Home / Plantas / Porque o Girassol Não é uma Flor?

Porque o Girassol Não é uma Flor?

Existe uma lenda que gira em torno do Girassol, onde afirma que não é uma flor e sim folhas que guardam flores no seu interior.  Hoje vamos deixar essa informação mais clara, pois o girassol é uma planta. Agora pode parecer tudo muito confuso, mas ao longo do texto você vai entender muito melhor sobre o que estamos falando.

Então vamos lá, a planta Girassol cujo nome científico é Helianthus annuus L tem o ciclo de vida de 1 ano. Ela nasceu na América do Norte e na América Central. Quando olhamos para essa planta podemos perceber algumas características bem marcantes como um caule espesso e vigoroso, ele tem a cor verde. Eles crescem bastante e podem atingir de 2 a 3m de altura, mas existem espécies consideradas anãs que embora não sejam tão comuns acontecem e medem no máximo 40 cm de altura. As folhas do girassol tem formato oval, duas folhas nascem do mesmo nó, possuem pecíolo, suas nervuras estão bem presentes. A flor do girassol é imponente e muito chamativa, uma flor elegante e majestosa.

Porque o Girassol Não é uma Flor?

O girassol possui no seu interior um grande conjunto de flores, muitas vezes nem reparamos e achamos que ele é uma flor única. Elas são do tipo pseudanto, ou seja as flores estão fixadas no receptáculo floral e ali ficam protegidas pelas brácteas. Essas flores são de tamanhos diversos, podem ter 7cm até 30,5 cm, o centro do girassol tem uma coloração escura, o tecido delicado acima da bainha é um amarelo muito intenso. Eles podem ser vistos na natureza em diversas colorações, podem ser encontrados em laranja, amarelo, branco e vermelho amadeirado.

Girassol
Girassol

Com certeza a curiosidade mais famosa do girassol é a movimentação que ele faz diariamente em direção ao sol. Assim quando inicia a manhã os girassóis estão de frente para o leste. No decorrer do dia e conforme o sol se movimente, o girassol o segue, saindo do leste e indo ao oeste, depois que o sol se põe e a noite inicia os girassóis estão de frente para o oriente. Esse fenômeno da biologia que ocorre com o girassol faz que eles sejam capazes de acumular de forma eficiente energia solar, isso somado aos nutrientes naturais dessa planta reforçam ainda mais o seu valor como remédio natural.

Curiosidade Sobre o Girassol

  • Essa planta é capaz de ter no seu interior mais de 8 mil flores, como dissemos o girassol protege uma grande inflorescência.
  • Você sabia que o girassol é um tipo de margarida? Pois na realidade margarida é um nome dado a diversas flores.
  • Muita gente se surpreende ao descobrir que o girassol não se trata de uma flor única e solitária, isso realmente parece estranho. Mas como dissemos, cada um deles pode proteger um número gigante de pequenas flores no seu interior.
  • As pétalas amarelas do girassol são na realidade o órgão feminino da flor,são folhas modificadas. No centro estão diversas pequenas flores que possuem os dois sexos e são bem diferentes daquelas pétalas amarelas que citamos.
  • Os girassóis são muito populares e por isso seu cultivo vem crescendo exponencialmente por todo o mundo, de acordo com os dados mais atuais existe no planeta cerca de 18 milhões de hectares dedicados a ele. Essa planta pertence à família Asteraceae, e sua maior característica é a sua inflorescência no centro. 
  • Essa planta é uma oleaginosa, inclusive está em 4ª posição no ranking mundial de produção, já a área de cultivo está em 5ª posição.

Família Asteraceae

Essa é considerada uma das maiores famílias de plantas que possuem flores e frutos, e que protegem as suas sementes. Essa família possui hoje cerca de 24 mil espécies pelo planeta. São diversas plantas bem conhecidas que também fazem parte, são elas a alcachofra, também a chicória, o alface, a camomila e as próprias margaridas.

Cultivo do Girassol

Somente no nosso país temos cerca de 70 mil hectares disponíveis para a cultura do girassol, os estados que mais produzem essa planta são o RS, GO e MT.

Você que acha que o girassol é apenas uma planta bonita e que serve para enfeitar lugares, saiba que ele tem diversas outras funções super importantes principalmente para a nossa economia. Acontece que praticamente todas as partes dele podem ser aproveitadas para algo, das sementes por exemplo nós retiramos o óleo que podem ser utilizados na culinária e também para a confecção do biodiesel.

Outra coisa bem interessante é a possibilidade de envolver o cultivo de girassol com a criação de abelhas. Já foi testado e como resultado foi possível produzir cerca de 20 a 30 Kg de mel de ótima procedência por cada hectare de plantação de girassol.

Acredita-se que na produção de 1t de semente de girassol podem ser extraídos algo em torno de 400 Kg de óleo de girassol, ainda sobra 250 Kg de casca e 350 Kg de sunflower cake ( substitui farelos na ração de animais). Os dois últimos citados são misturados na alimentação de animais.

Mas não é só isso, as hastes desta planta tem outras funções interessantes, elas são utilizadas na confecção de material de isolamento acústico, outra função interessante é a sua função como adubo que pode ser uma mistura com as folhas da mesma planta.

Heliotropismo

Esse fenômeno biológico que faz com que a planta gire para se alinhar em frente ao céu é muito curioso e interessante.

O girassol possui um hormônio estimulador chamado auxina, a função desse hormônio é realizar o movimento dessa planta para que ela aproveite o máximo dos benefícios da ação do sol.

Essa planta chega a realizar um movimento de 90º, o caule se move em direção ao oeste. Antes do nascer do sol as pequenas flores e as folhas ficam meio tristes e caídas, mas no meio dia elas já estão felizes e de pé, mas voltam para a mesma posição quando o sol se põem.

Veja também

Flor de Cerejeira

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.