Home / Plantas / Viburno Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Viburno Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Viburnum é o nome do gênero que agrupa os cerca de 175 arbustos e pequenas árvores pertencentes à família Adoxaceae, nativo da Eurásia temperada e subtropical e da América do Norte , com cerca de 16 espécies nativas da Malásia. Muitas espécies são cultivadas por sua folhagem ornamental, cachos perfumados de flores geralmente brancas e frutas coloridas preto-azuladas.

Os viburnos fazem parte da família Caprifoliaceae e estão relacionados a outros arbustos, como madressilvas, abelias e weigelas. Os viburnos têm uma ampla gama de distribuição que inclui a Ásia e a América do Norte. O Jardim Botânico de Missouri exibe mais de 50 espécies e cultivares diferentes do gênero Viburnum.

Características do Viburno

Viburnos florescem em branco na última parte de abril até o início de maio. Os viburnos variam em altura, propagação e estilo de flor, mas são semelhantes ao preferir o sol à sombra parcial e à resistência a doenças e pragas. Enquanto a maioria das flores é sem perfume, as que são perfumadas são maravilhosas. Uma fonte interessante de diversidade nos viburnos vem com a forma e a textura das folhas. A fruta também costuma ser de interesse visual, com frutas vermelhas, roxas escuras e pretas, que costumam servir como uma importante fonte de alimento para os pássaros.

A árvore de passagem ou hobblebush (Viburnum alnifolium ), nativa do leste da América do Norte, cresce até 3 metros  de altura; possui folhas arredondadas, com cachos de flores brancas e bagas vermelhas que se tornam preto-púrpura na maturidade. A árvore da Europa (Viburnum lantana), cresce até 5 metros. O arando europeu (Viburnum opulus) é uma pequena árvore que atinge 4 metros (13 pés), nativo do norte da Europa e do norte da África . Possui três a cinco lobos e cabeças redondas de flores brancas que são seguidas por cachos pendurados de bagas translúcidas, vermelhas e brilhantes. As folhas ficam vermelhas no outono. Viburnum trilobum, do norte da América do Norte, é semelhante, mas possui flores de caule curto e folhas de três lóbulos.

Viburno Arbustos em Casa
Viburno Arbustos em Casa

Uma variedade do arando europeu (Viburnum opulus v. Roseum) é conhecida como bola de neve, ou bola rosa, por suas cabeças redondas e rosadas de florzinhas estéreis. Bola de neve chinesa ( variedade Viburnum macrocephalum estéril ) e as bolas de neve japonesas (Viburnum plicatum ) são arbustos comuns de bolas de neve com grandes bolas de flores brancas a esverdeadas. Com altura de 4,5 metros o espinheiro preto (Viburnum prunifolium ), do leste da América do Norte, possui folhas semelhantes a ameixas, pequenos cachos de flores brancas e bagas preto-azuladas.

Outras espécies norte-americanas são as espinheiro-do- sul (Viburnum rufidulum ), semelhante, mas mais alto; a amora (Viburnum lentago ), com folhas ovais finamente dentadas; e a flecha (Viburnum dentatum ), com folhas arredondadas a ovais e com dentes grosseiros. Laurustinus (Viburnum tinus ), é uma sempre – viva de 3 metros de altura com folhas oblongas,  nativa da região do Mediterrâneo. O viburno doce (Viburnum odoratissimum), da Índia e do Japão, apresenta folhas verde-escuras, brilhantes e sempre-verdes e grandes grupos de flores perfumadas.

Variedades de Flores de Viburno

O Viburnum dentatum ‘Christom’ Blue Muffin é uma cultivar compacta, com até um metro e meio de altura, produzindo delicadas flores brancas em cachos de topo plano no início de maio. Outro viburno que produz uma flor semelhante é o Viburnum lantana ‘Mohican’ , ou o wayurningtree viburnum, que pode ser encontrado crescendo até dois metros de altura.

Enquanto Viburnum dentatum e Viburnum lantana tendem a produzir um tipo de flor, os viburnos de dupla lima, como Viburnum plicatum f. tomentosum ‘Mariesii’ , produz duas fileiras de cachos de flores, com flores pequenas e grandes, ao longo do caule – esse é um visual único. ‘Mariesii’ pode ser encontrado florescendo da última semana de abril até a segunda semana de maio. Além disso, este arbusto de três metros é distintamente ramificado horizontalmente.

Flores do Viburno
Flores do Viburno

Um terceiro tipo de flor de viburnum é a grande bola de neve inchada, produzida pela cultivar Viburnum ‘Eskimo’ no final de abril. As plantas do Viburnum também podem produzir flores intoxicantes e perfumadas, que atraem humanos, pássaros e borboletas. O viburnum Koreanspice, Viburnum carlesii , oferece um perfume glorioso, doce e fresco no final de abril, por suas flores rosadas e esbranquiçadas.

A bola de neve perfumada, Viburnum x carlcephalum, produz impressionantes montes de flores brancas como a neve, que parecem arrancadas do mato e jogadas em alguém. Este viburno de altura média pode ser encontrado florescendo  em meados do final de abril.

Variedades de Arbustos de Viburno

Algumas vibrações proporcionam um interesse visual ao jardim de inverno, seja através de folhas sempre verdes ou drupas coloridas de frutas. O híbrido lantanaphyllum, Viburnum x rhytidophylloides ‘Alleghany’ , é um arbusto sempre verde que floresce em abril, às vezes produzindo flores dentro e fora durante o verão.  Outra sempre-viva que é resistente ao inverno  é o viburno de Praga, o Viburnum ‘Pragense’ , que também floresce no final de abril.

Embora não seja sempre-verde, o viburno do chá, Viburnum setigerum , ainda é uma beleza de inverno. Embora floresça muito como outros viburnos (no final de abril / início de maio), o viburnum de um metro e meio de altura produz uma dramática exibição de frutas vermelhas que perduram durante a maior parte do inverno; o rendimento das frutas é alto quando cultivado em pleno sol.

Variedades de Folhas de Viburnos

Vimos que os viburnos podem produzir diferentes formas de flores, sempre verdes ou não, e podem produzir frutos duradouros para os pássaros de inverno. Os viburnos também podem se distinguir produzindo folhas interessantes. O viburno de folhas de plátano , Viburnum acerifolium , possui folhas que podem ser facilmente confundidas com folhas de plátano, mas o segredo é revelado na primeira e na segunda semana de maio, quando flores brancas pendem de um longo caule.

Várias amostras no jardim são nativas do Missouri. O viburno de araruta, Viburnum dentatum , está entre os viburnos mais difíceis disponíveis,  esta espécie pode ser encontrada florescendo durante a segunda semana de maio ou mostrando sua bela cor vermelha no Outono. O nannyberry, Viburnum lentago , é um arbusto alto, de até 6 metros, que floresce da última semana de abril à primeira semana de maio. O pau-preto, Viburnum prunifolium , coloca-o de forma única acima das folhas. O viburnum enferrujado de blackhaw,Viburnum rufidulum , tem este nome por causa dos cabelos cor de ferrugem na parte inferior da folha e nos caules. O blackhaw enferrujado também produz uma folha de outono vermelha brilhante.

Veja também

Comendo Jamelão

Quais são os Benefícios do Jamelão? E os Malefícios?

O jamelão é uma fruta pequena, arredondada e roxa. Poucas pessoas sabem que nessas pequeninas  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *