Home / Plantas / Agerato: Como Cuidar, Como Regar, Podar e Florar Ageratum

Agerato: Como Cuidar, Como Regar, Podar e Florar Ageratum

O agerato é uma ótima opção para ser usada em canteiros ou na marcação de algum caminho, é uma flor de porte pequeno e que possui cores muito belas. Também pode ser plantado em vasos ou em jardineiras, não precisam de muita manutenção e é uma planta que pode ser usada para fins medicinais, porém com a supervisão de um médico, pois o uso em excesso dessa planta pode acabar trazendo problemas para a saúde do fígado.

O agerato é uma planta que se originou ao longo das regiões mais quentes do México, ela é uma planta que cresce de forma ereta, que possui porte pequeno, herbácea, contém uma folhagem densa e folhas ovaladas e de cor verde clara. O tamanho médio dessa planta é entre 20 a 30 centímetros de altura.

Elas possuem um ciclo de vida anual, a época de florescimento dela não passa de duas estações, florescendo logo no começo do inverno e permanecendo assim até o fim do verão. Caso você queira que elas floresçam novamente, elas devem ser replantadas quando todas as flores caírem, geralmente isso ocorre no período da primavera. É uma planta que se adapta a vários tipos de climas diferentes, como por exemplo, se adapta ao clima equatorial, continental, subtropical, tropical, temperado e mediterrâneo.

É considerada uma planta que suporta muito bem o frio brasileiro, por conta disso é uma planta que pode ser vista com bastante facilidade nas cidades que pertencem a região Sul do Brasil. As flores dessa planta são felpudas e podem ser azuis e lilás como também podem ser de cor rosada e branca, a tonalidade varia de acordo com a espécie que a muda pertence. As cores do agerato fornecem ao ambiente onde forem colocados um ar de delicadeza e harmonia, fazendo assim com que o ambiente se torne mais aconchegante. Essa é uma espécie de planta que não precisa de muita manutenção para que se desenvolva e fique bonita.

Como Plantar Um Agerato Por Meio de Uma Muda

O agerato é uma planta que deve ser plantada em um solo fértil e que possua uma boa quantidade de matéria orgânica. Antes de começar o preparo do solo, o canteiro ou jardineira onde o agerato vai ser plantado deve ser higienizado, para isso pode ser usada ervas daninhas. Depois da higienização deve ser adicionado na terra adubo animal, esse adubo pode ser tanto de gado quanto de aves, adicione também composto orgânico, a cada metro quadrado deve ser adicionado 100 gramas de adubo com composto orgânico.

Agerato Muda

As mudas de agerato devem ser plantadas com um espaçamento de 20 a 40 centímetros uma da outra. Para colocar a muda na terra você deve cavar um buraco com a mão, o tamanho desse buraco deve ser mais ou menos do tamanho da raiz, depois coloque a muda dentro desse buraco e preencha o espaço que sobrou com a terra, apertando perto da raiz levemente para que a planta fique fixada e presa.

Agora que o canteiro já está pronto você só deve regar todos os dias durante uma semana. Após essa primeira semana, as regas devem ser feitas em um período de tempo mais espaçado, por exemplo, um dia sim e outro não. A melhor época do ano para que o agerato seja plantado é a partir do meio até o final do período de inverno.

Propagação do Agerato Por Meio de Sementes

O agerato é uma planta que pode ser propagado por meio de sementes, e para que você consiga fazer isso de maneira correta nós vamos te ensinar passo a passo. A melhor época para a propagação do agerato por sementes ser feita é no inicio do outono. Primeiro deve ser colocada terra peneirada ou terra misturado com areia em um canteiro ou jardineira.

Depois regue essa terra com um pouco de água, apenas para que ela fique úmida. Despeje as sementes de forma aleatória e espaçada. Após essa etapa coloque uma fina camada de terra em cima das sementes e tampe o canteiro ou jardineira com um plástico, isso vai fazer com que a umidade seja mantida. Depois de 15 dias retire o plástico e deixe sua planta crescer normalmente, mantendo regas regulares e seguindo as dicas que vamos dar no próximo tópico.

Dicas Para Que o Seu Agerato se Desenvolva e Cresça de Forma Saudável

Agora que você já viu como plantar um agerato por meio de uma muda e por meio de sementes também, chegou a hora de saber algumas dicas para que ele cresça e se desenvolva de forma correta e saudável. Primeiro independente se você for plantar o agerato em um vaso ou em um canteiro, ele deve ser plantado em algum local que haja sol, nem que seja sol por apenas algumas horas.

Se o agerato for plantado em um local onde o clima seja quente, ele deve ficar sob uma meia sombra ou pelo menos protegido do sol do meio dia, pois esse é o horário onde o sol fica mais forte. Já em locais onde o clima é mais frio ou ameno, o agerato deve ser cultivado sob a luz solar direta. Outra dica é plantar o agerato em um solo que seja fértil, que possua matéria orgânica e que tenha um bom sistema de drenagem.

Essa é uma planta que deve ser regada de forma regular, porém evitando ao máximo que sua raiz fique encharcada, pois ela não tolera encharcamento na raiz e nem geadas. Uma ótima dica para que a sua planta viva por mais tempo e que todas as flores se desenvolvam de forma igual, é retirar as folhas e flores que já estão murchas ou mortas, pois as folhas que estiverem assim vão sugar mais nutrientes para elas, fazendo com que as que estão boas fiquem com falta de nutrientes e acabem morrendo também. Outra coisa que ajuda na saúde dessa planta é a fertilização mensal, essa fertilização vai fornecer mais nutrientes para a planta e também vai ajudar ela quando chegar ao mês de florescer.

Gostou dessa espécie de planta e quer saber mais sobre suas características e cores? Então acesse esse link e confira mais um de nossos textos: Agerato Roxa, Rosa, Branca: Quais Cores e Tipos Existem?

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *