Home / Plantas / Quais Os Benefícios Do Gengibre Para a Saúde?

Quais Os Benefícios Do Gengibre Para a Saúde?

A natureza é repleta de compostos que auxiliam em diversas coisas para a nossa saúde. É uma planta que auxilia no bom funcionamento do fígado, outra que regula o estômago, mais um que faz bem ao cérebro, e por aí vai. O gengibre é um desses produtos naturais que faz muito bem ao nosso organismo, e vamos demonstrar agora por quê.

Benefícios Gerais Do Gengibre

De um modo geral, as propriedades que o gengibre traz para a nossa saúde são e perda de peso, a aceleração do metabolismo e o relaxamento do nosso sistema gastrointestinal. Contudo, os benefícios dele não se resumem a isso, já que essa raiz é um excelente antioxidante e anti-inflamatório. Dessa forma, a ingestão de gengibre também pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, e até mesmo úlceras no estômago.

No caso específico da perda de peso, isso só é possível porque ao acelerar o metabolismo, o gengibre estimula a queima de gordura do corpo, o que, obviamente, faz a pessoa emagrecer. Pra isso, existem nessa raiz dois compostos (o 6-gingerol e o 8-gingerol), que aumentam a quantidade de calor e suor, o que facilita esse processo em relação ao peso.

Já com relação ao combate de azia e gases intestinais, essa raiz é bastante usada, e neste caso aqui, na forma de chá, pois é mais eficiente para tratar esses males específicos. Inclusive, esse chá precisa ser feito na seguinte proporção: 1 colher de gengibre para cada xícara de água. Já a ingestão dele para agir contra a azia e os gases precisa ser feita umas 4 vezes ao dia.

Outra ação bem eficaz do gengibre é como antioxidante, o que acaba por prevenir doenças como gripes e resfriados, e ainda auxilia contra o envelhecimento precoce. Por ter também uma ação anti-inflamatória, essa raiz serve para casos de artrite, dores musculares e doenças respiratórias em geral, como asma e bronquite.

Outras Características Positivas Do Gengibre

Além dessas questões que mencionamos aqui, esta raiz tem outras muitas propriedades que fazem dela um excelente remédio natural. Entre essas propriedades, está o de amenizar sensações de náusea e vômitos. Isso porque o gengibre é antiemético, o que faz com que seja ótimo para eliminar esses problemas, especialmente se forem oriundos de gravidez. Porém, se as náuseas ou vômitos forem sintomas de quimioterapia, ou mesmo sintomas pós-cirúrgicos, o gengibre também resolve.

Fora isso, essa raiz também ajuda a regular a pressão arterial, especialmente das pessoas que possuem hipertensão. O gengibre auxilia na inibição da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, aumentando, dessa forma, sua elasticidade e favorecendo a circulação do sangue em geral. Ele ainda ajuda a afinar o sangue, melhorando o seu fluxo pelo nosso corpo.

O Benefício Específico Da Perda De Peso

Como descrito anteriormente, uma das melhores propriedades para a saúde que essa raiz possui é o fato dela ajudar na perda de peso, já que ela ajuda no aumento do metabolismo. Some-se a isso o fato dessa ser pouco calórica (são cerca de 80 kcal apenas para cada 100 gramas de gengibre). Fora o fato de que ele ainda possui alguns minerais bem importantes que também ajudam nessa questão, como, por exemplo, magnésio e potássio.

Uma dos motivos práticos que levam o gengibre a ter esse benefício é o fato de ser um alimento altamente termogênico, ou seja, que aumenta substancialmente a temperatura do corpo. Com isso, calorias são, literalmente, queimadas. Isso sem contar que essa raiz ainda reduz o apetite, fazendo com que se coma menos, e auxilia na redução de absorção de gordura.

Em suma, o que o gengibre proporciona é um aumento da saciedade quanto à comida, ao mesmo tempo em que ajuda na queima de gordura. Isso, unido a exercícios físicos regulares e a uma alimentação balanceada, faz com que qualquer um possa perder peso, e de uma maneira não necessariamente complicada.

Perda de Peso
Perda de Peso

Só lembrando que, para ser mais efetivo nessa questão, é necessário que o gengibre seja consumido na forma de chá, e caso não haja nenhuma contraindicação (assunto que abordaremos no próximo tópico), você pode tomar essa bebida diariamente. Para fazer esse chá, você irá precisar de 2 cm  de gengibre fresco ou de 1 colher de chá de gengibre em pós, e mais 1 litro de água. Variações dessa bebida podem ser feitas adicionando limão, canela ou mesmo noz-moscada.

Existe Alguma Contraindicação Ao Gengibre?

Na verdade, o mais indicado é que se consuma essa raiz com a devida orientação ou de um nutricionista, ou de um fitoterapeuta. Isso porque o consumo de gengibre em doses excessivas pode causar hipoglicemia em pessoas que sejam diabéticas, ou mesmo hipotensão em quem tenha hipertensão.

Caso você faça uso de medicamentos para afinar o sangue (como a Aspirina), também não é recomendável consumir gengibre sob qualquer forma, já que a raiz pode potencializar o efeito dessas medicações, causando de mal-estar a sangramentos.

E, por fim, o consumo dele por mulheres gestantes precisa ser devidamente acompanhado por um médico, pois, mesmo que o gengibre seja uma ótima opção para amenizar náuseas e vômitos, ainda assim, ele pode ser prejudicial para a criança e para a mãe de alguma forma. Portanto, uma orientação profissional é mais do que recomendada.

Outras Formas De Se Consumir O Gengibre

Além do chá em si, o gengibre pode ser consumido colocando-se algumas raspas deles em sucos e saladas diversas. No caso de sucos, uma das melhores receito é juntando com abacaxi. O suco de gengibre com essa fruta é ótima para facilitar a digestão, especialmente, nos dias mais quentes. O modo de preparo é bater o abacaxi num liquidificador com 2 pedaços da raiz. Adicionando hortelã fica melhor ainda.

Fazer uma boa limonada com gengibre também é uma ótima pedida, especialmente, para aqueles que desejam perder peso de alguma forma. Para fazê-lo, você irá precisar de 1 litro de água, 4 limões e 5 gramas de gengibre ralado ou em pó. Após espremer os limões numa jarra, coloque a água e o gengibre, deixando na geladeira por uns 30 minutos mais ou menos. Essa bebida pode ser tomada durante o dia, sem problema algum.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *