Home / Plantas / Benefícios do Amendoim Para o Homem e na Musculação

Benefícios do Amendoim Para o Homem e na Musculação

Hoje em dia, por causa das barras energéticas, os pós de proteína e shakes que prometem proporcionar rápido ganho de peso e musculatura, muitos atletas esquecem os alimentos “reais”, como a manteiga de amendoim. Manteiga de amendoim, na opinião dos especialistas, é um dos melhores alimentos esportivos do mercado. É saboroso, barato, satisfatório, nutritivo – e até bom para a saúde .

Manteiga de Amendoim Engorda?

Muitos atletas argumentam: “Não guardo manteiga de amendoim em minha casa. Tem muita gordura, é um alimento muito engordante”. ou “Eu só uso manteiga de amendoim uma vez por semana – no meu pãozinho de domingo”.  Há uma preocupação em limitar ou eliminar o consumo de manteiga de amendoim de suas dietas. O que dizem os estudos?

Sim, a manteiga de amendoim é densa em calorias. Mas pode ser muito benéfica para  dieta esportivas. A manteiga de amendoim (e todas as nozes e manteigas de nozes) são um alimento super esportivo para atletas que querem comer bem e investir em sua saúde, isto porque seu consumo prolonga a sensação de saciedade.

Manteiga de Amendoim
Manteiga de Amendoim

Como um atleta nunca vencerá a guerra contra a fome, sua melhor aposta é comer alimentos que o façam sentir-se alimentado. Isso significa alimentos com proteínas e fibras – como manteiga de amendoim (e nozes, em geral).

Fibras do Amendoim

As fibras dos alimentos contribuem para uma sensação de saciedade que pode ajudar os dieters a comer menos sem sentir fome. A fibra também promove movimentos intestinais regulares e ajuda a reduzir os problemas com constipação. Ao desfrutar de manteiga de amendoim em pão integral, você pode contribuir com 6 a 8 gramas de fibra para atingir a meta recomendada de 20 a 35 gramas de fibra por dia.

Um atleta se sentirá mais satisfeito, por mais tempo, com uma metade de bagel de trigo integral com manteiga de amendoim, em comparação com a mesma quantidade de calorias de um bagel branco comum. A proteína e a fibra da manteiga de amendoim “grudam nas costelas” e não engordam … a menos que o atleta ingira outras calorias naquele dia .

Um estudo relata que indivíduos que comem amendoim todos os dias não excedem as calorias diárias. Os comedores de amendoim tendem a comer naturalmente menos em outros momentos do dia. Além disso, se você gosta do que come em sua dieta redutora, permanecerá com o plano alimentar e poderá manter o peso. Isso é muito melhor do que fazer dieta ioiô!

Amendoim e as Doenças Cardíacas

Consumir manteiga de amendoim é uma maneira rápida e fácil de reduzir seu risco de doenças cardíacas, basta colocar um sanduíche de manteiga de amendoim (e mel ou geleia) no pão de cereais e você terá uma refeição saudável para o coração, tal qual uma uma lembrança dos lanches escolares de infância.  Um sanduíche rápido e fácil de manteiga de amendoim é mais saudável, de longe, do que um hambúrguer de fast-food ou jantar de frango frito e muito melhor do que, digamos, uma “refeição” igualmente fácil de batatas fritas ou sorvete. Isso ocorre porque a manteiga de amendoim oferece óleo mono e poliinsaturado de proteção à saúde.

Comendo Amendoim na Colher
Comendo Amendoim na Colher

A troca de hambúrgueres (gordura saturada) por sanduíches de manteiga de amendoim reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas. De fato, quanto mais você come manteiga de amendoim (e nozes), menor o risco de doenças cardíacas. Comece a espalhar manteiga de amendoim (em vez de manteiga ou margarina) na torrada.

Amendoim É Uma Fonte De Calorias

Se você é um atleta faminto que precisa de 3.000 ou mais calorias por dia, pode gastar uma quantia significativa de dinheiro se abastecendo (especialmente se você costuma comer barras de proteína , shakes de ganho de peso e outros alimentos esportivos especiais). Manteiga de amendoim pode alimentar seu corpo sem gastar muito.

Cem calorias de manteiga de amendoim (cerca de 1 colher de sopa) custam cerca de US $ 0,07, muito menos de 100 calorias de outras fontes de proteínas, como queijo cottage (US $ 0,55 por 100 calorias), atum (US $ 0,60) e peito de peru (US $ 0,75).  O custo de 200 calorias de manteiga de amendoim é de cerca de US $ 0,15, muito menos do que os US $ 1,49 que você gastaria em 200 calorias de uma barra de energia … e, geralmente, a manteiga de amendoim é muito mais saborosa!

Calorias do Amendoim
Calorias do Amendoim

O leite aumenta simultaneamente o valor da proteína no sanduíche de manteiga de amendoim. Ou seja, o amendoim é baixo em alguns aminoácidos essenciais que os músculos precisam para crescer e reparar. Os aminoácidos no leite (assim como os do pão de forma) complementam muito bem os aminoácidos limitantes nos amendoins.

Amendoim Apresenta Alto Valor Nutricional

Há uma boa variedade de vitaminas e minerais notáveis na manteiga de amendoim. Por exemplo, a manteiga de amendoim contém folato, vitamina E , magnésio e resveratrol, todos os nutrientes associados ao risco reduzido de doenças cardíacas. O magnésio também está associado à redução do risco de diabetes no adulto.

A manteiga de amendoim oferece uma pequena quantidade de zinco , um mineral importante para curar e fortalecer o sistema imunológico. Como atleta, você precisa de todos esses nutrientes para mantê-lo fora do banco e no campo de jogo.

As Gorduras do Amendoim

Tipos de Amendoins
Tipos de Amendoins

O Amendoim contém principalmente gorduras mono e poliinsaturadas de proteção à saúde. Quando o amendoim é transformado em manteiga de amendoim comercial, parte do óleo é convertida em uma gordura saturada e mais dura. Isso impede que o óleo se separe até o topo. O óleo endurecido, chamado de gordura trans, é menos saudável.  No entanto, a boa notícia é que as manteigas comerciais de amendoim contêm apenas uma pequena quantidade de gorduras trans e apenas uma pequena quantidade de gordura saturada.

Para minimizar a ingestão dessa pequena quantidade de gordura prejudicial, você pode comprar manteiga de amendoim totalmente natural. Se você não gosta da maneira como o óleo desse tipo de manteiga de amendoim se separa na parte superior do frasco, basta armazená-lo de cabeça para baixo.  Dessa forma, o óleo sobe para o que se torna o fundo do frasco quando você o vira para abri-lo. E se você comer manteiga de amendoim diariamente, não precisará refrigerá-la, facilitando a propagação da manteiga de amendoim natural.

Amendoim e a Saúde do Homem

Estudos mostram que o aminoácido L-arginina é útil para melhorar a função sexual em homens. A L-arginina é usada para produzir óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos. Estudos preliminares descobriram que a L-arginina pode ajudar na disfunção erétil. O amendoim é uma rica fonte natural de L-arginina.

Veja também

Qual o Significado da Flor de Lírio? o Que Elas Representam?

Flor de Lírio Olá, você já conhece o Lírio? Já conheceu seus grandes significados? E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *