Home / Plantas / Clerodendro-Vermelho: Características, Nome Cientifico e Fotos

Clerodendro-Vermelho: Características, Nome Cientifico e Fotos

Clerodendrum-vermelho é uma um cipó africano, da família Lamiaceae. Perene, no ambiente natural, embora na cultura do clerodendrum, ele tenha ganhado popularidade há muito tempo na floricultura doméstica, está fazendo isso em um ritmo acelerado. Hoje, muitas lojas de flores oferecem uma variedade de espécies.

Gênero

Clerodendrum é um gênero de plantas caducifólias, com brotos ramificados de até 4 m de comprimento.Vinhas predominam entre as formas de vida, mas também são encontradas árvores e arbustos. As hastes são cobertas com uma pele lisa verde-oliva ou marrom-avermelhada. Sobre eles, opostas são folhas simples pecíolo, de cor verde escuro ou esmeralda. A folhagem em forma de coração, oval ou ovoide, com bordas inteiras ou com dentes finos, aumenta de 12 a 20 cm de comprimento e as depressões ao longo das veias central e lateral são claramente visíveis na superfície. A cor da Clerodendro-vermelho é avermelhada. Nas copas das árvores e nas cavidades das folhas existem inflorescências corimbósicas ou paniculadas, constituídas por flores pequenas, mas muito bonitas. Eles crescem em um pedúnculo longo e se assemelham a buquês incríveis.

O copo em forma de sino é dividido em 5 partes. Seu diâmetro atinge 25 mm. Em seguida, segue uma corola mais fina de uma tonalidade contrastante e um punhado de estames longos e finos (até 3 cm) espreita do centro.
A floração contínua do meio da primavera ao início do outono. A floração do clerodendrum é acompanhada por um aroma suave e agradável.

Tipos

No total, mais de 300 variedades são registradas no gênero, mas pouco é usado na floricultura de interior.

Thompson

A espécie mais popular é uma liana decídua lignificada com brotos finos e suaves. A folhagem densa de uma cor verde escura cresce até 12 cm de comprimento. Inchada entre as veias, a placa foliar tem uma forma oval com uma extremidade pontiaguda. De março a junho, escovas soltas em pedúnculos longos se elevam acima da vegetação. Brácteas brancas em forma de sino cercam pequenos botões escarlates. Longos estames brancos ou creme espreitam para fora do centro. Externamente, a flor é muito semelhante a uma mariposa com antenas longas.

Thompson
Thompson

Uganda

A videira sempre cresce cresce até 2 m de comprimento. Eles são cobertos com folhas verdes escuras e lanceoladas, entre as quais panículas soltas crescem com pequenas flores roxo-azuladas. Os estames dessas cores são particularmente longos e pintados de azul. A pétala inferior é aumentada, tem um tom mais escuro. A variedade requer iluminação mais brilhante e rega abundante.

Flor Uganda
Flor Uganda

Clerodendro-Vermelho

Arbusto perene com hastes longas e encaracoladas. As folhas crescem opostas ou em espirais de 3 peças. Uma chapa de chapa quase arredondada atinge 8 cm de comprimento e 6 cm de largura. As bordas da folha são onduladas, a base lembra um coração. Pedúnculos curtos com borlas densas de botões vermelho escarlate crescem dos seios da folhagem. Em condições favoráveis, floresce o ano todo.

Criação

Clerodendrum se propaga igualmente bem por sementes e estacas. A semeadura é normalmente praticada quando não é possível obter um caule. São utilizadas caixas rasas com uma mistura de areia e turfa com solo de turfa. Fazendo melhor no final do inverno. O recipiente é coberto com papel alumínio e deixado em uma sala quente com boa iluminação. O condensado deve ser removido diariamente e o solo pulverizado. Antes do aparecimento dos primeiros brotos, 1,5-2 meses se passarão. Quando as mudas crescem 4 folhas, elas são mergulhadas em vasos separados. Normalmente, 1-3 plantas são colocadas em um vaso com um diâmetro de 6 a 11 cm. Após a adaptação, as mudas crescem rapidamente.

Se você conseguiu obter uma haste de clerodendrum com 2 a 3 nós, ela é primeiro colocada na água com a adição de carvão ativado. As estacas se desenvolvem melhor entre março e julho. Com o advento de pequenas raízes brancas, as plantas são movidas para pequenos vasos. No início, eles são cobertos com uma garrafa de plástico ou lata. Após a adaptação, o transbordo é realizado em contêineres maiores. Para obter arbustos ramificados, os brotos devem ser beliscados várias vezes.

Segredos

Em casa, a principal dificuldade em cuidar do clerodendro é criar condições confortáveis ​​próximas à natural.
Iluminação: A planta adora luz difusa por 12 a 14 horas por dia. Pode ser colocado nas profundezas da sala sul ou no parapeito da janela oriental (ocidental). Ao meio-dia, é necessário sombreamento. Na janela norte da luz, o clerodendro não é suficiente e os phytolamps terão que ser usados. Você não pode esperar por flores sem ele.
Temperatura: Clerodendrum são plantas com um período adormecido pronunciado. De abril a novembro, a temperatura ideal do ar é + 20 a + 25 ° C. Em dias muito quentes, você precisa ventilar a sala com mais frequência ou colocar uma flor ao ar livre, mas proteja-a de correntes de ar. No inverno, você precisa fornecer à planta um conteúdo fresco (cerca de + 15 ° C).

Umidade: Alta umidade é vital para a planta. Deve ser pulverizado várias vezes ao dia, banhe-se regularmente e limpe as folhas com um pano úmido. Para procedimentos de água, é utilizada água bem purificada e assentada, para que não apareçam manchas feias nas folhas. No inverno, o clerodendrum deve ser colocado o mais longe possível dos aparelhos de aquecimento.

Clerodendro-Vermelho no Vaso
Clerodendro-Vermelho no Vaso

Rega: As flores de interior precisam de rega regular, mas moderada. Ao mesmo tempo, uma pequena porção de água macia à temperatura ambiente é despejada no solo. Na primavera e no verão, apenas o solo superficial deve secar. No inverno, a terra pode secar metade, mas não mais.

Adubo: Clerodendrum é fertilizado de março a floração três vezes por mês. Uma solução de um fertilizante complexo mineral destinado a plantas com flores é derramada no solo.

Transplante: O sistema radicular do clerodendrum é bastante frágil, portanto o transplante é realizado pelo método de transbordo. Para o rizoma da raiz, é necessário um pote profundo. No fundo, há uma camada de drenagem de 4-5 cm feita de fragmentos de tijolo vermelho, seixos ou argila expandida.

Poda: Mesmo em condições ambientais, a planta pode atingir tamanhos impressionantes. Felizmente, tolera bem a poda e pode assumir qualquer forma (arbusto, árvore ou videira flexível). Na primavera, corte um terço do comprimento das hastes e aperte as pontas dos brotos. O uso da poda também ocorre no fato de as flores florescerem em brotos jovens. O material resultante é conveniente para uso em estacas.

Possíveis Dificuldades

O Clerodendrum possui excelente imunidade e é extremamente raro, com cuidados inadequados prolongados, sofre de doenças fúngicas. Outras doenças não têm medo dele. Dos parasitas, a planta é atacada por um ácaro e mosca branca. Na maioria das vezes, os insetos se reproduzem quando o ar está muito seco. Os inseticidas modernos ajudarão a se livrar deles rapidamente. O processamento é realizado em lotes de 2-3 vezes, com um intervalo de 4-7 dias.

Clerodendrum no Jardim
Clerodendrum no Jardim

Às vezes, a aparência do clerodendrum se torna insatisfatória devido a erros no tratamento:

– as folhas ficaram amarelas e murchas – rega insuficiente;
– manchas acastanhadas na folhagem – queimaduras solares;
– as folhas secam da borda e caem junto com os brotos – o ar está muito seco;
– brotos – falta de iluminação.

Às vezes, os cultivadores de flores não podem esperar por botões perfumados no clerodendrum por um longo tempo. A falta de floração é geralmente associada a um período de dormência indevidamente organizado (inverno quente). Além disso, a falta de fertilizantes ou um excesso de fertilização nitrogenada pode se tornar um problema. Só é necessário transplantar a flor no solo correto, e no inverno ela deve ser mantida por vários meses a uma temperatura de + 12 a + 15 ° C e, no início da primavera, os primeiros brotos serão perceptíveis.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *