Home / Animais / Cisne Fêmea: Curiosidades e Bico do Cisne

Cisne Fêmea: Curiosidades e Bico do Cisne

Na primavera, no final do período de invernada, as tropas de cisnes experimentam uma agitação crescente: é o começo do tempo dos desfiles. Estas são principalmente aves que ainda não encontraram um parceiro, porque, o cisne é um pássaro monogâmico e fiel, os casais são formados por um longo tempo.

Curiosidades Sobre Cisne Fêmea

A maturidade sexual é normalmente atingida aos três anos de idade, mas os pares podem ocorrer mais cedo, o que implica em “engajamento” por pelo menos um ano. Eles podem durar mais, com os parceiros tendo que esperar até os quatro ou cinco anos de idade, ou até mesmo seis anos de idade, antes que possam ter um território que possa acomodá-los.

Um par de cisnes precisa de uma área grande para se aninhar com sucesso. O espaço deve representar uma centena de hectares, estar longe de atividades e assentamentos humanos e fornecer alimentos adequados. Este tipo de eldorado não se encontra frequentemente, e uma competição é estabelecida entre os casais já instalados e aqueles que desejam tomar o seu lugar.

As reuniões provavelmente são evitadas inicialmente por dois sinais de aviso. Um indivíduo segurando um território ostensivamente manifesta sua presença pela brancura de sua plumagem, sendo, assim, avistado por potenciais intrusos voando sobre a área. Além disso, o cisne macho faz chamadas de som, que incluem sete conjuntos de sons em média.

Para manter o intruso que cruza os limites de um território com a idéia fixa de se estabelecer ali, o legítimo proprietário abre as asas fazendo-as estremecer, esticando o pescoço e gritando. Essa dissuasão geralmente é suficiente para remover a importunação, que é adequadamente estendida aos limites do domínio. Em casos extremos, os confrontos podem ocorrer mesmo no meio do vôo.

Intimidar o Adversário, Seduzir e Triunfar

As demonstrações têm múltiplos aspectos, dependendo de serem agressivas, de sedução ou de aceitação de sinal. As atitudes de intimidação são, de fato, projetadas para evitar brigas que poderiam aumentar. É essencial que os confrontos sejam ritualizados para que as espécies não se esgotem durante as lutas mortais, a longo prazo prejudiciais.

O comportamento expressando agressividade sexual e com o objetivo de remover um rival lembra, de forma mais intensiva, aquela adotada para esvaziar uma discussão sobre, por exemplo, a mesma fonte de alimento. O prelúdio do namoro para o emparelhamento é muito menos espetacular. O macho está de frente para a fêmea e, com as penas do pescoço eriçadas, vira a cabeça para a direita e para a esquerda.

Se a fêmea concordar em ser ligada a este pretendente, ela indica seu consentimento adotando a mesma atitude que ele. Quando ocorrem incidentes, especialmente se um macho tenta suplantar outro cisne já emparelhado, este último, depois de ter dispensado o intruso, dá a si mesmo, com sua fêmea, a um gesto particular, a “cerimônia do triunfo” (acompanhado por um som de dueto vocal).

Cisne Fêmea Características

Uma vez estabelecido em seu território, o par de cisnes se reproduz finalmente, para o mês de maio. Cabeça baixa e abalada, as asas coladas ao corpo, macho e fêmea na água, após um breve momento de sincronização. O macho cavalga nas costas de sua parceira; ele muitas vezes aperta o pescoço dela, talvez para afastar possíveis eventos de mau humor.

O casal então faz um desfile final: o macho abre as asas, às vezes imitado pela fêmea, depois os dois pássaros emitem alguns gritos simultaneamente. Eles então procedem a um simulacro de banho e de plumagem, pontuados pelo endireitamento do corpo acima da água, graças a algumas batidas de asas e contorções laterais da cauda.

O Ninho: um Símbolo de Parceria

Composto por juncos e outras plantas aquáticas, mais ou menos misturadas à lama, o ninho, construído no continente, perto da água, pode facilmente medir dois metros na base e cerca de sessenta centímetros de altura. O macho é responsável pela busca de materiais e trazê-los para a fêmea, que então os descarta.

Esta construção importante, por vezes, dura de um ano para o outro e depois é reorganizada e consolidada. Em seu cume, a fêmea molda uma cavidade de 10 a 15 centímetros de profundidade e a alinha com um pouco para baixo e elementos de plantas finas. Assim que o ninho estiver pronto, a fêmea deposita em média 4 a 6 ovos.

Parece que os casais que não conseguiram fazer um ninho deixam seu território prematuramente e partem para se juntar às tropas de jovens aves reprodutoras, um pouco mais ao sul. A incubação começa com a postura do último ovo. Durante os 34 a 36 dias de ninhada, a fêmea assume essa tarefa sozinha, substituída pelo macho quando ela se dá um pouco de descanso.

Mas ele se contenta em proteger os ovos sem participar da incubação. Se um dos pais estiver ausente sem que a sucessão seja imediatamente garantida, a ave toma o cuidado de cobrir os ovos com material vegetal, de modo que sua brancura não atraia predadores. Ao nascer e por um ano, os pequenos cisnes são castanho-acinzentados.

Eles deixam o ninho logo após a eclosão e se alimentam sozinhos no que encontram ao redor do ninho, onde voltam a dormir. Eles podem voar cerca de três meses e acompanhar seus pais até os jardins de inverno; eles ficarão com eles até a primavera seguinte. Os pais que cercam seu ninho de cuidados constantes, a taxa de mortalidade de pequenos permanece limitada.

Curiosidades do Bico do Cisne

As finas lamelas paralelas que delimitam a mandíbula inferior do bico são perpendiculares ao eixo do último. Quando o pássaro se alimenta, eles rasgam as plantas mais facilmente e servem como um filtro. O cisne fecha seu bico debaixo d’água, com sua língua libera a água que escapa pelas lamelas, enquanto estas retêm pequenos elementos vegetais ou animais. A operação produz um ruído característico que acompanha o “borbulhamento”.

O cisne trombeteiro é o único cisne que apresenta a parte superior externa do bico completamente negra na idade adulta (no nascimento, é rosa); totalmente preto também se parece com a parte superior do bico de alguns pequenos cisnes adultos, como o cisne pequeno, mas na verdade eles apresentam uma pequena parte do amarelo perto dos olhos; os outros cisnes adultos têm a parte superior do bico com desenhos e cores misturadas entre vermelho, laranja, amarelo, rosa, branco, cinza e preto, dependendo da espécie.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *