Home / Plantas / Barba de Serpente: Preço, Diâmetro e Jardim Vertical Com Fotos

Barba de Serpente: Preço, Diâmetro e Jardim Vertical Com Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre a barba de serpente, também conhecida pelo nome científico Liriope muscari, planta nativa da Ásia e também uma espécie herbácea. Popularmente conhecida por outros nomes como grama de macaco ou grama de borda. Ela é muito parecida com grama, mas possui flores com coloração lilás.

Preço Barba de Serpente

O preço pode variar bastante, algo em torno de R$15,00 por duas mudas, mas em grandes quantidades compensa bastante. Você pode encontrar em casas especializadas ou pela internet através do mercado livre.

Diâmetro da Barba de Serpente e Demais Medidas

O diâmetro da barba de serpente é de 0,7m.
Essa espécie dura o ano inteiro, tem aparência de grama e cresce bastante algo em torno de 30 a 45 cm no total de altura, suas folhas são verdes escuras viçosas e brilhantes e possuem cerca de 1,3cm na largura. Elas vão se espalhando devagar e podem cobrir um espaço aproximadamente de 30cm, mas pode ficar tranquilo que elas não se espalham como pragas de forma agressiva, isso acontece lentamente. Possui suas raízes bem fibrosas.

Flores da Barba de Serpente

Essa planta possui pequenas flores, elas são bem bonitas e chamam a atenção, pois seu formato de espiga é diferenciado, elas ficam em pé e enfeitado com uma porção caprichada de flores que podem ser lilás ou brancas que se sobressaem especialmente no verão.
Elas são parecidas com as flores do jacinto de uva, no seu formato, mas possui uma cor mais viva e variadas.

Paisagismo Com Barba de Serpente

A barba de serpente é muito utilizada pelos paisagistas, pois são muito bonitas e resistente. Você com certeza já viu por aí enfeitando casas , cobrindo caminhos, margeando calçadas, guiando trilhas e muito mais. Elas ficam lindas espalhadas pelo chão. Além de tudo é uma planta que não é difícil de ser cultivada, assim fica muito mais fácil trabalhar com ela, ela é muito usada no paisagismo na região do sudeste dos Estados Unidos e em outros locais com clima temperado.

Jardim Vertical Com Barba de Serpente Fotos

Assim como no solo a barba de serpente fica linda em jardins verticais, dão um aspecto único. Fica lindo e muito charmoso, pode usar e abusar dessa planta desse jeito que o sucesso é certo.

Cuidados Especiais Com a Barba de Serpente

Se você se animou de ter uma dessas na decoração da sua casa, acompanhe o texto até o final e confira nossas dicas especiais para que você cuide corretamente dessa espécie e a mantenha sempre vistosa e bonita.

Como Cultivar Barba de Serpente

A principal dica é com relação ao solo, ele deve estar bem preparado e ser fértil, um bom sistema de drenagem também vai auxiliar a não juntar muita água na planta. Isso é uma dica muito importante, se a drenagem não funcionar você pode acabar apodrecendo as raízes da sua planta trazendo doenças ou matar a planta. É uma planta resistente ao frio, mas recomendamos que você a coloque em um local em que ela pegue sol e também um pouco de sobra. Você pode utilizá-la em canteiros ou em jardineiras e também em vasos.

Rega e Utilização de Fertilizante na Barba de Serpente

A periodicidade de rega recomendada é de 10 em 10 dias já que ela não necessita de muita água e nem pode ficar encharcada. Não esqueça de adubar o solo, compre fertilizante mineral para ajudar sua planta a ficar mais forte. Ela vai crescer bonita e saudável, quando chegar o outono é natural que algumas folhas já estejam feias e precisam ser retiradas para não atrapalhar no desenvolvimento.

Período de Floração da Barba de Serpente

As suas folhas são verdes escuras, são bem bonitas e chamativas. As flores aparecem no verão, elas são bem pequenas e muito delicadas e de uma coloração que podem ser brancas ou roxas. Depois desse período no lugar das flores aparecer pequenos frutos ovais.

Com essas dicas de como cultivar a barba de serpente não tem como errar, elas certamente serão saudáveis e bonitas. Procure já para adquirir a sua para iniciar seu cultivo.

Semente de Barba de Serpente

Você deve estar se perguntando porque não sugerimos o plantio de sementes para ter sua planta. A verdade é que plantar uma muda é a forma mais fácil de cultivar barba de serpente e você vai entender o motivo. Diversos fatores dificultam que a planta se reproduza através de suas sementes. A polpa possuem alguns compostos que atrapalham a sua germinação, para que ela aconteça é necessário que esses compostos sejam removidos. Outro fator é que as sementes não estão prontas logo que o fruto fica maduro, ele precisa de mais tempo para atingir a maturidade. Você pode semear essas sementes sem a polpa no solo no começo do outono, mas saiba que o processo será bem lento. A única maneira de acelerar esse processo é a estratificação que a separa em partes, elas ficarão em um ambiente úmido, quente e escuro por cerca de oito semanas. Assim é possível alcançar uma germinação normal.

Problemas e Doenças da Barba de Serpente

Agora vamos citar alguns possíveis problemas que você pode ter com a sua planta. Pela experiências de tanto tempo de cultivo dessa planta não foram relatados doenças muito graves ou pragas sérias na barba de serpente. O problema mais comum talvez seja o aparecimento da raiz causado pelo excesso de água não drenado de forma correta. Existe um fungo chamado de antracnose que podem causar algumas manchas vermelhas nas folhas, mas nada grave. Também a ocorrência de alguns insetos no verão podem causar as mesmas manchas nas folhas, as pragas mais conhecidas mas não muito recorrentes são os caracóis e as lesmas.
São plantas com pouco valor na natureza relata algumas pessoas, por isso são tão utilizadas em paisagismos não causando problemas sérios ao ecossistema.

 

Veja também

Saiba Mais Sobre o Capim Cost Cross

Como Plantar o Capim Cost Cross ?

Criar pastagens de capins e gramíneas é a alternativa mais econômica para alimentação de caprinos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *