Home / Plantas / Azaleia Flor Significado Em Tatuagem, Espiritual E Esotérico

Azaleia Flor Significado Em Tatuagem, Espiritual E Esotérico

As flores, em geral, possuem muito simbolismo em diversas culturas ao redor do mundo. Com a azaleia não seria diferente, em especial, no que se refere a um lado mais espiritual ou esotérico, por exemplo. Até tatuagens de azaleias têm os seus significados.

Vamos saber mais um pouco sobre esse assunto?

Uma Flor Bem Peculiar

A azaleia não é apenas uma flor muito bonita, como também é bastante exótica. Interessante que ela pode atingir sempre uma altura maior do que a anterior em um arranjo delas, o que deixa o seu conjunto bem interessante de ser observado.

Inclusive, ela floresce no período mais inesperado do ano, justamente, nos meses de inverno, onde a extensa maioria das flores simplesmente está em estado de dormência. Não é à toa que ela é considerada uma flor bem rústica e que consegue se manter em condições bem desafiadoras. E, é por conta de sua persistência em desabrochar em momentos inesperados que ela é repleta de simbolismos. Significados, esses, que veremos mais detalhadamente a seguir.

Simbolismo Da Azaleia Nas Tatuagens

No universo das tatuagens, praticamente tudo significa algo ou tem uma representação muito forte. É o que acontece com as flores em geral. E, não seria nem um pouco diferente com as azaleias, por exemplo. E, esses significados terão a ver com os simbolismos gerais que estão atribuídos aquele determinado objeto.

Na mitologia romana, a azaleia representa a deusa Minerva, que representa a sabedoria, mas também das artes e da guerra. Também de acordo com os povos antigos, essa deusa era a entidade da excelência e da misericórdia. Com isso, Minerva também representa a razão. Já, de uma maneira geral, a azaleia representa a moderação e a temperança.

Portanto, se essas características (sabedoria, razão e temperança) fazem parte de sua personalidade, fazer uma tatuagem que tenha como símbolo a azaleia é uma ótima pedida, pois irá representar o seu “eu”, e você estará dando um significado bem claro aquela tatuagem.

Simbolismo Da Azaleia No Campo Espiritual

No quesito espiritual, as azaleias possuem significados diversos a depender de suas cores. Por exemplo, se ela for rosa, representa o amor à vida e à natureza. No entanto, se for branca, tem como representação o romantismo. Contudo, se a azaleia for da cor vermelha, ela simboliza um amor intenso e duradouro de um modo geral.

Num aspecto mais amplo, a azaleia representa também a feminilidade, a delicadeza, a generosidade, a pureza de sentimentos, a maternidade e a alegria de amar. Inclusive, presentear alguém com um vaso ou mesmo uma simples muda dessa planta, é uma maneira de expressar sentimentos bons, além de desejos de felicidade, sucesso e sorte. Na prática do Feng Shui, por sua vez, as azaleias representam a delicadeza.

Feng Shui
Feng Shui

Inclusive, essa flor tem uma interessante lenda chinesa, que fala a respeito de um imperador que, apesar de ser muito poderoso e rico, também era uma pessoa muito solitária. Tanto é que ele tinha sonhos de encontrar uma mulher que ele amasse, e até mesmo sonhava com essa pessoa. Um dia, então, ele encontrou um mercador que lhe deu uma azaleia de presente. Ela a plantou no seu jardim, e, em pouco tempo, a sua tão sonhada mulher amada apareceu.

Em suma, podemos dizer que um dos simbolismo mais fortes das azaleias é, sem dúvida, o romance em todas as suas vertentes e possíveis desdobramentos.

Simbolismos Esotéricos Da Azaleia

Azaleia no Vaso
Azaleia no Vaso

E, claro, com tantas lendas, significados e simbolismos, a azaleia também possui uma conotação esotérica bem forte. Segundo consta, essa flor pode expandir e, digamos, “descongestionar” a área sentimental naqueles momentos de maior desânimo, tristeza, decepção e amargura que uma pessoa, porventura, tenha.

Como presente, ela é considerada uma espécie de “presente lunar cardíaco”. Isso significa que quem ganhar essa flor vai ter a área sentimental acalmada, reconfortando o espírito. Também desperta sensações muito positivas, como o amor próprio e o bem querer, além de ser ótima para massagear o ego feminino.

Dados os simbolismos mais básicos da azaleia, não é à toa que ela represente tudo isso no esoterismo, já que essa flor é símbolo de coisas relacionadas ao amor, à força e à persistência.

Por Que as Flores Possuem Tantos Significados E Simbolismos?

Não somente as azaleias, mas outras flores também possuem uma gama interessante de simbolismos, mas isso não vem de agora. Na verdade, é uma tradição que vem de tempos muito distantes. E, cada espécie possui significados distintos, em especial, a depender do tamanho, das suas cores, e até mesmo do ambiente nativos delas. Hoje dia, facilmente você encontra manuais de significados mais profundos para flores e plantas como um todo.

Só que esse hábito de dar simbolismos múltiplos para flores e plantas em geral foi ganhando notoriedade, chegando na França, onde se criaram os chamados símbolos florais. Essa linguagem específica foi publicada por lá pela primeira vez em 1819, e se intitulava Le Langage des Fleurs. E, essa linguagem chamou a atenção de vários poetas ingleses, como Thomas Hood, por exemplo, que escreveu um poema em que exalta a beleza e os simbolismos das flores.

Thomas Hood
Thomas Hood

Ao chegar a era vitoriana, no entanto, o significado das flores passa a ganhar mais força ainda entre as pessoas, onde também passaram a existir simbolismos de acordo com a forma que essas flores eram entregues a alguém. Por exemplo: uma rosa vermelha aberta significava admiração devido à beleza feminina. Porém, se a oferta fosse apenas de um botão, a depender da posição em que ele estivesse isso poderia significar esperança ou não de um possível romance.

Ou seja, não é de hoje que as flores (com a azaleia inclusa) possuem diversos simbolismos que passam uma mensagem que pode ser interpretada a partir de muitos fatores. A azaleia, por exemplo, representa o amor puro e o romantismo de uma maneira geral, mas pode significar algo a mais a depender de suas cores, por exemplo., incluindo aí significados esotéricos e até espirituais.

Um assunto que, à primeira vista, pode até parecer desinteressante, mas que é repleto de boas histórias pra contar.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *