Home / Plantas / Bonsai Manacá de Cheiro: Como Fazer? Como Cuidar?

Bonsai Manacá de Cheiro: Como Fazer? Como Cuidar?

O bonsai manacá de cheiro é um tipo de arbusto que se mostra sempre-verde, com tamanho pequeno, galhos espalhados e difusos. Ele possui longa história indígena de uso como uma planta medicinal. Além disso, é comumente usado na fitoterapia moderna.

O manacá de cheiro é geralmente cultivado como árvore ornamental em diversos pontos dos trópicos. É valorizado especialmente pelas suas flores bonitas, perfumadas, roxas e brancas.

Riscos Conhecidos do Manacá

A planta por inteiro contém alcaloides venenosos chamados manacinas. Sua ação é parecida com a estricnina. O extrato da raiz é utilizado como um constituinte para veneno em pontas de flechas.

Alcance e Habitat da Espécie

O bonsai manacá de cheiro é encontrado com frequência na América do Sul, especialmente na Bolívia, Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Espécie Bonsai Manacá de Cheiro
Espécie Bonsai Manacá de Cheiro

Os seus habitats são variados e incluem:

  • Floresta tropical úmida e montanhosa;
  • Floresta atlântica tropical mais seca;
  • Floresta costeira tropical;
  • Savanas.

A espécie cresce em uma infinidade de tipos de solos diferentes, nas elevações dentro do nível do mar a mais ou menos 3.300 metros.

Como Fazer um Bonsai Manacá de Cheiro

Reúna todos os itens necessários para criar sua árvore de bonsai manacá de cheiro. Também é importante usar ferramentas e materiais de qualidade.

Aqui está uma lista do que você precisará:

A Muda

As mudas estão disponíveis em grande parte dos viveiros e também nas lojas online.

Vaso de Bonsai

Você precisa do tipo certo de vaso para cultivar o seu bonsai. Os vasos tradicionais podem ser lisos, largos, com formato circular, triangular ou retangular. Ele deve ter uma drenagem adequada para remover o excesso de água e fertilizante para drenar as raízes.

Solo

Solo para Cultivo do Bonsai Manacá
Solo para Cultivo do Bonsai Manacá

O solo perfeito para o cultivo do bonsai manacá de cheiro está disponível em lojas de jardinagem e viveiros. O solo geralmente deve ter boas propriedades de absorção de nutrientes e água. Além disso, preste atenção na aeração.

Água

Você deve usar água limpa em suas plantas de bonsai manacá de cheiro. Use água da chuva ou da torneira, mas essa deve ser tratada. Teste sua água para verificar a qualidade antes de regar os bonsais, se não tiver certeza.

Fertilizante Balanceado

Fertilizante Balanceado
Fertilizante Balanceado

Seu bonsai deve ser alimentado com fertilizante equilibrado para se recuperar. Por outro lado, algumas árvores precisam de fórmulas específicas para fertilizantes. Você pode comprar em lojas especializadas de jardinagem.

Fio

Você precisa do fio ideal para treinar seu bonsai para o estilo desejado. Os fios são variados, mas apenas dois são comumente usados: alumínio e cobre recozido. Os fios de alumínio são para bonsai com galhos jovens, enquanto o cobre recozido forte é para galhos e troncos mais velhos e mais grossos. Os fios também estão disponíveis em diferentes bitolas, com espessura entre 1 e 4 mm.

Mais Detalhes Sobre os Cuidados

Com um sistema radicular tão pequeno, a árvore de bonsai manacá de cheiro pode sofrer com facilidade e rapidez devido à falta de água.

Algumas dicas de cuidados você precisa lembrar:

  • Procure a melhor mistura de nutrientes orgânicos para sua espécie;
  • Você pode colocar o bonsai em ambientes internos ou externos, no clima certo. Mas isso desde que receba a quantidade correta de luz específica para as espécies;
  • Use o melhor solo para cultivar;
  • Adicione uma camada de “agregados” para drenar adequadamente o solo. Estes podem ser areia, seixos ou qualquer outro material natural pequeno que possa melhorar a aeração e drenagem do solo. Isso deve ser colocado dentro do vaso como a primeira camada depois da terra;
  • Regue suas plantas de acordo com as necessidades. Você nunca deve regar quando o solo está úmido, correndo o risco de desenvolver podridão ou crescimento de mofo nas raízes;
  • Replante seu bonsai manacá de cheiro de acordo com um cronograma anual;
  • Substitua o solo de bonsai quando você replantar;
  • Nunca reutilize o solo. Sempre use solo novo com nutrientes frescos;
  • Alimente suas plantas com os nutrientes certos.

Moldando sua Árvore de Bonsai

No bonsai, há uma grande variedade de técnicas aplicadas para moldar sua árvore. Assim, fará com que ela pareça como você quer que seja. Se você deseja fazer um bonsai tradicional, lembre-se da regra número um: nunca deixe parecer que existe intervenção humana.

O bonsai manacá de cheiro deve parecer como se tivesse crescido naturalmente. Portanto, se precisar manter um ramo conectado, disfarce-o cuidadosamente.

Ramos e Raízes de Poda

As técnicas consistem em poda de galhos e raízes, corte de folhas, fiação, fixação e enxerto. A poda de galhos e raízes é importante porque definirá o formato da sua árvore. Aparar galhos incentivará um novo crescimento para poder moldar adequadamente.

Poda do Bonsai Manacá de Cheiro
Poda do Bonsai Manacá de Cheiro

A poda tem data certa. Na maioria das vezes, é feita quando a árvore está no estágio adormecido, como as coníferas.

Corte de Folhas

O corte atinge a forma ideal do seu bonsai manacá de cheiro. Ele também incentiva o novo crescimento de folhas e brotos. A estrutura das folhas é muito importante se você deseja obter uma variedade de estilos. Um exemplo seria um estilo varrido pelo vento em que plumas de folhas crescem apenas em um lado da árvore. Essa forma é obtida cortando cuidadosamente as folhas até obter o que deseja.

Basicamente, você desejará aparar todas as folhas e galhos maiores que são muito grandes para moldar adequadamente. Ao aparar galhos, tente o melhor possível para cortar próximo ao tronco principal da árvore, para que o corte pareça o mais natural possível.

Fiação e Fixação do Bonsai Manacá de Cheiro

Uma vez que sua árvore esteja saudável e bem ajustada à sua nova vida como bonsai, um método tradicional de conseguir fazer um bonsai é garantir que a árvore não seja simétrica.

Para alcançar essa regra, você deve conectar e prender sua árvore. Ao fazer isso, você deve protegê-la contra danos, usando pano ou papelão como material de proteção. É assim que o fio ou o grampo tocará o galho. Isso também evitará deixar uma cicatriz ou marca.

Não conecte um bonsai de manacá de cheiro quando este estiver doente. Não conecte galhos fracos, pois eles podem se soltar. Evite fazer também uma ligação entre os galhos quando estiverem hidratados porque ficam menos flexíveis. A fiação quando os membros são menos flexíveis só levará a quebras e danos.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *