Home / Plantas / Farinha de Mamão e Grão de Mamão: Benefícios

Farinha de Mamão e Grão de Mamão: Benefícios

O mamão é uma fruta tão boa que você pode consumi-la praticamente inteira, desde as sementes, até a casca (passando pela polpa, claro). E, como se já não bastasse tudo isso, você ainda pode fazer farinha com a fruta e aproveitar os seus grãos.

Mas, como fazer isso? Aprenda a seguir.

Farinha de Mamão: Como Fazer e Quais os Principais Benefícios

Para se obter a farinha de mamão, o processo é bem simples: basta moer a fruta inteira, com casca, sementes e tudo. Pronto. Feito! Porém, você também pode fazer essa farinha somente à base de sementes de mamão, o que garante um ótimo resultado nutritivo também. Basta retirar as sementes, e colocá-las de molho em água por algum tempo, já que elas virão junto com aquela parte um pouco mais gosmenta da polpa.

Mamão
Mamão

Depois, pegue uma tábua dessas de carne, coloque um pano fino por cima, colocando, em seguida, as sementes que desgrudaram daquela gosma, graças à água. Em cima dessa tábua, elas secarão naturalmente (o que ocorre em uns 2 dias, mais ou menos), já que você vai precisar delas secas para a produção da farinha. Detalhe: não as coloque para secar ao sol, e sim, à sombra. O processo final consiste em bater essas sementes em um liquidificador, até ficarem parecendo pimenta do reino em pó.

O ideal é usar uma colher de sobremesa por dia dessa farinha uma vez ao dia, na vitamina, no suco, ou como substituta da pimenta do reino.

Quanto aos benefícios, trata-se de um produto que é rico em fibras, minerais e vitaminas. Dentre os minerais presentes nessa farinha, estão ferro, fósforo e potássio, que são substâncias que auxiliam na formação dos ossos e dos dentes, além de ajudarem no equilíbrio interno do organismo.

Outras substâncias específicas que a farinha de mamão possui são a vitamina A, que protege a pele e a visão, e a vitamina C, que fortalece tanto os ossos, quanto as gengivas. Isso sem contar que o produto ajuda num melhor funcionamento do aparelho digestivo, sendo eficaz também contra a asma e diabetes.

Também possui propriedades laxativas bem calmantes, sendo também um bom purificador do sangue. Por fim, essa farinha ainda acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

Grãos de Mamão: Quais os Benefícios?

É muito comum jogarmos fora certas partes de alimentos que julgamos inúteis. Certamente, você já deve ter descartado bastante aqueles grãos ou sementes do mamão, que vêm na polpa da fruta, não é verdade? Mas, e que tal guardá-las a partir de agora? Afinal, elas possuem diversas propriedades muito boas para a nossa saúde.

Uma dessas primeiras propriedades é que os nutrientes presentes nelas podem ajudar na cura da cirrose, além de melhorarem a saúde dos rins, e combater a insuficiência renal. Além disso, suas funções anti-inflamatórias também auxiliam no tratamento da artrite e de doenças articulares.

Fora isso, os grãos de mamão possuem algumas substâncias que ajudam nossa saúde em diversos aspectos, como é o caso de um alcaloide chamado de Carpaine, que consegue matar vermes do intestino, além de amebas parasitas. Outra dessas substâncias é a Papaína, que auxilia bastante na digestão.

Quer mais benefícios que as sementes de mamão proporcionam? Elas também podem ser eficientes antibacterianas, especialmente, contra Escherichia coli, Estafilococos e Salmonella. Também ajudam a combater infecções virais, auxiliando na cura de certas enfermidades, como a dengue, por exemplo. Inclusive, na Nigéria, é cultural as pessoas usarem sementes de mamão com leite para a febre tifoide. Podemos citar ainda que as sementes dessa fruta, por possuírem Papaína, ajudam bastante na digestão das proteínas.

Como curiosidade, para aquelas mulheres que querem engravidar, o bom é evitar comer essas sementes, pois elas podem auxiliar a provocar abortos naturais. Já para os homens, comer uma colher de chá dessas sementes, todos os dias, e durante 3 meses, pode reduzir bastante a produção de esperma, mas, não acaba com a libido. Esse efeito, inclusive, é temporário, e acaba assim que se deixa de comer essas sementes.

Existem Efeitos Colaterais?

Para quem come os grãos de mamão, ou mesmo a farinha feita a partir deles, os riscos ou efeitos colaterais são mínimos, apenas afetando significativamente que está grávida, pois, como já dito anteriormente, as sementes dessa fruta podem induzir abortos naturais. Nesse caso, essa proibição também precisa se estender à amamentação.

Além disso, por terem fortes propriedades parasitárias, as sementes de mamão também são muito intensas para o trato gastrointestinal de crianças muito pequenas. Portanto, é preciso consultar um especialista na área de saúde antes de dar esse tipo de alimento para elas.

Receitas Com os Grãos do Mamão

E, que tal algumas receitas deliciosas para fazer com esses produtos da fruta?

A primeira é uma geleia que ajuda bastante no funcionamento do organismo, além de auxiliar na perda de peso. Os ingredientes são simples: 3 xícaras de sementes de mamão, 2 xícaras e meia de açúcar e 1 xícara de água. Você irá colocar as sementes em uma panela, cobrir com água, e levar pra cozinhar por uns 15 minutos aproximadamente. Depois disso, escorra a água e coloque as sementes em um liquidificado, acrescentando a xícara de água mencionada antes. Bata, peneire, coloque o líquido coado na panela, acrescente o açúcar e leve ao forno. Mexa de vez em quando até engrossar. Por fim, é só guardar num pote tampado, e usar quando quiser.

Outra receita ótima e fácil de fazer é um bolo com calda de laranja. Os ingredientes são: 1 xícara de mamão papaia picado, 1 xícara de óleo, 3 ovos inteiros, 1 xícara e meia de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó, meia xícara de farinha de semente de mamão e 1 xícara e meia de farinha de trigo. Para a calda, são necessárias 2 xícaras de açúcar, e 1 xícara de suco de laranja. Para o preparo, pegue primeiro o mamão, os ovos e o óleo e bata num liquidificador, até que a mistura vire uma pasta homogênea. Pegue uma bacia e bata essa mistura com o açúcar, a farinha das sementes do mamão e o fermento. Coloque tudo numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno (uns 180°C por 40 minutos). Para a calda, é só levar o açúcar e o suco de laranja ao forno, até engrossar.

Veja também

Para Que Serve a Babosa com Limão? Quais os Benefícios?

Verdadeiramente, Lemon e aloé Vera contêm propriedades de limpeza naturais que ajudam o corpo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *