Home / Plantas / Pimenta Caiena é a Mesma Malagueta?

Pimenta Caiena é a Mesma Malagueta?

Pimentas em geral, a exceção da pimenta do reino (Piper nigrum), são frutos de uma das variedades e tipos da Capsicum.

Capsicum

Capsicum são pequenos arbusto  da família das solanaceae.

Esta família inclui espécies cujo cultivo promove excelentes rendimentos, como a batata (Solanum tuberosum), o tomate (Solanum lycopersicum) e o tabaco (Nicotiana tabacum ).

A família das solanaceae, inclui também algumas plantas decorativas, como a Petúnia, Schizanthus, Salpiglossis e Datura.

São diversas as características dos vegetais desta família, sendo algumas conhecidas pelos seus benefícios terapêuticos, pelos seus efeitos psicotrópicos ou por serem venenosas.

A Capsicum, especificamente, possui folhas ovais, acuminadas, flores alvas e frutos cônicos bastante picante utilizados como condimento .

Uma característica comum desta planta é a disposição das sementes no interior da fruta num espaço cheio de ar.

As Capsicum estão ganhando espaço entre as plantas ornamentais, o brilho colorido dos frutos contrastando com o verde das folhas, causam admiração.

Seu uso como tempero entretanto, continua atribuindo-lhe o maior valor comercial, mas floriculturas tem registrado muito interesse nos consumidores em tê-las como ornamento.

Constantemente são vistas em vasos de residências e estabelecimentos comerciais.

Comercialmente a agricultura familiar tem sido responsável pela expansão de áreas cultivadas extensivamente em muitos estados.

É uma planta que se desenvolve bem em climas quentes, mas não de adapta bem a baixas temperaturas e a ocorrência de geadas.

São encontradas em diversas cores, formatos, tamanho e sabores, algumas são adocicadas.

Como alimento, contém vitamina A, C e B, além de ser fonte de magnésio, ferro e aminoácidos.

Os métodos de manuseio, cultivo e preparação confere a estes frutos diferentes sabores, nomes, níveis de ardência, propriedades e características próprias:

A espécie Capsicum annuum produz os pimentões, o colorau e várias pimentas mexicanas.

A espécie Capsicum frutescens produz as pimentas  caiena, tabasco, arbol, aji e pequin.

A espécie Capsicum chinense produz algumas pimentas bem  picantes, como as habaneros.

A espécie Capsicum pubescens produz o rocoto sul-americano.

A espécie Capsicum baccatum produz o chiltepín.

O princípio ativo que empresta à pimenta sua pungência é o alcaloide lipófilo capsicina ou capsaicina (8-metil-N-vanilil-6-nonenamida) e os capsaicinóides (4).

Diferentes proporções destes compostos na fruta, proporcionam as distintas sensações provocadas pelas diferentes variedades.

O nível  de pungência é medida pela Scala de Scoville (SHU)

A pimenta Carolina Reaper é considerada a pimenta com o maior nível de pujança (entre 1.000.000 e 2.200.000 SHU) e o pimentão o menor nível (0 SHU).

Cada SHU corresponde a uma medida de água+açucar diluída, em igual medida de extrato de pimenta, até que sua ardência não seja mais diagnosticada pelos provadores.

Pimenta Cumari  ou Caiena (Capsicum anuum) 30.000 a 50.000 SHU

A popularidade da pimenta caiena esta relacionada ao seu sabor, intensidade e ao realce que empresta ao sabor dos pratos.

A pimenta caiena (Capsicum annuum) é uma planta do gênero Capsicum, sua variedade mais famosa é o pimentão.

Entre suas variedades, estão conhecidas pimentas mexicanas, por exemplo: o jalapenho, o poblano, o ancho, etc, variedades de Capsicum anuum secos e moídos originam especiarias como pimenta-caiena e paprica, os pimentos jalapenhos são utilizados na preparação de uma variedade menos picante de molho Tabasco.

A pimenta caiena é cultivada em Minas Gerais, Bahia e Goias, suas sementes devem ser plantadas em solo leve e bem adubado, ou em vasos por meio de mudas.

Os frutos podem ser colhidos cerca de 120 dias após o plantio.

Existem vários benefícios ligados as sua propriedades terapêuticas, sendo pois considerada por alguns a mais saudável das pimentas:

Estimula a digestão, aumentando a produção de enzimas e sucos gástricos, auxiliando o organismo a sintetizar as proteínas contidas nos alimentos.

Alivia os gases intestinais, estimula os movimentos peristálticos, auxiliando o intestino nas suas funções de absorver os líquidos e eliminar o bolo alimentar.

São reconhecidas sua ação benéfica para o coração, pois ajuda a estabilizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos, o que reduz a possibilidade de acidentes vasculares e formação de coágulos.

Sua ação antibacteriana, impede a contaminação de alimentos, promove a perda de peso, queimando o excesso de gorduras, pois acelera o metabolismo.

Desencadeia a purificação e eliminação de toxinas, pois cria calor e estimula a circulação sanguínea.

Possui  propriedades descongestionantes, produzindo secreções que eliminam o catarro das vias respiratórias e do pulmão.

Seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A, denunciados pela sua coloração vermelha, age contra infecções, mantendo sadios os tecidos epiteliais nas vias nasais, pulmões, intestinos e nos rins.

Seus componentes estimulam a produção de sucos que protegem o estômago, prevenindo as lesões.

Seu consumo proporciona aumento na produção de noradrelina e adrenalina, necessários para combater quadros clínicos de depressão.

Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens) 50.000 a 100.000 SHU

A pimenta-malagueta, pertence ao mesmo gênero da pimenta caiena, entretanto deriva de uma espécie diferente, a Capsicum frutense.

Ao passo que a espécie de planta que produz a pimenta caiena, a Capsicum anuum, tem sua origem na América Central, de onde foi distribuída pelos quatro cantos do mundo, a planta que produz a pimenta malagueta, a espécie Capsicum frutense é originária da América do Sul.

A pimenta malagueta em comparação com a pimenta caiena, possui níveis de pungência superiores, sendo mais vastamente apreciada e popular ao redor do mundo do que a pimenta caiena.

As plantações de pimenta malagueta são muito susceptíveis a pragas e ataques de insetos e pássaros, por isso em sua maioria, as plantas encontradas atualmente são resultados de cruzamentos genéticos, que alteraram esta tendência.

A pimenta malagueta dá origem a fórmula original do molho Tabasco(também preparado com a pimenta caiena, numa versão menos picante).

Seus frutos se desenvolvem eretos (não pendentes como os frutos da pimenteira caiena), possuem duas ou mais flores brancas-esverdeadas, com anteras roxas, em cada nó (pimenteira caiana produz uma única flor por nó).

Componentes da pimenta malagueta, como a capsaicina, estão sendo testados por pesquisadores, na formulação de um analgésico que não cause dependência.

Os pesquisadores teorizam que esse medicamento possa impedir a produção de ácido linoleico nos ferimentos, causando a dor,  e resultar em terapias e medicamentos para vários quadros clínicos inflamatórias, como a artrite e as dores  associada a tumores malignos.

Pimenta caiena  não é pimenta malagueta, são extraídas de plantas diferentes, possuem níveis diferentes de ardência, mas ambas são deliciosas.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *