. Dessa maneira, a jasmim-amarelo pode estar presente em climas dos mais variados tipos, mas o solo deve ser controlado de maneira muito rígida para evitar a morte dessa planta.

No caso, o solo da jasmim-amarelo deve ser forte e rico em matéria orgânica, capaz de fornecer muitos nutrientes para a planta. Além disso, não exagere quanto ao uso de areia e pedras para a composição do solo, já que excessos na drenagem podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da planta. Com detalhes de arbusto, a jasmim-amarelo costuma ter um crescimento acelerado, dando a impressão de que a planta não parará mais de crescer.

Contudo, após os primeiros meses esse tipo de jasmim costuma ter uma queda muito significativa em suas taxas de crescimento. Uma forma de uso muito positiva para o jasmim-amarelo se dá no controle da erosão, já que essa planta se mostra capaz de se fixar muito bem ao solo e, assim, impedir os excessos da erosão. Outro ponto em que a jasmim-amarelo se mostra bastante útil é para a ornamentação de barrancos ou de aclives em geral.

Aves Atraídas Pela Jasmim-Amarelo e Melhor Época para a Planta

A jasmim-amarelo é muito bonita e, quando bem cuidada, pode ter um aroma bastante atrativo. Assim, todo esse cenário faz com que os animais se sintam muito atraídos por esse tipo de planta. Na maioria das vezes, a jasmim-amarelo costuma fazer com que beija-flores se sintam atraídos pela planta.

Portanto, se você planeja ter um jardim cheio de beija-flores, pode ser uma grande alternativa optar pela jasmim-amarelo. Quanto à época em que a jasmim-amarelo se desenvolve de forma mais fácil, é possível citar que esse tipo de planta gosta bastante do verão e da primavera para crescer. Logo, essas são as fases do ano em que a flor mais cresce e ganhar forma, gerando flores muito bonitas.

Porém, vale dizer que as flores da jasmim-amarelo aparacem ao longo de todo o ano, sendo esse tipo de planta uma espécie perene, ou seja, que permanece florida o ano inteiro. A espécie, além disso, se cuidada de maneira especial, pode ficar muto bonita até mesmo nos meses mais frios do invernos. Para tal, é preciso que o solo seja de muita qualidade e que a adubação esteja em dia.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *