Home / Plantas / Curiosidades da Azaleia e Fatos Interessantes

Curiosidades da Azaleia e Fatos Interessantes

13A azaleia é uma das flores mais bonitas que se pode encontrar quando o assunto é ornamentação das casas.

Não só isso, ela serve para a decoração de ambientes internos, externos e, sempre quando está em um local, dá aquele charme que só ela consegue.0213

Conhecida pelo fácil plantio e pela rica variedade de espécies, ela é linda quando cultivada em gigantescos arbustos. Tira suspiros de todo mundo!

Isso desperta a tua atenção? Vamos combinar: Quem não fica admirado com tanta beleza vinda de uma flor só? A azaleia é única e incomparável. E, caso queira saber mais sobre ela é só continuar com a leitura. Faça isso!

Curiosidades da Azaleia

  • Na antiguidade, existia uma época no Reino Unido em que as mulheres colocavam pétalas de azaleia sobre seus chapéus ou seus cabelos, com a fé de serem pedidas em casamento;
  • Na prática chinesa do feng shui, elas simbolizam a delicadeza;
  • Arranjos feitos com esta flor também significam felicidade e elegância;
  • A origem do nome azaleia vem do grego “árido” ou “seco”. Provavelmente, esse nome pode ter sido dado a ela por conta de ser um arbusto bem rústico e seco antes das flores aparecerem.

Como ela possui inúmeras cores e tipos, cada uma tem seu significado por trás:

Azaleia Branca

Significa que o romance está no ar. Em algum ponto de sua vida pode surgir uma indicação de possíveis relacionamentos.

Azaleia Rosa

Para os amantes da natureza, das cores e texturas. Esta cor significa o amor à natureza.

Azaleia Rosa

Azaleia Vermelha

Dentre todas, pode se dizer que é a mais especial. Quando se ama muito alguém, a azaleia vermelha é um ótimo presente, pois significa que se sente um amor intenso há muito tempo pela pessoa que irá receber esta flor.

Azaleia Vermelha

Além disso, ela transmite uma linda mensagem de amor. Isso não seria um ótimo presente no dia dos namorados?

Fatos Interessantes

A flor azaleia ou também conhecida como azálea (que seria o jeito mais correto de se pronunciar aqui no Brasil) é do gênero rhododendron. Ela também pertence à família das Ericáceas, que quer dizer “alegria de amar e perseverança”. Muito bonito, não é mesmo?

Existem dois tipos de pétalas de azaleia: As pétalas simples e dobradas.

  • Simples: Podem atingir até dois metros de altura e também é bastante plantada em vasos grandes ou jardins;
  • Dobradas: São as de qualidade mini e normalmente plantadas em vasos. Como são pequenas, não ultrapassam oitenta centímetros. Geralmente, dão mais de uma florada ao ano. As de pétalas simples só florescem uma vez ao ano. Isso acontece no final do inverno e no início da primavera.

A azaleia é muito usada para fazer grades de flores, que são nada menos que arbustos gigantescos formando um muro em torno da uma casa. O resultado dessa técnica é magnífico!

Enquanto outras flores estão inativas e secas no inverno, a azaleia está no auge da sua beleza. Uma flor que ama climas frios e se adapta muito bem a variação climática.

Vinda do Japão e da China, ela faz um enorme sucesso aqui no Brasil, principalmente em várias esquinas de floriculturas do interior paulista.

Com sua beleza exuberante e cores vibrantes, ela agrada aos olhos da maioria das pessoas. E, por este motivo, foi tombada pelo prefeito Jânio Quadros como símbolo da beleza da cidade de São Paulo!

A azaleia foi uma flor tão requerida, que, assim que chegou ao Brasil, foi exportada para a Holanda e Bélgica. Após alguns dias de chegada aos países europeus, foram testadas e geneticamente modificadas, dando origem a diversas cores. Desta forma, criaram-se pétalas de até três cores diferentes.

Lendas Sobre a Flor

Esta planta é tão sedutora que atraiu olhares do mundo todo. Com isso, algumas lendas foram criadas sobre ela:

Primeira Lenda

Em uma lenda chinesa, é contada a história de um imperador valente e corajoso. Ele atingirá uma fama estrondosa em todo o país, com suas táticas inteligentes que viravam o rumo de uma guerra.

Um homem muito honrado e inteligente, porém bastante infeliz. Mas, o que seria o tal motivo de sua infelicidade para um homem tão nobre? Alguns achavam até bobeira de sua parte, mas o digno cavalheiro só queria um amor. Ele não conseguia amar ninguém.

Nenhuma das mulheres que tentará se relacionar com ele dava certo. Pois toda noite ele sonhava com uma linda mulher, mas nunca a tinha visto em sua vida.

Logo após uma vitória em guerra, os soldados passaram por longas caminhadas de volta para a casa. E em um desses percursos, o jovem imperador recebeu um presente de certo comerciante.

Eram flores tão lindas, que ele nunca tinha presenciado tamanha beleza! Logo, ele agradeceu e já não via a hora de plantá-las em seu quintal. O mercador disse que essas flores seriam mágicas. Então o imperador voltou para casa e plantou a flor em seu jardim.

Tempos se passaram, e o cavalheiro avista aquela mulher que visitava seus sonhos frequentemente. Ela, deslumbrada com tamanha beleza, olhava a linda flor no jardim do imperador.

Ele, fascinado com a beleza da mulher, convida-a para tomar um chá dessa bela flor. Desta forma, todos os dias eles tomavam esse chá juntos.

E com o passar do tempo foram se apaixonando. Cada vez mais que tomavam o chá dessa flor, mais apaixonados eles ficavam um pelo outro.

Segunda Lenda

Nesta lenda grega, conta um trágico acontecimento com um grande exército. Muitas pessoas começaram a comentar: Era algo sobre um enorme exército grego que estava caminhando em direção a uma gigante montanha. De acordo com os boatos, eles estavam em busca do ouro que continha naquela cordilheira.

Algumas tribos ao pé da montanha se juntaram e tentaram impedir que o exército roubasse toda a fortuna. Como os gregos eram mais numerosos e extremamente mais fortes, eles venceram a batalha sem muito esforço. E, então, continuaram o seu percurso.

Depois de uma longa caminhada, eles pararam para descansar e avistaram uma colmeia. Então, como estavam famintos, todos do exército provaram desse mel. Pouco tempo depois, caíram desmaiados.

Contudo, o mais impressionante foi que eles só foram acordar três dias depois. Posteriormente, eles refutaram que naquele mel continha néctar de uma espécie bem peculiar de azaleia.

Após essa história, essa flor ficou muito famosa por ser chamada como aquela que seduz todos que a ganham de presente. 

Cuidados

Ao contrário das lendas antigas, esta flor não é consumível. Ela é tóxica ao organismo, tanto do ser humano quanto dos animais de estimação. Pode causar muitas náuseas e inflamação no intestino do seu pet, caso ele venha ingeri-la.

Consequentemente, tome muito cuidado com animais que gostam de mastigar algumas plantas, ela é bastante nociva à saúde animal.

Caso tenha muitos bichos em casa, procure remover o acesso dos animais a esta flor, ou tente replantá-la em um local alto e de difícil acesso.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *