Home / Plantas / Como usar o Gengibre para Garganta Inflamada?

Como usar o Gengibre para Garganta Inflamada?

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje você irá conhecer o Gengibre e seus principais benefícios para tratar gargantas inflamadas, e outras doenças.

Conhecerá mais sobre o mundo dos vegetais e as características gerais da Mangaratiba. Quer saber qual vegetal é este? Descubra logo abaixo.

Os Vegetais

Para que você conheça e entenda melhor sobre o Gengibre e suas características, é necessário que antes você conheça e entenda um pouco mais sobre o mundo Vegetal.

Também chamado de Reino Plantae, o Reino Vegetal é composto por dois grupos distintos que se dividem entre os: seres clorofilados e os seres autótrofos.

O primeiro grupo é composto por organismos que  se alimentam através da fotossíntese, enquanto os seres do segundo grupo produzem seu próprio alimento.

Sendo considerados a base da cadeia alimentar, os vegetais no qual nos alimentamos todos os dias em nossas casas, são plantas e suas folhas.

Existentes a aproximadamente há 500 milhões de anos, elas são descendentes diretas das algas marinhas.

Normalmente as plantas são divididas em:

  • raiz;
  • caule;
  • folha;
  • flor;
  • fruto.

Em algumas espécies e famílias de plantas, esta estrutura pode se alterar. Um exemplo disto, são as famílias de Gimnospermas que não possuem flores e frutos.

Planta Gengibre Orgânico
Planta Gengibre Orgânico

O Reino Vegetal é dividido em 4 classes:

  • Angiospermas: líder no número de espécies, conhece-se hoje 200 mil espécies  delas. Elas possuem uma grande variedade em relação ao seu formato e tamanho, sua reprodução é sexuada;
  • Pteridófitas: a maioria de suas espécies tem como habitat lugares úmidos, sua reprodução passa por uma fase sexuada e uma fase assexuada. Existem mais de 10 mil espécies desta classe no Brasil;
  • Gimnospermas: em sua maioria, estas plantas são arbustos ou árvores com grande variedade de tamanho. Existem há mais de 350 milhões de anos;
  • Briófitas: assim como a classe das Pteridófitas, estas plantas possuem uma fase sexuada e outra assexuada. Seu habitat se encontra em lugares úmidos e elas não recebem luz direta do Sol.

Agora que você aprendeu e entendeu um pouco mais sobre o mundo do Reino Vegetal, que tal conhecer o Gengibre e como utilizá-lo para curar garganta inflamada?

O Gengibre

Conhecida como Mangaratáia e Mangaratiba, seu nome científico é Zingiber officinale.

Participante da família das Zingiberaceae, a origem deste vegetal se dá na índia, China e a Ilha de Java que se encontra na Indonésia.

Ele possui flores tubulares, folhas verde escuras, caule grosso e chega a medir até 1 metro de altura. Conhecido a muito tempo como erva medicinal, o Gengibre foi introduzido ao Brasil por volta do séc. 16.

De raízes suculentas, este vegetal é muito utilizado como remédio natural, contudo ele também é usado dentro do mundo culinário dentro de receitas de doces e como tempero.

Graças a suas propriedades, o Gengibre é ótimo para auxiliar a prevenir e lutar contra algumas doenças, como para gripe, vômitos e garganta inflamada, na qual você conhecerá logo adiante.

Gengibre para Garganta

Garganta inflamada pode gerar sintomas chatos como: tosse seca, desconforto e dor na garganta, mau hálito, entre outros.

Porém, o Gengibre pode te salvar desse grande incômodo que pode ser, ter a garganta inflamada.

Esta planta, é rica em antivirais que expulsam o muco existente no corpo e  alivia as dores nas articulações da garganta.

Ele é anti-inflamatório, anti bactericida, aumenta a oxigenação  dentro das células e limpa o corpo de toxinas, curando seu corpo e auxiliando na cicatrização de sua garganta.

A maneira mais comum de utilizar o Gengibre de forma medicinal, é através de seu chá. O chá de gengibre é feito da seguinte forma:

Para prepará-lo será necessário:

  • Um pedaço de Gengibre;
  • 1 xícara e meia de água para cada pedaço de Gengibre;
  • açúcar a gosto.
Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

Modo de preparo:

  1. Deixe a água ferver;
  2. após a água estar fervida, adicione o Gengibre a água e aguarde entre 5 e 10 minutos;
  3. seu chá está pronto para ser tomado.

Outros Benefícios do Gengibre

A Mangarataia também possui outros ótimos benefícios para a saúde humana, dos quais são:

  • Auxilia no emagrecimento: é considerado um ótimo acelerador natural de metabolismo, além de aumentar a temperatura do corpo e a queima de gordura corporal;
  • reduz náuseas: o Gengibre tem grande capacidade de diminuir náuseas e vômitos, sendo considerado um bom remédio para mulheres grávidas que passam por estes problemas;
  • de acordo com o Extra Globo, ele auxilia no tratamento de pessoas com Parkinson e Alzheimer protegendo neurônios através de suas capacidade anti-inflamatórias;
  • diminui problemas respiratórios: ele é um ótimo descongestionante, limpando o muco que se encontra dentro das vias respiratórias e diminuindo tosse, sintomas de gripe e até mesmo sintomas de bronquite;
  • auxilia na luta contra diabetes: o Gengibre é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue, de acordo com este texto da Uol;
  • auxilia durante a menstruação: seu consumo durante o período menstrual, diminui a quantidade de fluxo de sangue e cólicas.

Se quiser saber mais sobre os benefícios do Gengibre, acesse este artigo do Mundo Boa Forma.

Cultivando seu Próprio Gengibre

Para você que leu este texto até aqui, se interessou pelo assunto e está disposto(a) a cultivar Mangaratiba em casa, esta parte do texto foi feita justamente para vocês.

Uma ótima dica para seu cultivo, é: ao escolher o Gengibre que irá plantar, escolha um com pele firme e que não aparente estar muito velho.

Logo após é só deixar o pedaço escolhido de molho por 2 dois dias até que seus brotos aparecem.

Ao plantá-lo, é bom lembrar de colocar seus rizomas para cima e deixá-lo em um vaso com no minimo,  5 centímetros de profundidade.

Para saber mais, acesse este texto do Blog Plantei.

Conclusão

Olá, durante o artigo de hoje você conheceu o Gengibre e seus benefícios para garganta inflamada.

Você conheceu uma de suas receitas de chá para tratar tanto dor de garganta; como também, para tratar cada um dos problemas mencionados durante o texto, como a gripe e náuseas.

Se você gostou do artigo de hoje, permaneça em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *