Home / Plantas / Como Se Planta Cana Caiana? Como Cultivar a Planta?

Como Se Planta Cana Caiana? Como Cultivar a Planta?

A cana caiana, que também era conhecida como cana d’Otaiti, é considerada uma variedade de outra cana mais comum: a cana-de-açúcar. Ela possui gomos em uma tonalidade mais arroxeada. É uma espécie bem suscetível a contrair doenças. Principalmente o mosaico da cana, que é causado por um vírus.

Houve um tempo em que a cana caiana era muito usada na produção de açúcar, pois possui um elevado teor de açúcar, e também é uma cana de boa qualidade. Porém, hoje em dia, o seu cultivo é contraindicado, pois é uma variedade de cana que pode disseminar facilmente o vírus que causa o mosaico da cana.

A cana caiana foi introduzida no país após a Invasão da Guina Francesa. Fato que se deu no período do reinado de D. João VI.

Aprenda agora Como se Planta Cana Caiana, Como Cultivar a Planta e muito mais…

Como Se Planta Cana Caiana? Como Cultivar?

A cana caiana é um tipo de cana de cana-de-açúcar. A cana original é capaz de produzir uma série de enfermidades. Por isso, muitas outras espécimes acabaram sendo criadas, com o apoio da tecnologia. Confira abaixo a sua classificação científica:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Poales

Família: Poaceae

Gênero: Saccharum

O cultivo da cana é algo de extrema relevância para a pecuária do Brasil. É uma planta de fácil manejo. Por isso, o seu cultivo amplamente difundido. Além do mais, a cana também produz um volume grande em uma unidade de terra, e a lavoura pode ser conduzida de forma bem simples.

Quando acontece uma baixa produtividade, em geral, está havendo um manejo incorreto, as pragas e doenças não estão sendo controladas adequadamente, pode estar havendo uma infestação de plantas daninhas, entre outros problemas.

O cultivo da cana deve levar em consideração a finalidade do canavial, para que se possa realizar um planejamento adequado. Existem, basicamente, três épocas diferentes para cultivar a cana caiana e cana-de-açúcar em geral. São elas: cana-de-ano, cana-de-inverno e cana-de-ano-e-meio.

Antes de iniciar o plantio da cana, é importante verificar alguns pontos importantes, conforme abaixo:

  • Comprar mudas sadias;
  • Cuidar bem do solo;
  • Plantar as mudas da forma correta;
  • Realizar uma adubação conforme a necessidade do solo;
  • Combater as plantas daninhas corretamente,
  • Atentar para o espaçamento e também para a densidade do plantio, levando em consideração a capacidade produtiva do exemplar que irá plantar.

Para que o produtor tenha a oportunidade de explorar todo potencial da cana que está cultivando, ele deve observar todos esses pontos acima. Também é preciso monitorar a cultura ao longo de todo seu ciclo.

Melhores Épocas de Plantio

Confira abaixo como cultivar cana caiana e demais canas-de-açúcar, de acordo com a época de plantio:

Cana de ano (12 meses): essa é forma mais usada por produtores que precisam de alimentos com mais rapidez para tratar dos animais. Esse método permite uma produção mais rápida dos alimentos. No 1° ano, o canavial tende a apresentar uma baixa produtividade.

O plantio acontece no começo da estação mais chuvosa, entre os meses de outubro a dezembro. Entre março e abril, o desenvolvimento da planta é paralisado. E a maturação começa nos próximos meses. Depois do primeiro corte, o ciclo da cana passa a ser de 12 meses.

Nesse sistema de plantio, é preciso atentar para o cultivo em solo sujeito à erosão, uma vez que permanecerá exposto em todo o período da estação chuvosa.

Cana de inverno: é um sistema mais comum em locais onde há grande disponibilidade de irrigação, uma vez que o plantio acontece na época mais seca do ano. Como há a possibilidade de controle de água no solo, a produtividade, logo no primeiro ano, já é bem alta.

Plantio da Cana Caiana
Plantio da Cana Caiana

Cana de ano e meio (18 meses): nesse sistema, para se desenvolver, a cana terá entre 15 e 18 meses. Também possibilita a obtenção de uma alta produtividade no primeiro ano. É um sistema usado frequentemente por destilarias e usinas.

O plantio dessa cana acontece logo nos primeiros meses do ano, entre janeiro e março. Nessa época, a planta tem melhores condições de umidade e de temperatura, o que contribui para o seu desenvolvimento. As mudas tendem a brotar mais rapidamente, e a pegarem por completo. Com isso, o risco de doenças nos toletes diminui.

Quando o inverno chega, o crescimento da planta tende a ser retomado, o que acontece entre os meses de abril e setembro. Entre outubro e abril, o desenvolvimento da cana é paralisado. A fase de maturação começa nos meses seguintes, até que complete entre 15 e 18 meses. Depois do primeiro corte, o ciclo da cana passa a ser de 12 meses.

Esse sistema tem a vantagem de o plantio não coincidir com a época da colheita. Além do mais, o controle das plantas daninhas é bem mais eficaz. Sem contar que a incidência das doenças também é menor.

Mudas de Cana Caiana
Mudas de Cana Caiana

Se a cultura da cana caiana e dos demais tipos de cana-de-açúcar for conduzido da forma correta, o replantio ou a reforma serão necessários somente após 5 ou 6 anos. Mas é importante frisar que a produção só será boa durante todo esse tempo se todos os cuidados que citamos forem seguidos adequadamente, como a adubação, a correção do solo, controle de plantas daninhas e de pragas, e colheita no período certo.

Quantidade de Mudas

A quantidade de mudas necessárias pode variar entre 10 e 15 toneladas por hectare. Caso a época do plantio esteja correta, e as mudas forem de boa qualidade, é possível usar uma quantidade menor de mudas por hectare.

As mudas são compostas de canas novas, que tenham entre 8 e 10 meses apenas, que foram plantadas sobre excelentes condições, sob o controle de doenças e pragas e que passaram por um bom processo de fertilização.

A distribuição deve ser de, pelo menos, 12 gemas por cada metro de sulco. No caso de o plantio ser em uma época de estiagem, o ideal é dar preferência pra densidade entre 15 e 18 gemas por metro.

Após seguir todos os cuidados para o preparo do local que receberá as mudas, é hora de realizar o plantio. A cana caiana é considerada uma cultura semi-perene. Por isso, a hora do plantio é o momento de cuidar bem do solo, pois o cultivo da cana acontecerá até os próximos 6 anos, aproximadamente. Você pode aproveitar para aplicar calcário ao solo.

 

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *