Home / Plantas / Hibisco: Benefícios e Malefícios Para o Homem

Hibisco: Benefícios e Malefícios Para o Homem

O hibisco é consumido principalmente em chá das suas folhas, ele está entre as plantas mais procuradas para uso medicinal. 

Ela apresenta uma série de benefícios para a saúde humana, desta maneira, deve ser consumida sempre que possível.

Claro, se não há nenhuma contra-indicação e se o seu organismo absorve bem as propriedades da planta. É um excelente aliado do nosso organismo, está esperando o que para fazer um chá de hibisco? 

Confira a seguir os principais benefícios do hibisco, e logo abaixo, apresentaremos as contraindicações e malefícios que o hibisco pode causar. 

Benefícios do Hibisco

Regula a Pressão Sanguínea

Esse talvez seja um dos benefícios mais importantes do chá de hibisco, ele é capaz de regular a pressão sanguínea e favorecer a saúde das artérias. 

Isso porque suas propriedades diminuem a pressão sanguínea e ainda reduzem os riscos de uma possível hipertensão. 

Então se você sofre com esses males, está na hora de experimentar o chá de hibisco. 

Protege o Fígado

Isso mesmo! Além de regular a pressão arterial, ele é um excelente protetor dos fígados, pois suas propriedades são ricas em antioxidantes e auxiliam a desintoxicação do corpo.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

Além disso, os antioxidantes aumentam a imunidade do corpo, protegendo de decorrentes doenças, pois conseguem “neutralizar” e inibir os radicais livres que podem agir no nosso corpo e causar diferentes males. 

Anti-Inflamatório

O chá de hibisco também é um ótimo anti-inflamatório capaz de combater diferentes doenças. Isso se deve às suas propriedades e ao ácido ascórbico presente na composição, ele também é rico em vitamina C. 

A vitamina C é vital para nossa saúde e para a proteção do nosso organismo, a vitamina C deve ser consumida ao menos 1 vez por dia. 

Digestão

O chá também auxilia na digestão, sendo consumido por diferentes pessoas após o almoço para melhorar a circulação sanguínea e ter uma digestão mais efetiva. 

Suas propriedades diuréticas ajudam a eliminar os males do nosso corpo através da urina e das fezes. 

Menstruação

Ele também é um excelente aliado contra as dores menstruais. suas propriedades auxiliam o equilíbrio hormonal, sendo uma excelente opção para quem sofre com dores menstruais. 

Ele é capaz de reduzir vários sintomas das dores, como cólicas, mudanças de humor, variações de temperamento e outros sintomas decorrentes. 

Está esperando o que para consumir o chá de hibisco? Ele é muito fácil de fazer, rápido e traz uma série de benefícios para o nosso corpo. 

Porém, existem algumas contraindicações, e se você se classifica em algumas delas, é melhor não consumir o chá de hibisco. Saiba quais são elas a seguir! 

Malefícios do Hibisco

O hibisco é uma planta muito utilizada para fins medicinais, porém, deve ser consumida com moderação. 

Quem não pode tomar o chá de hibisco? Confira a seguir quais são os principais sintomas negativos causados pelo chá de hibisco. 

Problemas de Pressão

Para quem sofre com recorrentes problemas na pressão, o hibisco não é indicado, ou pelo o consumo moderado do chá.

Xícara de Chá de Hibisco
Xícara de Chá de Hibisco

lembrando que o hibisco é indicado para quem possui pressão alta, como falamos acima, pois ele é capaz de regular a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, então quem tem hipertensão pode consumir.

Porém, quem sofre com a hipotensão, que é a pressão baixa, não deve consumir, ou melhor, não é indicado o consumo, isso porque as mesmas substâncias que ajudam a abaixar a pressão agem, e para quem já possui pressão baixa, isso pode ser motivo de agravamento do quadro da doença. 

Desregula O Período Fértil

O hibisco pode ser perigoso para a fertilidade, tanto de homens, quanto de mulheres. Isso porque o chá altera e varia a quantidade de estrogênio nosso corpo. 

Essa substância é responsável sobretudo para a fertilidade, muitas vezes, o chá de hibisco é até utilizado como anticoncepcional de tão forte que é. 

Então Para quem deseja ter filhos, não deseja ter a sua fertilidade afetado deve consumir com extrema moderação o chá ou mesmo evitar o consumo. 

Gravidez

Chá de Hibisco Para Grávida
Chá de Hibisco Para Grávida

Consequentemente, o hibisco não é indicado para grávidas, devido aos mesmo problemas citados acima. 

Ele afeta diretamente o desenvolvimento do feto e não de maneira alguma deve ser consumido pela mãe. 

Fique atenta aos cuidados que necessita durante o período de gravidez, não apenas o hibisco, mas muitos outros alimentos não devem ser consumidos, pois podem afetar o desenvolvimento do feto. 

Hibisco: Uma Excelente Planta Medicinal

A planta do hibisco muito bela e atrativa, o chá é composto por suas partes como brotos, folha e flores. 

Cientificamente, ela recebe o nome de hibiscus sabdariffa, presente no gênero Hibiscus, onde estão as mais variadas espécies. 

Desta maneira, saiba o que você está consumido e usufrua de todos o benefícios citados acima. 

A planta do hibisco é uma excelente alternativa para você cultivar em casa, ela também é utilizada para fins ornamentais, já que é muito bonita e causa um grande impacto visual. 

Suas flores são vermelhas e muito bonitas, sempre que brotam chamam a atenção pela rara beleza. 

Ela se adapta muito bem em diferentes locais, desde que receba iluminação solar, mágoa e seja cultivada em uma terra rica em matéria orgânica. Ela pode ser cultivada também em meia sombra. E assim, seu plantio é muito prático e simples.

Hibisco-da-Síria
Hibisco-da-Síria

Os cuidados com a planta devem ser muito bem analisados. Pois se trata de uma flor resistente, que não exige tantos cuidados, porém, não pode, e nem deve, ficar “de lado” no seu jardim. 

Ela exige regas pelo menos 3 vezes na semana, mas de preferência, se puder regar todo dia, é melhor. Assim você garante a saúde da sua planta e a beleza do ambiente residencial. 

Além disso, sempre que precisar e quiser fazer um chá de hibisco, pode colher diretamente do seu jardim. 

O chá pode ser um tanto amargo, ele possui coloração vermelha e deve ser feito com algumas partes da planta, como as flores, brotos e folhas. 

Apesar do gosto não muito agradável, ele é uma excelente opção devido aos benefícios que ele nos proporciona. 

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *