Home / Plantas / Qual a Diferença de Salsinha e Cheiro verde?

Qual a Diferença de Salsinha e Cheiro verde?

Hoje vamos falar sobre esse tempero tão incrível e que está muito presente na casa dos brasileiros. A maior parte das pessoas adoram e aproveitam para colocar em todas as receitas possíveis, mas tem gente que nem sabe exatamente do que se trata o cheiro verde. Você sabe o que é o cheiro verde? Você sabe o que é salsinha? Muita gente faz uma grande confusão com ervas tão simples e práticas. O nome cheiro verde foi escolhido certamente por conta de ser uma composição de ervas da cor verde, e que além disso são super perfumadas, juntas então elas exalam um aroma único, fresco que deixa qualquer receita muito mais gostosa.

Qual a Diferença de Salsinha e Cheiro Verde?

Para iniciarmos o assunto, podemos começar exatamente pelo cheiro verde, e nesse caso a salsinha não fica de fora, visto que ela também faz parte do cheiro verde e nesse caso não é uma erva a parte. O cheiro verde se dá pelo encontro da salsinha com a cebolinha, essas duas ervas incríveis são super potentes juntas, há quem prefira uma ou outra, mas não tem como dizer que elas não fiquem ainda melhores juntas, pois elas se completam muito. Algumas pessoas conhecem essa mistura como ervas de cheiro, e tudo isso vem do aroma que juntas elas emanam por toda cozinha. Na realidade aqui em São Paulo essa é a composição padrão do cheiro verde que vai ser encontrado nos supermercados e nos hortifrutis das cidades. Mas é importante lembrar que o Brasil é um enorme plural, e por isso essas misturas podem variar bastante de acordo com a região. As ervas são escolhidas de acordo com o paladar padrão daquela região, cada estado pode montar o seu cheiro verde preferido, e a nossa tarefa é poder experimentar todos eles. O nosso país é muito grande, é quase impossível definir tudo como uma coisa só. Especialmente nos estados do nordeste e norte daqui o cheiro verde tem um toque especial da erva preferida, o coentro que aqui por São Paulo é uma erva que gera intrigas em muitas famílias, ela até pode se parecer um pouco com a nossa famosa salsinha, mas o seu cheiro é muito mais forte. Inclusive é bem como que o cheiro verde por lá seja composto apenas por coentro e cebolinha, vale a pena experimentar. Mas essa é uma característica bem forte daquela região, na grande maioria dos brasileiros ainda são adeptos da boa dupla salsinha e cebolinha.

Aliás é sempre bom lembrar disso antes de seguir uma receita que leva cheiro verde, pois como pudemos ver nem sempre são iguais e isso pode ser alterar demais o sabor de um prato, principalmente quando é adicionado coentro, que é uma erva de sabor super forte. E se você é do time que não gosta de coentro, abuse do cheiro verde composto de salsinha e cebolinha que você vai se dar bem.

Para ficar bem claro, quando estamos nos referindo a salsinha estamos falando da erva salsa, esse é apenas um apelido carinhoso. Mas não se engane com salsão, pois esse já é outra planta.

Cebolinha

Cebolinha
Cebolinha

Essa é uma erva deliciosa e aromática, que se assemelha aos cabelos para cima, especialmente do grande personagem cebolinha da turma da Mônica que tem seu nome assim por conta dos fios de cabelo para cima. Por outro lado, apesar do nome, a cebolinha não surge da Cebola, embora sem plantas do mesmo gênero.

Essa erva cresce ereta em forma de pequenos tubos, por dentro não tem nada, quando faltamos se formam diversos pequenos elos. Essa erva tem um perfume muito bom, então ela dá aroma e também cor aos pratos recém preparados. Podem ser utilizadas de muitas formas, seja para finalizar os pratos ou no meio da receita, isso vai do gosto da pessoa.

Salsa

Salsinha
Salsinha

A Salsa, ou para os mais íntimos salsinha, é uma erva cheia de coisas boas para a nossa saúde, ela tem ação diurética, é cheia de antioxidantes, tem ação antibacteriana e muitas outras características importantes para a saúde humana, por isso é considerada uma erva medicinal.

A salsa na forma de chá é muito famosa para tratar diversos problemas bem comuns como pessoa com pedra nos rins, que tenha infecção urinária e ainda ajuda a controlar a pressão arterial.

Como Comprar Cheiro Verde?

Cheiro Verde
Cheiro Verde

Uma dica para comprar cheiro verde seja na feira ou dentro do mercado é se atentar ao frescor. Dificuldade para encontrar não será um problema, pois são muito fáceis de serem encontradas. É possível comprar a salsinha e as cebolinhas separadas, caso você precise de uma grande quantidade delas. Mas o ideal é comprar a poção pronta de cheiro verde, pois elas acabam estragando muito rapidamente. Existe a opção de comprar o cheiro verde em pacotinhos fechados onde eles são vendidos desidratados, como tempero seco. Apesar da praticidade não é a melhor opção, pois o resultado no aroma e no sabor serão sempre melhores com as ervas frescas. Você pode manter esses temperos secos em casa para ajudar em um dia de muita correria que você não teve tempo de ir ao supermercado por exemplo, nesses casos pode valer a pena.

Como Preparar o Cheiro Verde para Guardar

  • Quando chegar em casa com as suas compras, em uma bacia de água adicione um pouco de água sanitária ou aquelas soluções prontas de higienização de salada por cerca de 20 minutos. A proporção é de cerca 2 colheres de sopa da solução, para 1 litro de água.
  • Escorra toda essa água e seque delicadamente as ervas como um pano limpo ou guardanapo.
  • Depois você pode picar da forma que preferir, seque novamente.
  • Você pode utilizar sacos próprios para freezer, ou se preferir pode escolher potes próprios também. Coloque no seu freezer.
  • Ele é muito prático, não exige descongelamento, basta adicionar no seu prato a hora que preferir.

Veja também

Amora

Qual a Diferença entre Amora e Amora Silvestre?

Saiba que amora é na realidade o nome escolhido para identificar muitas frutas parecidas que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.