Home / Natureza / Água de Arroz Para Orquídeas Como Fertilizante é Bom?

Água de Arroz Para Orquídeas Como Fertilizante é Bom?

Cada vez mais as pessoas estão preferindo ter plantações e jardins em suas próprias casas; seja por decoração, qualidade dos alimentos ou apenas por hobbie, cuidar de suas próprias plantas pode se tornar uma terapia no dia a dia e claro, ter as técnicas certas de cuidados fará toda a diferença na hora de ver o resultado final de todo o seu trabalho!

Por causa dessa demanda por plantações caseiras, novas técnicas aparecem praticamente diariamente para que você possa testar na sua plantação e aprovar (ou não). Um grande exemplo de técnica que está se tornando famosa atualmente é a água de arroz com função de fertilizante para orquídeas. A ideia pode parecer um pouco estranha à primeira vista, mas a verdade é que o arroz possui muitas propriedades que ajudam bastante no desenvolvimento da flor!

Portanto, neste artigo iremos te falar um pouco mais sobre como funciona a utilização da água de arroz como fertilizante para cuidar das suas orquídeas; se o seu objetivo é ter flores lindas na época de primavera e um crescimento acelerado e saudável, com certeza esse é o artigo certo para você!

A Orquídea

A orquídea é uma flor extremamente apreciada pelos brasileiros, ela é até mesmo muito utilizada em casamentos e em decorações mais requintadas. Essa flor se reproduz principalmente pela dispersão de sementes. Apesar de muito bela, a maioria das orquídeas que conhecemos são híbridas: os orquidicultores a misturam com outras espécies de flor, o que gera flores mais bonitas e caules mais saudáveis.

Agora que você já sabe algumas informações básicas sobre a orquídea com certeza ficará muito mais fácil cuidar dela. Isso porque você deve conhecer a sua planta para que seja mais fácil cuidar e deixá-la saudável!

As Propriedades do Arroz

Antes de mais nada, é importante que você saiba quais são as propriedades do grão mais consumido no Brasil. Todos sabemos que o arroz traz muitos benefícios para a saúde, desde a nossa pele até o cuidado com flores, ele é excelente e muito utilizado. Porém, você sabe o porquê disso? Se ainda não sabe, vamos ver agora algumas propriedades do arroz que o tornam tão benéfico!

  • Fonte de energia: como você provavelmente já sabe, os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo; quando as moléculas de açúcar se quebram, todo o seu metabolismo acelera e é assim que nos mantemos vivos. Por isso, o arroz fará com que sua flor cresça mais rápido e fique mais “viva”, como um potencializador energético da planta;

  • Fonte de fibras: focando um pouco mais no corpo humano, o arroz é uma fonte de fibras excelente para ajudar na absorção de água. É claro que essa propriedade também será muito útil para a planta na hora da rega;
  • Melhora na aparência: a principal função do arroz, quando colocado nas plantas, é deixá-las mais viçosas, brilhantes e resistentes. Por isso, se você quer ter uma plantação bonita e flores de cinema, a água do arroz é a melhor opção natural de fertilizante.

Como Utilizar Água de Arroz nas Orquídeas

Com certeza agora você já está muito mais interessado em como utilizar água de arroz nas suas plantas da maneira correta. Apesar de extremamente benéfica, a água deve ser utilizada na quantidade certa e com a frequência correta, dessa forma o amido presente no grão não ficará em excesso na planta (no caso de ficar, muito provavelmente a sua orquídea irá atrair insetos).

Então, siga o nosso passo a passo para utilizar a água de arroz da forma correta nas suas orquídeas!

  1. Lave o seu arroz normalmente antes de cozinhar. Em vez de jogar a água dele na pia, reserve-a em um recipiente à parte;
  2. Pegue essa água do arroz e coloque no seu regador, de preferência com um pouco de água normal para misturar e reduzir a quantidade de amido;
  3. Regue as suas plantas normalmente com essa água!

Obs: como já dissemos, não use em excesso para que suas plantas não fiquem com muito amido. Recomendamos utilizar a água de arroz uma vez na semana, ou então, de maneira intercalada com a água comum. Ou seja: em cada rega você utiliza uma água.

Apesar de muito simples, essa técnica oferece muitos benefícios para a sua flor, e com o passar de pouco tempo você já vai notar grandes diferenças na sua orquídea. É tiro e queda!

Adubo de Arroz e Batata Doce

Caso você já conheça a receita da água de arroz e mesmo assim quer utilizá-lo para cuidar da sua flor, não se preocupe! Existe também uma receita de adubo de arroz com batata doce que também funciona bastante e fará muito bem para a sua orquídea.

A batata doce é conhecida pelas mesmas propriedades do arroz: ela é rica em fibras, ajuda a dar energia e pode deixar sua planta com um aspecto muito mais saudável se utilizada da maneira correta. Caso você queira aproveitar todos os benefícios que a batata doce pode te oferecer, siga o passo a passo a seguir:

Adubo de Arroz e Batata Doce
  1. Pegue uma batata doce média ou grande;
  2. Pegue uma xícara de arroz;
  3. Pegue meia xícara de água corrente;
  4. Bata todos os ingredientes no liquidificador (se você quiser, pode passar o arroz no processador antes);
  5. Pronto! Basta colocar a mistura em uma garrada e ir utilizando com o tempo da mesma forma que a receita anterior.

Obs: essa receita deve ser utilizada com uma frequência ainda menor do que a anterior; isso porque a batata também é um carboidrato rico em amido; portanto, utilize esse adubo na sua orquídea uma vez a cada 10 dias ou uma vez a cada 2 semanas.

Agora que você já sabe essas duas receitas extremamente eficientes, chegou a hora de utilizar seus conhecimentos na prática e esperar pelo resultado na sua plantação! Lembre-se de seguir o passo a passo para que os resultados sejam como o esperado.

Você gosta muito de flores e quer saber um pouco mais sobre as orquídeas? Sem problemas! Leia também: Significado das orquídeas: branca, roxa e azul – simbologia

Veja também

Babuíno-Amarelo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco a respeito do babuíno amarelo. Ele possui esse nome não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *