Home / Plantas / O que é Densidade de Plantas? E Densidade de Semeadura?

O que é Densidade de Plantas? E Densidade de Semeadura?

A densidade de plantas e densidade de semeadura descreve a quantificação de espaço entre as plantas. Isso ocorre ao serem cultivadas em um jardim, campo ou outros locais paisagísticos. Quanto mais espaçadas as plantas, maior a densidade.

Se você está curioso para saber mais, certamente terá todas as informações de que precisa lendo o artigo a seguir.

Identificação da Densidade de Plantas

A densidade de plantas e densidade de semeadura pode ser descrita pelo número de mudas dentro de determinadas unidades de área. Por exemplo, 10 flores por metro quadrado poderiam descrever a densidade do plantio de um pequeno canteiro.

Outra maneira de identificar esses tipos de densidade é simplesmente medindo a distância entre:

  • Uma planta e a planta vizinha mais próxima;
  • Uma semeadura e outra.

Efeitos dessa Densidade

A densidade do plantio é capaz de afetar toda a saúde das plantas. Plantações que são muito escassas, ou seja, onde a densidade se mostra muito baixa, podem acabar suscetíveis às ervas daninhas.

Ao contrário, as plantações que são muito densas forçam as plantas nas competições por nutrientes e água escassos, causando crescimento atrofiado.

Definir a quantidade de semeadura e plantas por cada unidade da área possui um papel muito importante dentro do rendimento do cultivo. Isso porque as variações pequenas na densidade das plantas e semeadura têm muita influência nos rendimentos finais. O estande inadequado é uma causa relevante quanto a produtividade baixa no Brasil.

Os rendimentos do plantio e propagação se eleva conforme a densidade se aumenta. Isso se estende até atingir a melhor densidade, determinada pelo:

  • Tipo de cultivo;
  • Pelas condições externas que são resultantes das condições edafoclimáticas locais;
  • Manejo da cultura.
Densidade e Espaço Entre as Plantas
Densidade e Espaço Entre as Plantas

Partindo da boa densidade de plantas é que ocorre o rendimento máximo. Assim, aumenta-se a densidade, resultando no progressivo decréscimo da produtividade de cultivo.

Determinar a perfeita densidade de plantas e densidade de semeadura vai variar em cada uma das situações. Isso depende basicamente de 3 fatores:

  • O tipo de cultivo;
  • A disponibilidade da água;
  • A disponibilidade dos nutrientes.

Quaisquer alterações nesses fatores, indireta ou diretamente, afetará a boa densidade do plantio.

Além do crescimento, os aumentos nas densidades de plantas também podem afetar outras características. Dentre elas, têm destaque:

  • As reduções nos números de flores e folhas;
  • O tamanho das flores e folhas.

O diâmetro dos colmos também é reduzido, consequentemente, existe uma maior suscetibilidade ao quebramento e acamamento. Além do mais, reconhece-se que é possível existir um aumento nas ocorrências de doenças, comumente a podridão dos colmos.

Estes aspectos determinam o aumento nas perdas de colheitas, especialmente quando estas são mecanizadas.

A Densidade de Semeadura Bem Como Cultivo

Nos termos genéricos, é possível verificar que os cultivos de ciclos mais curtos exigem uma maior densidade de plantas. Isso relacionado com o cultivo dos ciclos mais longos que expressam o rendimento máximo.

A razão da diferença se dá pelo fato do cultivo de ciclo um tanto mais curto, em geral, apresenta espécies com a altura menor e menos massa vegetativa. Tais características morfológicas é que determinam o menor sombreamento das culturas, possibilitando menores espaçamentos entre uma muda ou semente. Isso faz com que a luz seja melhor aproveitada.

Mesmo estando entre os grupos do cultivo precoce, superprecoce ou com ciclo normal, existem diferenças quanto às densidades de plantas e semeadura.

Densidade De Semeadura E Disponibilidade De Água

A disponibilidade que se tem de água em uma plantação é obviamente variável por conta:

  • Da distribuição das precipitações na região;
  • Temporada da semeadura;
  • Quantidade da água armazenada nos solos e que está disponível para a planta;
  • Possibilidade para irrigação das plantações.

Lembrando que existem maiores disponibilidades de água para plantas com baixas densidades. Dessa maneira, nas plantações com muitas plantas se relacionadas com a capacidade do suprimento de água, acontecem:

  • Altas esterilidades;
  • Desenvolvimento errôneo;
  • Rendimentos das mudas inferiores em relação às plantações com baixas densidades.

A quantidade da água disponível pode também variar para cada um dos tipos de solo. O solo mais arenoso, pouco profundo ou com baixos teores de matérias orgânicas, geralmente tem menor capacidade para fornecer grandes quantidades de água para as plantações.

Densidade de Semeadura Bem Como Fertilidade

Algumas culturas são altamente exigentes em elementos nutritivos e, em geral, respondem às altas adubações. Entre os nutrientes destacam-se o nitrogênio pelo qual as culturas podem reagir mais sensivelmente aos altos níveis.

Existe uma interação entre os níveis da adubação e da densidade de plantas, em especial com as adubações nitrogenadas. Com baixas disponibilidades de nutrientes, onde acaba se esperando baixos rendimentos, as boas densidades de plantio e semeadura deverão ser menores.

Entretanto, isso se relacionado com a plantação em solos de boa fertilidade. Assim, a densidade precisa ser aumentada no intuito de se atingir bons espaçamentos com o rendimento máximo.

É muito importante que seja ressaltado que rendimentos de uma plantação é o resultado dos potenciais genéticos das sementes. Sem contar com as condições dos locais de plantio, bem como dos manejos da plantação, sendo que, de maneiras gerais, cada um desses determinantes (manejo e semente) são os responsáveis por cerca de 50% dos rendimentos finais. É preciso considerar ainda, as origens dos nutrientes, o que pode ser do tipo orgânico ou inorgânico.

Calcular a Densidade das Plantas
Calcular a Densidade das Plantas

As ocorrências de densidade da semeadura além do desejado são comuns em plantios diretos. Isso nas condições em que o solo e as formas de plantio não se mostram favoráveis.

Em suma, a densidade de plantas é determinada pelas contagens da quantidade de grãos que são depositados ou das plantas que, por ventura, emergiram.

A densidade da semeadura também já tem que ser monitorada desde o período de plantio. É isso o que permite que quaisquer tipos de erros sejam corrigidos imediatamente.

A real densidade de plantas só é possível de ser determinada se for após a brotação, ao que se contar os brotos das espécies de plantas. Para todos os tipos de monitoramento, existem métodos eficazes que se mostram disponíveis. Assim, pode-se ter uma plantação que florescerá eficazmente e que renderá de acordo com os devidos cuidados fornecidos.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *