Home / Plantas / Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, mas poucas conseguem ser tão eficazes quanto o hibisco. Isso porque o chá dessa planta serve para inúmeros fins e pode ajudar as pessoas de formas muito diferentes, algo que se torna claro quando percebemos que o chá de hibisco está muito presente na vida de diversas pessoas de todo o Brasil.

Assim, por mais que o hibisco seja belo e sirva para outras coisas além da produção do chá e da cura de problemas de saúde, a planta também serve para acabar com variados problemas no corpo e acaba por ser valorizada em decorrência disso.

Logo, o hibisco possui tipos diferentes e pode variar, havendo aquele tipo de hibisco que não pode ser ingerido e que, quando ingerido, causa muitos problemas às pessoas.

O Hibisco Comestível

Assim, o hibisco pode ser dividido entre aqueles que podem ser ingeridos e aqueles que não podem, havendo diversos tipos da planta.

Dessa forma, o hibisco comestível é o Hibiscus sabdariffa, um tipo de hibisco que pode ser comido por que quer que seja, além de ser a base para a produção do já famoso chá de hibisco. Esse hibisco não pode ser encontrado em todos os lugares do mundo, embora no Brasil haja uma oferta bastante considerável do hibisco comestível.

O mais importante, de qualquer forma, é que o hibisco seja tratado de forma correta ao longo do tempo, para que sua fase de amadurecimento se dê de maneira mais saudável, gerando um chá mais forte na atuação contra os diversos problemas de saúde que o hibisco pode combater. De qualquer maneira, o hibisco não exige grandes feitos mirabolantes para o seu cultivo e pode ser cultivado de maneira bastante fácil.

Hibiscus Sabdariffa
Hibiscus Sabdariffa

Chá de Hibisco

O chá de hibisco, assim, acaba por ser útil para muitas coisas, sendo muito eficaz contra variados problemas. Muito popular na África, nos mais variados países dessa região do planeta, o hibisco pode ser ingerido através de chá de forma muito acessível. Isso porque o preparo do chá não exige grande habilidade na cozinha, sendo necessário apenas partes da planta e uma xícara de água fervendo.

Dessa maneira já será possível ter acesso aos inúmeros benefícios que o chá de hibisco pode oferecer, algo que facilmente pode ser percebido pela forma como o hibisco tem ganhado atenção das pessoas recentemente. Logo, entre os benefícios do hibisco está o fato de a planta ajudar a emagrecer, sendo muito eficiente contra a gordura acumulada.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

O que acontece, na prática, é que o hibisco faz com que o metabolismo da pessoa acelere e passe a funcionar de forma mais rápida. Assim, o organismo estará funcionando de forma mais veloz e será possível que o corpo consiga queimar energia de maneira mais rápida, precisando de mais energia e usando a gordura acumulada para tal. O chá de hibisco, dessa maneira, acaba por ser um grande aliado quando o assunto se trata de acabar com aqueles quilos a mais tão assombrosos.

Benefícios do Chá de Hibisco

O chá de hibisco possui muitos benefícios para a saúde faz com que as pessoas possam levar uma vida melhor sem a necessidade extrema de colocar o corpo em risco, facilitando, entre outras coisas, a perda de peso. Porém, o chá de hibisco não ajuda apenas na perda de peso, sendo também eficaz contra outros problemas de saúde que podem ser até mesmo mais graves que aquela gordura cumulada que você tanto deseja eliminar.

Dessa maneira, o chá de hibisco é muito útil para acabar com o descontrole da pressão arterial. Isso porque o hibisco possui efeito de “limpar” as veias e artérias, fazendo com que o sangue que passa por esses locais se torne menos concentrado e possa, assim, diminuir o descontrole que existe na pressão arterial de muitas pessoas. Nesse caso, consuma o chá de forma regular, por algumas semanas, para só então ver os benefícios se acumulado.

Benefícios do Chá de Hibisco
Benefícios do Chá de Hibisco

Por fim, o chá de hibisco ainda é muito importante para acabar com o colesterol ruim, retirando o excesso desse tipo de colesterol do corpo. Dessa forma, naturalmente o chá de hibisco se coloca entre os remédios mais eficientes de todo o mundo.

Uso Ornamental do Hibisco

Além de servir para curar diversos problemas de saúde, o hibisco ainda é muito importante para a ornamentação de espaços. Logo, igrejas, casas, salas-de-estar, quartos, ambientes de trabalho, de reuniões e muitos outros locais podem receber o seu exemplar de hibisco para fazer com que o local se torne mais belo.

Isso é muito útil, especialmente, quando o local possui algum tipo de problema e se deseja chamar a atenção para o outro lado do ambiente, sendo interessante fazer uso do hibisco para esse objetivo.

Por outro lado, o hibisco também pode servir apenas para receber os visitantes na porta de entrada, servindo como um belo cartão de recepção para as pessoas novas no local, já que o perfume do hibisco também é muito gostoso e consegue atrair a quase todos.

De toda maneira, de uma forma ou de outra, o hibisco é muito importante para quem trabalha com ornamentação de espaços e de jardins, sendo muito usado como o ponto focal principal de grandes jardins. Se você deseja colocar o hibisco na sua casa, tenha atenção apenas se está comprando o hibisco comestível ou se está comprando aquele que não pode ser ingerido.

Hibisco e Poder Antioxidante

O poder antioxidante das plantas é um dos principais motivos pelos quais a dieta de uma pessoa deve possuir coisas verdes. Isso porque essa capacidade antioxidante faz com que as células do corpo fiquem mais fortes e demorem mais a oxidar, se tornando mais resistentes a possíveis problemas.

Isso tudo torna o organismo mais fortes e faz com que as pessoas se tornem também mais fortes contra possíveis problemas de saúde que podem acontecer. Vale lembrar que o hibisco possui poder antioxidante e que a flor atua muito bem nesse sentido, sendo, por exemplo, muito útil contra o câncer.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *