Home / Animais / Como é a Picada de Pulga?

Como é a Picada de Pulga?

Pulgas são um tipo de inseto bem pequeno, com aproximadamente um centímetro de comprimento. Elas não possuem asas, mas as longas patas traseiras se projetam para saltar. Quase imperceptíveis, sua reprodução é rápida e frequentemente pode viver em tapetes e tecidos. E aí? Sabendo que é um animal incômodo, você já pensou como é a picada de pulga?

Animais e humanos estão sempre correndo risco de serem atacados por esses insetos tão chatos. Suas pequenas “mordidinhas” causam coceiras e até mesmo dores. Além do mais, as pulgas comumente também podem transmitir doenças, que mostram sintomas com grau de intensidade menos ou mais intenso.

Possuir bichos de estimação amplia a chance de infestações, mas não é somente este grupo de pessoas que está sujeito a isso. Esses animais podem entrar em quaisquer locais por meio de tecidos ou pelos. Uma vez dentro, seu ciclo reprodutivo rápido faz com que eles se tornem o que chamamos de pragas infernais.

Este artigo abordará tudo o necessário sobre como é a picada de pulga, o que inclui como identificar e tratar. Também você poderá encontrar conselhos acerca da manutenção da casa e dos animais para ficar livre desses insetos.

Como é a Picada de Pulga?

Para você entender como é a picada de pulga é preciso ir bem a fundo aos sintomas e aparência. Geralmente as mordidas ocorrem como aglomerados de crostas pequenas. Em determinados casos pode ser mais grave e formar feridas.

Nos seres humanos, os membros mais comuns onde se veem as consequências da infestação são:

  • Ao redor dos pés;
  • Pernas;

Se não controladas, as pulgas são capazes de se espalhar por todo o corpo, bem como morder em quaisquer locais. Isso ocorre especialmente nos indivíduos com densas áreas de pelos no peito e nas pernas.

As mordidinhas serão extremamente pequenas, com um ponto vermelho central. Por isso, em determinados animais, é bem difícil identificar a presença do inseto, se não verificado com atenção.

Por várias vezes, não são produzidas reações aparentes, passando despercebido. Por isso, sabendo como é a picada de pulga, deve-se prestar muita atenção nos menores sinais.

Cachorro Com Pulga
Cachorro Com Pulga

Fatos Sobre a Picada da Pulga

  • As pulgas principalmente se alimentam de animais e não de humanos. Entretanto, podem nos mordiscar e infectar;
  • Elas, em geral, são difíceis de retirar de casa, sobrevivendo por muito mais que 100 dias longe de um hospedeiro;
  • Picadas de pulgas desencadeiam reações alérgicas, entretanto, muitas vezes não têm impactos sérios na saúde de um indivíduo;
  • Essas “mordidinhas” normalmente são bem pequenas, com a mancha central vermelha, comumente surgindo nos grupos de 3 ou 4;
  • Em vários casos, bolhas passam a se formar em cima das picadas, aumentando de tamanho conforme se coça;
  • É preciso limpar regularmente os móveis, pisos, roupas de cama, assim como rodapés, para que haja redução dos riscos de infestação por esses insetos.

Como a Pulga Pica os Seres Humanos?

Picada de Pulga no Braço
Picada de Pulga no Braço

Os seres humanos costumam ser opções secundárias em se tratando das picadas de pulgas, uma vez que não são considerados bons hospedeiros. Nos tornamos alvos dos insetos adultos famintos somente quando estes não encontram o animal ou um outro hospedeiro que seja mais adequado.

Se uma criança ou adulto se aproxima da pulga adulta que acaba de emergir de seu casulo, pode se tornar a opção primordial para sua refeição.

Sintomas da Picada

Para saber como é a picada de pulga, preste atenção nos sintomas. Grande parte dos indivíduos não desenvolve nada visível. E, em geral, esse inseto não carrega doenças.

Crianças, bem como pessoas alérgicas têm a chance de ter uma alergia bem ruim. Entre os piores sintomas podem ocorrer inchaços e coceiras. A pele tende a se irritar e dolorir ao redor de onde foi mordido. Às vezes, também aparecem urticárias e erupções cutâneas. Coçar as mordidas pode ocasionar infecções secundárias.

Em boa parte dos casos, as pulgas se mostram um incômodo, indicando infestações domésticas que precisam ser tratadas. Contudo, não causam sintomas graves.

As Complicações

Agora que você já sabe como é a picada de pulga, deve saber como ocorrem as piores complicações. Há duas principais que são: infecções secundárias e reações alérgicas.

Se a pessoa é mordida e começa a mostrar os sintomas a seguir, ela deve procurar atendimento médico imediatamente:

  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço nos lábios ou rosto;
  • Inchaço nas glândulas;
  • Náusea;
  • Dor extrema;
  • Vermelhidão excessiva.

Em vários casos, as pulgas podem transmitir doenças, como:

  • Tifo;
  • Dermatite;
  • Verminose;
  • Virose;
  • Entre outras.

Pulgas, Percevejos e Mosquitos

Mosquito
Mosquito

É importante distinguir picadas de pulgas de picadas dos outros insetos. Vários indivíduos ficam preocupados com um só animal, mas esquecem dos outros. Isso é um erro, já que a confusão pode causar ainda mais problemas. Dessa forma, diferenciando as mordidas destes parasitas comuns, evita-se o mal e é possível tratar o sintoma certo, bem como sua infestação.

A picada da pulga aparece como pequenos inchaços vermelhos cercados por pequenas manchas na pele inflamada. Já a picada do percevejo será mais parecida com a de um mosquito. Sua área de abrangência do corpo é maior, elevada e irritada. Entretanto, as mordidas de mosquito tendem a crescer mais, não possuindo padrões.

Picadas do mosquito ocorrem especialmente à noite ou ao pôr do sol. Uma pulga morde a qualquer momento. Devido ao seu habitat, os percevejos produzirão picadas intermitentes. Estas podem coçar mais e parecer ainda mais inflamadas.

Mas, como é a picada de pulga comparada aos outros insetos? A das pulgas geralmente ocorre em grupos pequenos na pele onde está mais facilmente acessível. Ela pode morder todas as partes do corpo, só que os pés e os tornozelos são os locais mais comuns.

A picada do percevejo tende a aparecer em padrões retos. Embora também mordam em quaisquer lugares, são mais prováveis de atacar ​o pescoço, rosto e braços.

Como é a Picada de Pulga e Seus Tratamentos

Os tratamentos das picadas de pulga variam de simples remédios caseiros a medicamentos disponíveis para compra sem receita ou online. Esses incluem:

  • Óleo da árvore do chá;
  • Medicamentos anti-histamínicos;
  • Cortisona;
  • Loção com calamina;

Para se evitar infecções secundárias, é importante tentar não coçar. Tratar esse problema de forma correta amenizará os sintomas. Em grande parte dos casos, a vermelhidão desaparece sem tratamento. Entretanto, agora tendo conhecimento sobre como é a picada de pulga, previna para não remediar.

Veja também

Mastim Tibetano

Qual a Raça de Cachorro que Parece um Leão?

Hoje vamos falar sobre uma raça de cachorro bem curiosa e muito incrível também Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.