Home / Animais / O Que A Tatuagem De Carpa Significa? Significado Para Japoneses

O Que A Tatuagem De Carpa Significa? Significado Para Japoneses

Você conhece as carpas? Talvez você não conheça, ou não se lembre, porém já tenha visto em algum lugar. É capaz de ter até consumido algum dia. As carpas são peixes. É uma espécie muito importante e venerada na cultura japonesa, e muito apreciada por algumas pessoas. Não é um peixe comum, possuem diversos significados e muito valiosos. Seu valor e seu significado é o que leva algumas pessoas a tatuarem esses animais em seus corpos. Entenda mais.

Carpas: Significado Para Os Japoneses

As carpas são peixes originais da Ásia. São muito comuns no Oriente. Existiam, antigamente, diversos lagos dentro das plantações de arroz do Japão. Lá eram criadas as carpas. Porém esses peixes eram somente para consumo, e seu corpo era simplesmente cinza e cintilante. Através do cruzamento das próprias carpas dos lagos, os japoneses notaram diversas cores vividas e chamativas nesses peixes. Foi então que começou o cruzamento genético e injeção de hormônio para formar novas espécies com novas cores.

A carpa mais valiosa para os japoneses é a carpa branca com um círculo vermelho em sua cabeça. Isso também porque ela simboliza a bandeira do Japão.
As carpas realmente têm um forte laço com a cultura japonesa. São animais importantíssimos, e chegam a ser até homenageados numa data específica no Japão.

Existe uma lenda japonesa sobre as carpas. Ela diz sobre esses peixes que deveriam subir a correnteza de um rio, até que chegassem em uma montanha. Para isso, eles deveriam lidar com diversos obstáculos como a correnteza, cascatas, pedras, entre outros. Para isso, ela deveria usar de sua força, estratégia e foco. Segundo a lenda, a carpa que alcançasse o topo da montanha se tornaria um dragão.

Essa lenda é base para um outro pensamento. Quando uma carpa está nadando contra o rio, significa os objetivos que ainda devem ser alcançados. Quando uma carpa é vista descendo o rio, significa os objetivos que já foram alcançados.

Tatuagem De Carpa: O Que Significa

A partir desses fortes significados, algumas pessoas tatuam esse peixe em seus corpos. A decisão de tatuar uma carpa pode ser muito forte. Isso porque normalmente já se entende que a tatuagem será grande, muito detalhada, com cores fortes e chamar ativas.

Existem, com certeza, pessoas que tatuam simplesmente pela beleza do desenho e pela beleza do peixe. Porém a maioria das pessoas são cientes de seu significado e acreditam nele. O significado da tatuagem segue o significado do rio. Portanto uma carpa tatuada para cima significa os objetivos que precisam ser alcançados e as tatuadas para baixo significam as metas que já foram cumpridas.

Além desse significado da tatuagem de carpa, há outro que pode significar prosperidade e alegria, assim como a sua criação e lagos ornamentais. Muitas pessoas também criam essas carpas afim de decoração. Essa criação também pode significar a felicidade e prosperidade.

Esses são os significados principais, algumas pessoas também acreditam nos significados definidos através das cores tatuadas.

  • A coloração azul pode significar fertilidade, reprodução, vida e propósito.
  • A coloração preta pode significar um obstáculo muito difícil que foi vencido. Portanto, mesmo que ela simboliza o momento triste, significa superação desse momento.
  • A vermelha é a mais comum, isso também por causa da popularidade das cartas vermelhas. Essa cor pode simbolizar amor, foco, persistência e coragem.

Não somente orientais procuram por essas tatuagens e significados. Muitos apreciadores da cultura, ou apreciadores das próprias carpas procuram tatuagens com esses peixes.

Características Das Carpas

Carpas são peixes de água doce. Existem espécies que chegam a 1 metro de comprimento, apesar de serem raras. A coloração base de uma carpa é cinza, cintilante e prateado. Como já citamos, o constante cruzamento entre as carpas formou diferentes cores e padrões. Seu corpo contém escamas, barbatanas, olhos e sua boca rodeada de bigode. Portanto, visto no aquário, pode ser confundida, ou comparada a qualquer outro pra outro peixe. Porém, quem sabe distinguir, reconhece o valor de uma carpa.

As carpas são animais ovíparos, isso quer dizer que a mãe bota seus ovos, e o macho os fertiliza. Tudo isso acontece fora do corpo da mãe. Quando os ovos estão prontos desenvolvidos os pais podem chegar a come-los, por isso, de milhares de ovos colocados, são poucos os que realmente permanecem e geram filhotes.

Variedades de Carpas Comuns
Variedades de Carpas Comuns

Assim como a impressão digital nos humanos, o desenho, cores e padrões das carpas são únicos. É impossível encontrar uma igual a outra. Isso faz com que sejam ainda mais apreciadas e valorizadas.

São animais muito inteligentes, se adaptam com o local em que estão com muita facilidade. Uma curiosidade interessante é que, se a carpa for criada num pequeno aquário, seu tamanho será menor, mas se for criada grandes tanques ou lagos, seu tamanho será maior. Essa capacidade de adaptação também é considerada uma grande lição para os japoneses.

Eventos e Premiações

Em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, existem organizações que promovem premiações para as carpas e seus cultivadores.

Esse mercado, é sobre ornamentação e decoração. Portanto a carpa mais bonita, melhor padronizada, e mais pura recebe as melhores premiações.

Foto de uma Linda Carpa
Foto de uma Linda Carpa

Uma das mais raras é a branca com o círculo vermelho na sua cabeça. É também uma das mais caras. Porém, se uma carpa for branca com círculo vermelho em sua cabeça, mas tiver alguma mancha preta já não é tão valiosa assim. Assim é segue a premiação da capa mais bonita.

Por isso existe em muitos lugares os criadores de carpas. Pessoas que providenciam lagos, tanques e aquários tudo na nas melhores condições para o crescimento, desenvolvimento e cruzamentos das carpas até que se consigam carpas vencedoras.

As carpas não vencedoras também não são descartadas. Apreciadores reais de carpas, criam também pelo seu significado e pela sua companhia. Afinal, esses peixes são muito inteligentes e muito sociáveis. Eles criam um relacionamento e um laço afetivo com o dono.

A criação de carpas não é uma tarefa fácil. Pode exigir muito espaço, tempo e custo. É necessário que você tenha um local muito grande para o crescimento e desenvolvimento livre desses animais, também é preciso que mantenha esse local limpo. Pois as doenças podem matar os peixes, e é muito difícil de serem tratadas. Com alguns cuidados e estudos é possível criar, ornamentar lagos, comercializar e ate participar de premiações.

Veja também

Marreco Voa Alto? Qual Altura Eles Podem Chegar?

As aves podem ser de variados tipos, com muitas diferenciações entre si. Porém, há algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *