Home / Plantas / Como é Feito o Damasco Seco? Da Pra Fazer Em Casa?

Como é Feito o Damasco Seco? Da Pra Fazer Em Casa?

O damasco é uma fruta que se deve origem próxima às regiões da China e da Sibéria, ele faz parte da mesma família que o pêssego, a ameixa e a cereja, e nasce por meio de uma árvore, conhecida como damasqueiro. É uma fruta produzida em muitas partes do mundo (da Turquia até a região da Ásia Central) e possui muitas variedades. No Brasil o cultivo de damasco não é muito comum, mas ele pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais.

Características Do Damasco

Essa é uma fruta pequena, que possui um formato arredondado, sua casca e sua polpa são amarelas, mas também podem ser encontrada em uma cor mais alaranjada ou rosada. O damasco nasce por meio do damasqueiro, essa árvore pode atingir até nove metros de altura e as suas folhas são arredondadas e largas. No Brasil não é muito comum o consumo do damasco fresco, aqui é mais comum o uso do damasco seco. O damasco seco é um ingrediente muito usado para a produção de sorvetes, cremes, pavês e recheios. Esse tipo de damasco (seco) possui uma concentração de nutrientes maior que o do damasco fresco, porém também possui mais calorias, mas isso não será um problema se ele for consumido de forma moderada. Caso você ache e vá comprar o damasco fresco fique atenta se a casca está brilhante, sem marcações de insetos ou com machucados. A polpa da fruta deve estar firme cedendo apenas um pouco quando for apertada com os dedos. O damasco fresco pode ser guardado por até três dias na geladeira, em local fechado para que a umidade consiga permanecer controlada. Essa é uma fruta muito rica em fibras e nutrientes e possui um baixo teor de caloria. O damasco possui Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina C, carboidratos, fósforo, ferro, cálcio e niacina. A semente dessa fruta é muito usada na produção de óleos que são ricos em Vitamina A, Vitamina C, ácidos oleicos e ácidos linoleicos.

Como Desidratar Os Damascos

Caso você tenha comprado o damasco fresco e agora queira fazer uma receita que leve o damasco seco, nós vamos te ensinar duas formas de desidratar os damascos para que eles fiquem secos, essas duas formas são formas para serem feitas em casa sem nenhuma dificuldade. Depois que os damascos passarem por esse processo eles deve ser armazenado em um pote de vidro com tampa. Se ele for armazenado em algum lugar fresco e escuro, ele pode permanecer bom para consumo durante vários meses.

  • Desidratando o Damasco No Forno

A primeira forma de desidratar o damasco que nós vamos apresentar é o modo de desidratar ele através do forno, fazendo da seguinte maneira:

  1. Para começar saiba que devem ser usados damascos maduros, pois os verdes podem acabar ficando azedos ao passarem pelo processo de desidratação.
  2. Lave bem a fruta e as separe por tamanho caso haja muitas de tamanho pequeno e muitas grandes. Depois disso as corte pela metade e retire o caroço.
  3. Após cortados e sem caroço, pressione o centro do damasco para que a polpa vá para a cima. O processo de desidratação deve ser feito com a polpa do damasco virado para cima.
  4. Pegue uma forma e a cubra com papel manteiga ou papel vegetal.
    Desidratar Os Damascos
    Desidratar Os Damascos
  5. Coloque os damascos na forma de forma espalhada, podendo ser até formando fileiras.
  6. Coloque a forma com os damascos no forno e o ligue em uma temperatura de 80 graus, essa é a temperatura ideal para que eles sejam desidratados.
  7. Deixe-os secando por um tempo médio de 10 a 12 horas. Quando fizer cerca de 5 a 6 horas que os damascos estão nesse processo, vire todos, para que os dois lados sejam desidratados de maneira uniforme.

Como Desidratar Os Damascos

  • Desidratando o Damasco No Desidratador

Para desidratar os damascos por meio de um desidratador não é muito difícil e nem muito diferente de desidrata-los por meio de um forno.

  1. O primeiro passo é escolher no mercado damascos que estejam maduros, pois os que ainda estão verdes podem acabar azedando depois de passarem por esse processo.
  2. Lave bem todos os damascos, o corte na metade e retire o caroço.
  3. Depois pressione a parte do centro da fruta para cima para que a polpa fique virada. Esse processo de desidratação deve ser feito apenas com a polpa estando virada para cima.
    Desidratando o Damasco
    Desidratando o Damasco
  4. Quando todas as polpas já estivem viradas para cima, coloque os damascos no desidratador em forma de fileira deixando um espaço entre elas.
  5. Ligue o desidratador em uma temperatura próxima a 57 graus.
  6. Deixe a fruta secando por um período de 12 horas e depois a armazene em um pote de vidro que possua tampa.

Benefícios Que o Consumo De Damasco Seco Pode Fornecer

O damasco é uma fruta muito rica em vitaminas e nutrientes, isso faz com que ele possua muitos benefícios. Essa é uma fruta que tem ação antioxidante, possui propriedades que são diuréticas, calmantes e digestivas.

  • Ajuda contra a anemia: O damasco seco possui uma quantidade muito alta de ferro, nutriente que é muito importante para as pessoas que possuem anemia.
  • Ajuda na digestão: O damasco seco é uma ótima opção para ser consumida antes das refeições, pois por ele possuir álcali ele acaba neutralizando os ácidos e estimulando o processo da digestão.
  • Mantem a pressão arterial: Essa é uma fruta que possui muito potássio (até mais que as bananas) e possui pouco sal, então é uma ótima opção para quem tem pressão arterial alta. Além disso, o potássio presente ajuda a proteger contra doenças cardíacas.
  • Regula o batimento cardíaco: Por conta de possuir um nível alto de potássio, o damasco ajuda a regular os batimentos cardíacos e equilibra os fluidos do corpo.
    Benefícios Que o Consumo De Damasco
    Benefícios Que o Consumo De Damasco
  • Ajuda na saúde dos olhos: Devido a Vitamina A presente no damasco, ele acaba se tornando uma fruta que possui ação antioxidante. Essa ação vai ajudar a remover os radicais livres existentes e ajuda a manter a saúde dos olhos. A ação dos radicais livres pode fazer ferimentos nas lentes dos olhos, o que pode acabar resultando em cataratas.
  • Ajuda no tratamento contra a asma: Os nutrientes e vitaminas do damasco fazem com que ele seja capaz de ajudar em tratamentos contra asma, bronquite e tuberculose.
  • Ajuda a regular o fluxo de sangue durante a menstruação: O damasco seco é considerado uma ótima opção para as mulheres que possuem um fluxo muito pesado durante os períodos menstruais, pois o consumo dessa fruta ajuda na produção de hemoglobina.
  • Ajuda na saúde da pele: O óleo de damasco seco pode ser uma boa opção para quem quer possuir uma pele saudável e brilhante. E o suco de damasco pode ajudar em tratamentos contra acnes, além disso, ele pode ajudar a curar queimaduras solares e sarna. O damasco seco é uma fruta muito usada em esfoliantes para a pele do rosto, além de ser algo natural possui muito nutrientes que fazem muito bem para a pele.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *