Home / Plantas / Jasmim dos Poetas Não Floresce: O Que Fazer? Como Resolver?

Jasmim dos Poetas Não Floresce: O Que Fazer? Como Resolver?

Cultivar plantas pode ser uma tarefa extremamente divertida e também muito interessante, já que é um hobbie que tende a deixar as pessoas mais calmas, praticarem o slow living e ao mesmo tempo produzirem algo que (literalmente) dará frutos no futuro.

Porém, como nem tudo são flores (o artigo está cheio de trocadilhos) a verdade é que algumas espécies podem acabar por dar alguns problemas durante o cultivo, e por isso é muito importante que nesses casos você saiba exatamente como lidar com tudo para que o crescimento da planta não pare e o seu jardim fique cada dia mais bonito.

A espécie chamada de jasmim dos poetas é conhecida no Brasil como uma planta que pode dar alguns problemas durante seu cultivo, como por exemplo a parada no processo de florescimento, que literalmente faz com que as flores parem de crescer.

Porém, nem sempre as pessoas sabem como resolver esses problemas e se faz necessário estudar um pouco mais sobre o assunto para conseguir manter o seu jardim ou apenas a sua planta bem saudáveis por um maior tempo.

Portanto, neste artigo vamos falar sobre a jasmim dos poetas de maneira mais específica para que você saiba exatamente o que fazer e como resolver a situação da melhor maneira possível.

Jasmim dos Poetas não Floresce – Motivo 1

Antes de aprender o que você deve fazer para a planta florescer, é essencial que você saiba exatamente por qual motivo ela não está florescendo, e nesse caso podemos listar dois motivos principais que acabam interrompendo esse processo.

Podemos dizer que o primeiro motivo basicamente é a falta de poda da sua planta. Sabemos que no dia a dia nem sempre temos tempo de sobra para ficar podando a planta, e às vezes nem parece que ela realmente precisa ser podada.

Hora Certa da Poda do Jasmim dos Poetas
Hora Certa da Poda do Jasmim dos Poetas

Porém, a grande verdade é que você deve estudar um pouco mais sobre a sua planta para entender quando ela precisa ser podada e quanto não precisa, já que dessa maneira ficará mais fácil de resolver esse problema.

Basicamente, podemos dizer que a jasmim dos poetas necessita de poda porque o excesso de galhos secos e folhas antigas impedem o processo de aeração natural do solo, e dessa maneira ele começa a se tornar mais pobre e, consequentemente, faz com que as plantas não possuam nutrientes o suficiente para crescer.

Portanto, agora você deve ir avaliar a sua planta e perceber se ela precisa ou não ser podada. Caso ela tenha sido podada recentemente, o problema que ela apresenta pode não ser com a poda, mas sim o que apresentaremos a seguir.

Jasmim dos Poetas não Floresce – Motivo 2

Nem sempre o problema com a sua jasmim dos poetas será por conta da poda. Esse é o fator mais comum, mas não significa que é o fator mais importante.

Jasmim dos Poetas - Faça Florescer
Jasmim dos Poetas – Faça Florescer

Basicamente, podemos dizer que um outro problema muito comum é o esgotamento dos substratos do solo. Isso significa que com o passar do tempo a planta vai absorvendo todos os nutrientes desse substrato e ele acaba por perder a sua capacidade de nutrição.

A verdade é que nesse caso pode ser mais difícil de perceber o problema da sua planta justamente porque é algo que está interno no vaso, mas se o problema não for o que explicamos no tópico anterior, há grandes chances de o problema ser esse.

Para resolver isso você precisará retirar um pouco mais de tempo para o processo e também precisará comprar um novo substrato, mas não é nada tão difícil de se fazer assim, e por isso você deve fazer o mais rápido possível para que sua planta continue crescendo.

Motivo 1 – O que Fazer?

Caso você tenha percebido que o problema da sua planta realmente é a falta de poda, uma excelente maneira de resolver o problema é podando a planta de maneira bem simples e vendo como ela reage com isso.

Basicamente, você precisará de uma tesoura própria para a poda de plantas, já que muitas pessoas utilizam tesouras comuns e acabam por estragar a espécie justamente porque essas tesouras não são próprias para isso.

Após ter a tesoura, pegue a planta e basicamente corte todos os galhos secos e folhas queimadas ou secas, a poda deve ser profunda e assim você deve deixar a planta como se fosse novinha.

Planta Jasmim dos Poetas
Planta Jasmim dos Poetas

Dessa maneira, por meio da poda profunda você conseguirá fazer com que o processo de aeração do solo volte a ser feito e, ao mesmo tempo, também fará com que a planta pare de levar nutrientes para locais desnecessários (nesse caso para os galhos secos e folhas falhas).

Portanto, faça esse processo sempre que achar que a sua planta está com um certo excesso de matéria seca e velha, já que assim você poderá garantir para a espécie uma nutrição bem mais eficaz e, consequentemente, um crescimento mais eficaz também.

Motivo 2 – Como Resolver?

Como você já deve ter percebido, a verdade é que o motivo 2 pode ser considerado bem mais difícil de ser resolvido, já que não basta podar a planta mas também fazer um novo vaso para que ela consiga se desenvolver da melhor maneira possível.

Nesse caso, recomendamos que você tente a explicação anterior e se não funcionar então é o momento de colocar em prática esse novo método.

Como já dissemos o problema pode ser causado por conta do esgotamento do substrato da planta, e por isso basta que você crie um novo vaso utilizando o mesmo substrato ou um outro que seja específico para a jasmim dos poetas e então coloque a terra que você já costuma usar.

Pronto! Dessa maneira a sua planta terá um substrato novinho para utilizar e se fortalecer, de maneira que o crescimento dela voltará a ocorrer e o seu jardim ficará muito mais bonito.

Depois de ler esse artigo recomendamos que você analise bem a sua planta e então perceba por qual dos dois motivos ela pode estar sem florescer. Após isso, coloque em prática nossa explicação e depois venha nos contar quão linda ela ficou com o tempo!

Confira também: Tipos de Flor Amor Perfeito – Espécies com Nomes, Cultivo e Fotos

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Um comentário

  1. Excelente artigo! Da primeira vez eu fiz a 1a opção e deu super certo, ela se desenvolveu bastante! Não voltou a florir, mas o verde se expandiu! Agora, cerca de 8 meses depois, as pontas das folhas começaram a ficar amarelas e as raizes começaram a se superficializar entao aumentamos a área plantada e colocamos mais substrato (flores e folhagens da biomix + terra + areia fina) e NPK 101010.
    Só que agora as folhas com pontas amarelas só pioram , inclusive nos brotos jovens… Dessa fez só podei as áreas secas, unas 20 dias antes da troca de substrato. Será que devo reduzir tb a área verde? Será que foi excesso de adubação e queimou as raízes?? Podem me ajudar por favor??!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.