Home / Plantas / Espada de São Jorge Cruzada na Porta: O Que Significa?

Espada de São Jorge Cruzada na Porta: O Que Significa?

A Espada-de-São-Jorge também é conhecida por outros nomes, tais como Espada-de-Santa-Bárbara, língua-de-sogra, espadinha, rabo-de-lagarto e sanseviéria.

O mais importante a se saber sobre a espada-de-São-Jorge é que ela é uma planta tóxica e que deve ficar fora do alcance de animais e crianças, pois se houver ingestão, pode haver um sério risco de morte por infecção.

A Sansevieria trifasciata é uma planta de origem africana, e desde tempos remotos ela vem sido utilizada com inúmeros aspectos ritualísticos e espirituais, e por isso muitas pessoas possuem a crença de que essa planta detém poderes que atuam diretamente no mundo espiritual.

Vasos com Espada de São Jorge
Vasos com Espada de São Jorge

A crença diz que a espada-de-São-Jorge é uma planta que afasta o mau-olhado e cria uma proteção invisível ao redor das casas, para que assim nenhuma magia negativa atinja os familiares.

A espada-de-São-Jorge pode chegar a altura de 90 centímetros, sempre crescendo de forma retilínea, e sua variedade abrange cerca de 60 espécies, porém, algumas só existem na natureza, enquanto cerca de 15 espécies são cultivadas para comercialização.

Apesar de ser uma planta tóxica, a espada-de-São-Jorge possui uma beleza única e também confere muitas outras características às pessoas que acreditam em seu poder espiritual, por isso essa planta é muito difundida no Brasil e está presente em inúmeros lares ao redor do País inteiro.

O Que Significa a Espada-de-São-Jorge Cruzada na Porta?

Contos e histórias dizem que São Jorge foi um grande guerreiro romano que, acima de tudo, era devoto e fiel.

No conceito religioso, São Jorge fora um Santo para os Católicos, assim como para os Umbandistas, São Jorge também é chamado de Ogum e, no final das contas, eles são a mesma pessoa.

Essa controvérsia ocorre devido ao chamado sincretismo, que é quando doutrinas e religiões diferentes cultuam a mesma fonte e origem, porém, de formas diferentes.

No entanto, quando se relaciona a planta espada-de-São-Jorge com espiritualidade, a crença é divida entre os umbandistas e pessoas de outras religiões que acreditam no poder de São Jorge.

Espada-de-São-Jorge Cruzada na Porta
Espada-de-São-Jorge Cruzada na Porta

Quando se cruza duas folhas da espada-de-São-Jorge, significa que haverá proteção e zelo do guerreiro, e que nada irá afetar a paz e a saúde das pessoas.

Quando se põe a espada-de-São-Jorge cruzada na porta, significa que a pessoa está pedindo por zelo de seu lar e sua família e de tudo que naquele lar habita.

No entanto, é possível colocar a espada-de-São-Jorge cruzada em outros locais no intuito de obter ajuda espiritual, como por exemplo, debaixo da cama de um casal, para que os mesmos deixem de discutir e passem a agir de forma mais calma e com mais sabedoria.

Cultivo e Manutenção da Espada-de-São-Jorge

A forma mais ideal de cultivar a espada-de-São-Jorge é dentro de vasos, que precisam ser largos, pois a espada-de-São-Jorge pode crescer bastante e alcançar quase um metro de altura.

Apesar de serem melhor cultivadas em vasos, elas também podem ser plantadas em jardins e canteiros. Porém, é importante lembrar que ela é uma planta tóxica, e que deve ficar fora do alcance de crianças e animais que possam vir a ingeri-la.

A espada-de-São-Jorge é conhecida por ser uma planta extremamente resistente, e até esse um dos motivos que é considerada a espada do próprio santo e Ogum.

Plantando Espada de São Jorge
Plantando Espada de São Jorge

Ela consegue sobreviver a inúmeras intempéries e se desenvolver em locais inóspitos onde muitas plantas padecem.

O ambiente ideal para a espada-de-São-Jorge é sob pleno sol e meia sombra, assim como um solo seco, ou seja, quando ela for plantada em vasos, é importante que o substrato seja de boa absorção.

É dito por muitos cultivadores que a espada-de-São-Jorge é uma planta difícil de morrer, e que por mais que se corte algumas de suas folhas ou deixe de regá-las, elas irão perdurar, como verdadeiras guerreiras que fazem jus ao nome que levam.

Espada-de-São-Jorge Utilizada em Rituais

A espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais utilizadas em rituais, pois representa a arma de um santo muito poderoso, além de que a forma de sua folha representa literalmente a espada de São Jorge, e assim, os responsáveis pelos rituais a usam para “cortar” a negatividade, inveja e todos os males de quem está sofrendo o ritual.

A espada em forma de planta também é utilizada na Umbanda para refrear toda a magia negativa enraizada em uma pessoa ou em um ambiente.

São inúmeros os rituais que podem ser relacionados com a espada-de-São-Jorge, onde cada local e cada mistura realizada com a mesma irá interferir em determinada área, seja na conjugal, na pessoal, na profissional e assim por diante.

Muitos crentes rezam sempre com uma folha da espada-de-São-Jorge e então apontam a mesma para os céus e proferem ditos e paz e limpeza espiritual para dessa forma serem ouvidos com mais ênfase.

Curiosidades e Informações Sobre a Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge é uma planta muito independente, pois ela não irá fenecer se for plantada em uma terra que não seja propriamente nutritiva, assim como não irá morrer se ficar alguns dias sem água.

Por mais que a indicação de cultivo seja em locais abertos com bastante luz, a espada-de-São-Jorge pode crescer até mesmo em locais escuros com pouca incidência de luz solar, e brotará até atingir seu ápice, mesmo que leve mais tempo do que as plantadas em um local ideal.

As espécies mais conhecidas de espada-de-São-Jorge são as seguintes:

  • Nome Comum: Espada-de-lansã
    Nome Científico: Sansevieria zeylanica
    Informações: Nativa do Siri-Lanka, a Espada-de-lansã é uma variação pouco distinta da espada-de-São-Jorge original (Sansevieria trisfaciata).
Espada-de-lansã
Espada-de-lansã
  • Nome Comum: Lança de Ogum, Lança-de-São-Jorge
    Nome Científico: Sansevieria cylindrica
    Informações: a Lança-de-São-Jorge também é um planta ornamental, mas possui menos usos ritualísticos do que a Espada-de-São-Jorge. Ademais, a lança-de-São-Jorge pode ser manuseada e trançada, para conferir mais beleza ainda à planta.
Lança de Ogum
Lança de Ogum
  • Nome Comum: Estrela de Ogum, Espadinha, Estrelinha
    Nome Científico: Sansevieria Trifasciata hahni
    Informações: a espadinha é uma variação anã da Sansevieria trisfaciata e é ainda considerada uma das melhores plantas para ornamentação da espécie, pois possui um aspecto que leva jus a nome de estrelinha.
Estrela de Ogum
Estrela de Ogum

Confira outros links relativos à Espada-de-São-Jorge aqui em nosso Site Mundo Ecologia:

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *