Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Jasmim do Imperador: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Jasmim do Imperador: Raiz, Folhas e Caule

A Flor Jasmim do Imperador tem como nome científico Osmanthus fragrans ou osmanthus odoroso. Este é um arbusto sempre-verde que não possui grandes particularidades estéticas.

É uma planta de cobertura discreta com flores pequenas, mas que emana um perfume reconhecível pelo nariz, mesmo por pessoas inexperientes. O arbusto é pequeno e o crescimento é bastante lento.

Sua folhagem é oval, com um hábito bastante compacto e arredondado. Prefere o posicionamento em áreas muito iluminadas, de preferência em contato direto com os raios do sol.

É adaptável a um clima ameno, mesmo que tenha ressalvas contra invernos prolongados e ventos frios. No entanto, a planta precisa crescer em um local arejado. É conveniente plantá-la em uma parte do jardim mais movimentado, onde é possível obter prazer olfativo com seu cheiro. Em condições ideais, pode atingir uma altura de 5 a 6 metros.

Quer conhecer mais sobre a Flor Jasmim do Imperador? Então continue lendo até o fim.

Cultivando a Flor Jasmim do Imperador

A Flor Jasmim do Imperador prefere solos ácidos e um pouco arenosos, nunca impregnados com água, devido à umidade e podridão. Ela ama o sol e a exposição direta aos raios solares. A colocação em áreas sombreadas pode afetar a floração dos arbustos.

A poda leve é ​​recomendada para evitar que a planta assuma uma forma selvagem e incentive uma maior ramificação. É preciso ter cuidado com este jasmim, porque a folhagem é fornecida com espinhos.

Planta de Flor Jasmim do Imperador
Planta de Flor Jasmim do Imperador

A floração ocorre na primavera com flores brancas e às vezes é repetida no outono. É nesse momento que você começa a ver as primeiras pequenas flores alaranjadas que não se destacam por sua beleza, mas, por outro lado, deixa um perfume único.

Características da Espécie

O Jasmim do Imperador é uma planta nativa da Ásia, pertencente a um gênero que inclui 15 espécies de arbustos sempre-verdes. Este é um arbusto ou pequena árvore conhecido, apreciado e usado por suas virtudes aromáticas e medicinais há pelo menos 2000 anos.

O nome científico osmanthus deriva do grego. Assim, destaca sua característica peculiar de ter flores e folhas deliciosamente perfumadas.

Folhas, Flores e Frutos

As folhas da Flor Jasmim do Imperador são opostas e recortadas. Quanto às flores são pequenas, brancas, reunidas em cachos e aparecem no axil das folhas e no final dos galhos. Falando dos frutos desta espécie, eles são carnudos e ovóides de cor azulada.

Parasitas

Essa planta não está sujeita a ataques de parasitas, mas pode ser que tenha problemas com a cochonilha.

Irrigações

Para garantir um bom enraizamento, é preciso ser assíduo com as administrações, pelo menos nos primeiros 2 anos após a implantação.

Posteriormente, a planta se mostrará quase autônoma. Mesmo assim, ainda é preciso intervenção, de tempos em tempos, principalmente nos meses mais quentes. Isso vai estimular o crescimento e a floração.

Cuidado Cultural

São arbustos muito simples de cultivar e que não requerem manutenção constante, também graças ao crescimento lento.

Muads de Jasmim do Imperador
Muads de Jasmim do Imperador

Pode ser útil no outono espalhar adubo maduro abundante na área coberta pelo dossel. Já na primavera, um produto de liberação lenta específico para plantas verdes é essencial.

Poda da Flor Jasmim do Imperador

O Jasmim do Imperador tem crescimento moderado e, portanto, raramente precisa de intervenção desse ponto de vista. Você pode decidir com segurança não podá-lo.

Nos primeiros anos após o plantio, é absolutamente preferível abster-se de qualquer intervenção para permitir que a planta se adapte e comece a crescer.

O Crescimento do Jasmim do Imperador
O Crescimento do Jasmim do Imperador

Veja como proceder a partir do 3º ano, tanto em amostras únicas quanto em coberturas.

  • As variedades de flores da primavera (produzidas em galhos antigos) devem ser reequilibradas e limpas dos galhos danificados pelo frio imediatamente após a seca das gemas. Desta forma, a planta pode crescer novamente até o outono e florescer outra vez no ano seguinte;
  • Nos exemplares com floração tardia, é bom intervir no final do inverno, pois assim produzirão os brotos nos galhos desenvolvidos no ano atual. O ideal é reduzir o comprimento em 1/3, no máximo.

Características Gerais

O gênero Osmanthus inclui cerca de 50 espécies de arbustos ou árvores pertencentes à família Oleaceae, iguais à oliveira. Do ponto de vista da horticultura, as características peculiares são a folhagem persistente, a floração da primavera e do outono (nem sempre vistosa) e o poderoso aroma que libera no ar.

Existem variedades mais ou menos compactas: as dimensões finais podem ser atestadas de 40 cm a 4 metros. Portanto, é uma planta que se adapta a muitos usos e locais diferentes.

Em geral, é bastante resistente e adaptável em termos de necessidades de solo e água. Algumas espécies são bem delicadas no que diz respeito à exposição a baixas temperaturas.

Este arbusto é facilmente reconhecido graças às suas folhas persistentes, coriáceas e muito brilhantes. Alguns exemplares têm um aspecto mais suave, outros, em vez disso, têm entalhes e espinhos que os tornam muito semelhantes aos azevinhos.

As flores, coletadas em cachos ou panículas axilares ou apicais, são principalmente brancas ou alaranjadas. A produção da primavera ocorre nos galhos do ano anterior. O amadurecimento das frutas, também decorativas, ocorre por volta de outubro. Elas têm a aparência de bagas roxas a marrons, semelhantes a pequenas ameixas ou azeitonas, com um núcleo interno.

Uso das Flores

A Flor Jasmim do Imperador tem um aroma muito doce e persistente, semelhante ao do damasco. Na China, a tradição diz que ela é coletada e usada ​​para dar sabor a chá e biscoitos. No entanto, ela também encontra sua utilidade, dando um aroma agradável a decocções medicinais pouco saborosas.

Até as raízes e as cascas têm um uso saudável. Depois de fervê-las por um longo tempo, são úteis contra a inflamação, principalmente da garganta. As corolas, coletadas de manhã cedo, são muito procuradas pela indústria de perfumes, que produz essências muito caras.

Coleta e Conservação de Flores

As flores são coletadas assim que florescem, possivelmente no início da manhã. Elas devem ser secas em um local limpo, bastante arejado, mas longe do sol. Por conseguinte, é possível coloca-las em uma jarra hermética para ficar no escuro.

Flor Osmanthus Odoroso
Flor Osmanthus Odoroso

Gostou de conhecer as particularidades da Flor Jasmim do Imperador? Que tal ter algumas mudas plantadas em seu jardim? Certamente, o cheiro do ambiente será bem mais agradável.

Trepadeira Jasmim do Imperador

As plantas podem ter muitas variedades dentro de uma mesma espécie, o que faz com que haja inúmeras possibilidades de existência dessas espécies. Dessa forma, há muitas plantas que apresentam detalhes em comum, mas possuem nomes muito diferentes uns dos outros ou o contrário.

Esse é o caso do jasmim, um tipo de planta muito usado para a ornamentação de ambientes, que atrai a atenção pela forma como se destaca no jardim em meio às outras plantas.

Porém, há muitas variedades de jasmim e, assim, é natural que essas plantas tenham muitos detalhes semelhantes entre si. De toda maneira, dentre todas as variações de jasmim, que sempre possuem uma série de características visuais em comum, o jasmim do imperador apresenta bastante destaque. De flores brancas, tal como os outros exemplares de jasmim, a jasmim do imperador é originária da Ásia, mais precisamente da China.

A jasmim do imperador pode ser muito bem utilizado para a ornamentação e para o paisagismo, embora seja possível que essa flor também seja vista em algumas florestas primárias e secundárias da Ásia, livres no ambiente.

Em todo caso, o certo mesmo é que o jasmim do imperador pode muito bem dar um outro visual ao ambiente, melhorando muito o panorama geral do local. Uma boa forma de fazer uso desse tipo de jasmim, assim, é para atrair animais como borboletas e abelhas para o jardim, já que o aroma da jasmim do imperador é bastante atrativo e acaba por servir muito bem para tal objetivo.

Contudo, apesar de ser muito comum na China e de ter nascido no país, a verdade é que a jasmim do imperador logo se espalhou para todo o continente asiático, fazendo com que, atualmente, a planta já seja comum em grande parte de toda a Ásia. Países como Japão, Tailândia e Camboja já possuem inúmeros exemplares da jasmim do imperador em seus campos.

Flor Jasmim do Imperador
Flor Jasmim do Imperador

Folhas e Cuidados Com a Jasmim do Imperador

A jasmim do imperador é uma planta muito utilizada para a ornamentação de ambientes, o que torna essa planta uma verdadeira queridinha de quem deseja dar um brilho a mais no jardim. Contudo, para que a planta se mantenha bela, com flores brancas e em destaque, é necessário que algumas atitudes sejam tomadas corretamente.

No caso, é necessário, por exemplo, que a planta seja regada de maneira contínua ao longo dos primeiros 2 anos de vida. Depois desse período, a jasmim do imperador passa, naturalmente, a exigir menos água. Quanto às suas folhas, a jasmim do imperador as possui opostas, além de recortadas.

Os frutos costumam ter bastante carne, além da cor azul bastante forte, com as flores pequenas e brancas, reunidas em cachos sem cheios e bonitos. Um detalhe muito interessante sobre a jasmim do imperador é que essa planta até pode ser atacada por pragas e parasitas, mas isso é bastante raro e apenas acontece em algumas ocasiões anormais. Em linhas gerais, a jasmim do imperador acaba por ser bastante protegida contra os parasitas.

Características da Jasmim do Imperador

A jasmim do imperador pode até ser pequena, mas, quando em fase adulta, o mais normal é que essa planta tenha entre 4 e 12 metros de altura. Assim, é bastante comum que a planta seja forte e resistente, além de muito alta, o que faz com que o destaque dado à jasmim do imperador seja ainda maior. Isso porque, por ser grande e ter flores fortes, essa planta atrai bastante a atenção das pessoas. Ademais, as folhas da flor costumam ter de 7 a 15 centímetros de comprimento, caracterizando folhas grandes e preparadas para receber grandes quantidades de água.

O desenho das suas folhas, além disso, também torna a planta ainda mais preparada para escoar a grande quantidade de água que passa por essas folhas. Um detalhe interessante é que as flores da jasmim do imperador não são produzidas na primavera, quando mais se vê as plantas floridas e cheias.

Na verdade, a jasmim do imperador costuma dar mais flores no fim do verão, quase chegando no outono, se mantendo com flores até pouco antes do término do outono. Isso porque, no inverno, quando a estação é rigorosa, o mais normal é ver as flores deixando a jasmim do imperado, para a planta voltar a se recuperar a partir do verão.

Como é Cultivada a Jasmim do Imperador

A jasmim do imperador é uma planta original da Ásia e, como tal,começou a ser usada ainda naquele continente. Dessa forma, a principal maneira de utilização da jasmim do imperador na China e nos países ao redor, desde o seu descobrimento, sempre foi para a ornamentação. Assim, por ter um aroma doce perfumado, com cheiro que pode lembrar muito bem o pêssego, a jasmim do imperador sempre foi vista de maneira positiva pelas pessoas.

As flores da jasmim do imperador podem encaixar muito bem em qualquer tipo de jardim, seja como ponto focal ou ainda como acompanhante de outras plantas com mais destaque. O mais importante para esse tipo de planta é ser cuidada da forma correta, já que, em caso de ser bem tratada, a jasmim do imperador costuma crescer de maneira muito bela.

Ademais, a jasmim do imperador pode ser propagada a partir de sementes ou a partir de mudas, sendo que o mais comum é ver as sementes como forma de propagação dessa planta. Isso porque pode ser um tanto quanto complicado realizar o processo de produção das mudas, já que se faz necessário utilizar o método de estacas.

Uso da Jasmim do Imperador Na Medicina

A jasmim do imperador é uma planta muito bela, mas também possui outras formas de uso que não a sua aparência. Assim, o chá dessa planta é bastante utilizado na Ásia para o controle da menstruação irregular, o que pode causar uma série de problemas para as mulheres e atrapalhar bastante o bem-estar feminino.

Além disso, a jasmim do imperador também pode ser usada contra os gases intestinais, a partir do seu chá. O chá da planta, na verdade, é muito saboroso e possui um tom adocicado que agrada a muitos.

Veja também

Qual a Diferença de Salsinha e Cheiro verde?

Hoje vamos falar sobre esse tempero tão incrível e que está muito presente na casa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.