Home / Plantas / Chá de Barbana para Vesícula Funciona? Como Preparar?

Chá de Barbana para Vesícula Funciona? Como Preparar?

Bardana é uma erva medicinal mais conhecida por seu uso dermatológico, mas também é usada para problemas intestinais e gastrointestinais. A bardana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras de legumes e verduras.

A raiz da bardana é natural de alguns países da Europa e Ásia, mas devido as suas qualidades começou a ser cultivada também pela América. Sua utilização começou pela sua qualidade diurética tratando retenções de líquidos e celulites. Porém com o passar dos anos e pesquisas mais recentes, outras propriedades foram encontradas como seu poder antioxidante, sendo auxiliar ao organismo para tratamento de IST’s, inflamações e até mesmo câncer. Além de sua propriedade dermatológica, como dito anteriormente, sendo usada para tratamento de problemas de pele, como acne e até mesmo queimaduras.

Barbana: o que é?

O chá em si já traz diversos benefícios para a pele e para o sangue, sendo assim refletido no sistema imunológico dos seus consumidores. Pode-se dizer que essa raiz que poucas pessoas conhecem é muito poderosa e inseri-la em sua alimentação só traz vantagens em sua alimentação diária.

Embora ela possa ser usada de forma sólida e de alimento, seu uso mais conhecido é em forma de chá, podendo também ser usada como óleo para tratamento capilares.

Como alimento, a bardana tem um gosto agradável e é muito rica em vitaminas como Vitamina A, B1, C, niacina, cálcio, fósforo e ferro. Geralmente para ingestão da mesma, ela é misturada na comida, depois de cozida e colocada junto à legumes, verduras, massas de tortas e bolos, etc.

Não existe nenhuma contraindicação da bardana, somente em casos específicos como gravidez, amamentação e crianças menores de doze anos. Para pessoas diabéticas também é indicado a consulta com um médico antes da utilização do chá, devido ao seu aumento de frequência urinária que já é comum para pessoas com essa doença, que pode agravar a hiperglicemia. A indicação diária para que seja bem aproveitado seus benefícios sem nenhum problema é de uma a duas xícaras de chá.

Barbana Características

Para plantar a bardana o ideal é já estabelecer o local em que ela crescerá, pois é uma planta que não gosta muito de ser transportada. Suas raízes podem ser colhidas a partir da décima primeira semana e para chá podem ficar por quanto tempo for necessário, apenas para caso de uso de forma comestível o ideal é que esse processo seja feito em menos de um ano, pois quanto mais ela fica na terra menos saborosa e com mais fibras ela se torna.

Pedra na Vesícula: o que é?

A vesícula é um pequeno órgão em forma de bolsa que faz ligação entre o fígado e o intestino delgado. Sua função é armazenar o líquido produzido pela bile que tem objetivo de ajudar a digerir os alimentos, esse líquido é produzido pelo tecido hepático. Por se tratar de um órgão pequeno, sua capacidade de armazenamento também é menor que os outros órgãos, por isso uma pedrinha que fique no local já pode trazer algum tipo de dor e incômodo.

Uma má alimentação é o bastante para desequilibrar esse líquido e empedra-lo. Principalmente pelo uso excessivo de sódio e gorduras (problemas de colesterol tem ligação direta com pedras na vesícula). A maioria dessas pedrinhas são passadas direto para o intestino, porém as pedras maiores podem ficar presas na vesícula e causam muita dor do lado direito da barriga do paciente. Essa dor se dá devido à contração da vesícula para mandar a bile embora, mais ou menos uma hora após as refeições.

Não tratar esse problema causa algumas complicações como inflamação do local e bactérias que se alojam devido ao acúmulo dessas pedras, causando uma dor muito intensa e em qualquer momento do dia, não só nos horários de alimentação como à princípio, além de febre e náuseas.

Algumas das causas de pedras na vesícula são: diabetes, pressão alta, mau colesterol elevado, obesidade e em mulheres o uso contínuo de anticoncepcionais, devido ao aumento de estrogênio no organismo, além de predisposições genéticas.

Chá de Bardana Para Vesícula Funciona?

Como dito anteriormente, a bardana tem uma um poder antioxidante muito forte e também é um ótimo anti-inflamatório, ajudando então a eliminação da bile e junto com ela, a eliminação das pedras na vesícula.

Seu chá pode auxiliar no tratamento quando o problema é detectado no começo, em casos em que pedras não conseguem de nenhuma maneira sair da vesícula e são um pouco maiores, esse problema deve ser tratado apenas em consulta médica, com tratamento que seja de acordo com o perfil daquele paciente.

Além de inserir o chá em sua dieta e aproveitar de suas propriedades é muito importante que o paciente acrescente outros alimentos em seu dia-a-dia como alimentos ricos em fibras, sem gorduras, como frutas e legumes crus, comece a fazer alguma atividade física como caminhadas e o mais importante, tomar dois litros de água ou mais por dia.

Algumas pessoas potencializam o uso da barbada para pedras na vesícula junto ao boldo preparando seu chá com esses dois ingredientes.

Chá de Bardana: Como Preparar?

Seu modo de preparo é muito simples e prático, sendo um ótimo auxílio às pessoas que tem rotinas mais corridas e por conta disso não se alimentam de forma adequada. Para preparação do chá só é necessário:

  • 500 Ml de água;
  • 1 Colher de chá de raiz de bardana;
  • 1 Sachê de chá de boldo (caso queira potencializar a receita, esse ingrediente é opcional).

Ferva a água, e assim que levantar fervura insira a bardana (e o boldo se for utiliza-lo) e desligue o fogo. Deixe em infusão de dez a quinze minutos, coe e se sirva. O ideal é tomar o chá ainda quente, duas vezes ao dia, de preferência uma hora após o almoço e o jantar.

Faça uso contínuo desse chá até alívio dos sintomas ou até a próxima consulta médica o problema tenha se solucionado junto as prescrições que forem passadas pelo especialista.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *