Home / Animais / Qual a Maior Tartaruga do Brasil? E do Mundo?

Qual a Maior Tartaruga do Brasil? E do Mundo?

Andou circulando na internet uma chamada “fake news”, reportando a descoberta de uma enorme tartaruga terrestre na região amazonense, pesando mais de 500 kg e medindo quase três metros de comprimento. A reportagem ainda ousou identificar a criatura como um jabuti piranga e mencionou que espécies assim, com mais de 3 m de comprimento são ainda comuns na região.

Bom, você encontra alguns artigos aqui em nosso blog sobre os jabutis piranga. Até sugerimos esse aqui em especial (Tudo Sobre Jabuti). Notará que, por mais que possam crescer, não chegam nem de longe perto dessa barbaridade que inventaram nessa notícia. Mas isso cria mesmo uma curiosidade interessante:

Qual a Maior Tartaruga do Brasil?

Antes de mais nada, vamos resumir uma distinção muito comum no Brasil que mencionaremos apenas pra efeito de esclarecimento. Aqui é costume diferenciar os quelônios em três tipos: jabutis, cágados e tartarugas. No entanto todos são de qualquer modo chamados de tartarugas pelo que é chamado desambiguação do termo.

Dito isso, independente de nos referirmos aqui a uma espécie que seja considerada no Brasil como um cágado ou um jabuti, nos referiremos a todos apenas pelo termo tartaruga em definitivo na matéria. Sendo assim, qual dessas espécies de quelônios são consideradas a maior existente no Brasil?

Queremos nos prender a uma espécie quase endêmica no Brasil e por isso destacamos aqui a araú ou, se preferir, a tartaruga da Amazônia (podocnemis expansa). Tudo bem que não é uma das maiores que circulam em águas brasileiras, mas certamente é a que praticamente habita só aqui, nativa de nossas águas pluviais.

Como diz o nome comum, é uma espécie nativa das águas pluviais da região amazônica. Isso significa, no entanto, que pode ser avistada também em outros países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Mas isso só porque as bacias amazônicas desembocam em rios que atravessam esses países.

Podocnemis Expansa

Com efeito, nossa tartaruga gigante brasileira desbrava esses rios sempre em busca de comida ou melhores pontos para nidificação e acasalamento. No entanto, apesar de todo o mal que o homem tem feito a nossa Amazônia, a maior predominância populacional da espécie ainda é em território brasileiro.

As maiores tartarugas registradas da espécies ultrapassaram 1,40 m de comprimento com peso superior a 100 kg. No entanto, em média são vistas com cerca de 0,70 cm, com fêmeas morfologicamente maiores que os machos.

Além da caça e coleta de seus ovos, as ameaças incluem poluição, perda de habitat e represas, o que pode causar inundação de locais de nidificação. E, pra finalizar, podemos ao menos afirmar orgulhosamente que a tartaruga da Amazônia é, de fato, considerada a maior espécie de quelônio de água doce da América Latina.

Outros Espécimes Gigantes no Brasil

Se levarmos em consideração as tartarugas que circulam por aqui mas também diversas outras partes do mundo, aí teremos outras ainda maiores a mencionar no artigo. Comparado a elas, a tartaruga que mencionamos pode ficar em quarto lugar nessa classificação de maior do Brasil. Falemos então do terceiro e segundo lugar.

Em terceiro lugar podemos citar a aruanã (chelonia mydas). Essa espécie tem populações distintas que circulam no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico. No Brasil as principais aparições ocorrem na região norte e na região sudeste da país. Na verdade, é uma espécie que pode ser encontrada em todo o lugar ao redor da linha do Equador.

A aruanã é uma tartaruga que costuma medir em média cerca de 1,50 m de comprimento e pesar quase 200 kg. Mas existem relatos de uma espécie rara que ultrapassou esse comprimento e chegou a pesar quase 400 kg. Não dá pra competir de fato com uma tartaruga assim tão grande, não é mesmo?

Porém, em segundo lugar também circulando pelo Brasil temos a conhecida tartaruga cabeçuda (caretta caretta). Essa espécie pode ser encontrada no Brasil em muitas praias de nosso litoral, em vários estados. Mas é uma tartaruga que na verdade pode ser vista não só no Oceano Atlântico, mas também no Oceano Pacífico, No Oceano Índico e no Mediterrâneo.

A tartaruga cabeçuda pode medir em média cerca de 1,40 m de comprimento e pesar quase 150 kg. Mas existem relatos de espécies dessa tartaruga que ultrapassaram os dois metros de comprimento, pesando cerca de meia tonelada. Uma situação raríssima de acontecer mas, de fato, impressionante. Chega a ser assombroso! E o primeiro lugar?

Qual a Maior Tartaruga do Mundo?

Essa é imbatível e podemos nos orgulhar em saber que também pode ser vista aqui em mares do litoral brasileiro. Interessante dizer que, em média, essa tartaruga já merece o título porque costuma ter cerca de dois metros de comprimento e pesar em torno de meia tonelada. Só a sua média já põe todas as outras desclassificadas, não concorda?

É ela quem de fato merece o posto de primeiro lugar como a maior tartaruga do mundo viva hoje em dia. Estamos falando da tartaruga de couro gigante (dermochelys coriacea). Essa tartaruga é considerada cosmopolita e pode ser encontrada em todos os oceanos menos na Antártida. Sabe qual tamanho já encontrado dessa tartaruga?

Um exemplar encontrado tinha nada mais nada menos do que 2,74 m de comprimento e pesava mais de 950 kg. Se compararmos a um carro, pode-se dizer que é um HB-20 da Hyundai! Não tem como não ficar boquiaberto com uma tartaruga tão grande assim! E surgem em muitos pontos diferentes de praias pelo nosso país.

Podem ser vistas, no sul, no sudeste, no norte, nordeste. Recentemente uma da espécie foi encontrada morta numa praia do Paraná e infelizmente casos aí tem ocorrido e podem ocorrer mais vezes porque as fêmeas dessa espécie são assíduas em praias brasileiras, onde gostam de nidificar seus ovos.

E a História do Jabuti Gigante?

Começamos esse artigo falando a respeito de uma notícia falsa sobre uma espécie gigante de nosso jabuti piranga encontrada com 3 m de comprimento, lembra-se? Como já dissemos, é uma mentira fantasiosa e sem fundamento. Mas há de fato uma descoberta feita Acre muito intrigante, que talvez tenha sido a partir dela que se gerou a “fake news”.

Só que a descoberta real não foi de um jabuti piranga vivo ou algo semelhante. a descoberta foi de um fóssil já bem deteriorado de algum provável ancestral do jabuti e ocorreu ainda no século 20, na década de 90, mas só agora há alguns poucos anos atrás os cientistas conseguiram completar um molde do que a tartaruga pode ter sido.

Recriaram uma espécie intimamente relacionada as grandes tartarugas de Galápagos, porém maior e mais pesada. O molde sugeriu uma espécie que pode ter ultrapassado um metro e meio de comprimento e com um provável peso superior a 300 kg. Os cientistas sugerem que a criatura viveu na Amazônia há cerca de oito milhões de anos atrás.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *