Home / Plantas / Ervas Que Gostam de Sombra

Ervas Que Gostam de Sombra

As ervas são um tipo de vegetal de pequeno porte, amplamente empregadas na culinária e para fins medicinais. As ervas empregadas na culinária também podem receber a denominação de ervas aromáticas, nesta categoria estão inclusas dezenas de temperos, dentre eles os mais comuns são a cebolinha, coentro, a erva-cidreira, o funcho, o hortelã-pimenta, canela, pimenta-malagueta, salsa e tomilho.

A maioria das ervas aromáticas demandam grande quantidade de radiação solar, no entanto, algumas espécies em particular podem ser cultivadas na sombra, sem qualquer prejuízo para o seu crescimento/ desenvolvimento.
Entre as ervas medicinais, estão inclusos o agrião (o qual também pode ser empregado na culinária, mas que porém não possui um sabor muito popular), a alfazema ou lavanda, o alcaçuz, o alecrim, o alho (também favoritíssimo na culinária), a arnica, a camomila, a calêndula, a erva-cidreira, a erva-doce, o eucalipto, entre outras espécies.
No caso das ervas medicinais, embora a maioria das espécies demande luz solar, outras podem ser cultivadas na sombra, o que caracteriza a área de algumas varandas domésticas ou demais espaços no interior das residências, tais como cozinha e pátio.

Neste artigo, você conhecerá quais as ervas que gostam de sombra e o que precisa saber sobre elas.

Então venha conosco e boa leitura.

Definindo o Conceito de Erva

As ervas ou plantas herbáceas podem estar enquadradas em duas definições. Na primeira delas, atribui-se plantas de caule macio e maleável, frequentemente rasteiro e sem a presença da substância lignina, que caracteriza caules do tipo lenhoso.

Já de acordo com a segunda definição, as ervas são plantas as quais o caule não sofre crescimento secundário ao longo do seu desenvolvimento.

A primeira definição pode abranger também cactos de porte arbustivo e até mesmo de maior estatura. A segunda definição pode abranger vegetação de caule lenhoso, mas que não manifesta crescimento secundário ao longo do seu ciclo de vida.

A literatura botânica brasileira ainda é bastante fragmentada e dispersa, carecendo de mais objetividade.

Ervas Que Gostam de Sombra: Hortelã

A hortelã (nome científico Mentha spicata) é um vegetal herbáceo que mede entre 30 a 100 centímetros. É extremamente versátil, podendo ser empregada tanto na culinária quanto para fins medicinais. Possui aroma marcante e muito agradável. As flores são pequeninas brancas ou rosadas.

O solo para plantio precisa estar constantemente úmido, porém não encharcado. A hortelã pode ser cultivada tanto em locais de sol pleno quanto em sombra parcial. Condições de sombra parcial facilitam a manutenção da umidade do solo.

Ajuda a tratar problemas digestivos, tais como enjoo, vômito, má digestão, é calmante e expectorante. Ajuda a aliviar a febre, além de tratar gripes e resfriados. Contém em sua composição mentol, vitamina A e C, Potássio, Fósforo, Ferro e Cálcio, além de antioxidantes. No entanto, não deve ser utilizado por gestantes e lactantes.

Suas apresentações comerciais incluem pó para tempero (extrato seco), óleos essenciais, sachês para chá, cápsulas entre outros.

Ervas Que Gostam de Sombra: Erva-Cidreira

A erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis) é amplamente empregada para fins terapêuticos de alívio de insônia, ansiedade, tensão muscular e nervosa. É uma erva resistente e perene, adepta de condições de luminosidade sombreada.

As propriedades medicinais residem nas folhas, no entanto, os galhos possuem a incrível capacidade de se transformarem em mudas de novas plantas, formando raízes; as flores também são uma porção importante, visto que são bonitas e perfumadas atraindo bastante atenção das abelhas.

O plantio da erva-cidreira também pode ser através de sementes, no entanto apenas nas estações da primavera ou do outono. As sementes não devem ser enterradas muito profundamente e é importante manter regas diárias, no entanto evitar que o solo fique encharcado. Condições de temperatura amena também são altamente favoráveis.

A erva-cidreira pode ser cultivada em vasos grandes de boca aberta, é ideal para estar presente nas áreas de sombra da varanda.

Ervas Que Gostam de Sombra: Cerefólio

O cerefólio (nome científico Anthriscus cerefolium) é uma erva aromática, amplamente empregada na culinária francesa. Todas as partes da planta podem ser consumidas desde as folhas (estrutura mais utilizada), até as sementes, flores e raízes.

Atinge 70 centímetros de altura. A temperatura de desenvolvimento ideal está entre 4 e 24 ° C.

Pode ser cultivado sob luz solar direta, no entanto, desde que a temperatura não esteja muito alta. Porém, as condições preferenciais são de sombra parcial, mantendo certo nível de luminosidade.

O solo precisa possuir bom aporte de matéria orgânica, úmido, porém devidamente drenado, de modo a evitar o encharcamento.

As sementes demandam um tempo de germinação compreendido entre 1 a 3 semanas. A profundidade destas sementes no solo não deve ultrapassar 0,5 centímetros.

Quem optar pelo cultivo em vasos e jardineiras deve escolher aqueles que possuam no mínimo 20 centímetros de largura e 30 centímetros de altura. Caso sejam utilizados vasos mais curtos, o cerefólio terá uma vida útil mais curta e terá um processo de desenvolvimento mais lento.

No cultivo, recomenda-se estar atento e retirar plantas invasoras que possam estar competindo com os nutrientes e recursos presentes no solo.

Na colheita do cerefólio, devem ser retiradas as folhas mais externas de forma individual. O tempo aconselhável para a colheita é de 30 a 40 dias após o plantio, outra opção é retirar a planta na sua totalidade entre 60 a 90 dias pós o plantio, um pouco antes do seu período de florescimento.

No momento da colheita, uma recomendação importante é utilizar luvas de modo a evitar que a seiva da planta entre em contato direto com a pele. Esse contato pode resultar em um quadro chamado fotofitodermatose.

*

Agora que você já conhece quais as ervas que gostam de sombra (dentre elas, espécies aromáticas e medicinais), escolha a melhor opção para a sua varanda. Também te convidamos a ficar à vontade e conhecer outros artigos deste site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Green Me. Melissa ou erva-cidreira: fácil de você cultivar, em vasos ou no jardim. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/como-plantar/3634-erva-cidreira-melissa-cultivar-vasos-jardim>;

Hortas. Info. Como plantar Cerefólio. Disponível em: < https://hortas.info/como-plantar-cerefolio>;

O Meu Jardim. Top 10 ervas aromáticas. Disponível em: <https://omeujardim.com/artigos/top-10-ervas-aromaticas>;

Lar natural. Plantas para cultivo com sombra. Disponível em: <https://lar-natural.com.br/plantas-para-o-cultivo-com-sombra/>;

Tua Saúde. Benefício da Hortelã para a saúde. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/hortela/>;

WIKIPÉDIA. Erva. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Erva>.

Veja também

Como se Toma a Água de Berinjela? Passo a Passo Como Fazer

A berinjela é um legume muito saboroso, com poucas calorias e muitos benefícios para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *