Home / Plantas / Camélia Significado Espiritual, Simbologia E Tatuagens

Camélia Significado Espiritual, Simbologia E Tatuagens

É provável que você tenha conhecimento do nome de diversas plantas por aí, mesmo sem ter nenhuma formação ou interesse no assunto. Isso porque elas ganham uma popularidade enorme, e fica difícil não ouvir sobre. Uma dessas plantas que há um tempo recebeu uma enorme fama é a Camélia, reconhecida pela sua beleza e múltiplas funções. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje, mostrando um pouco mais de suas características gerais e contando sobre seu significado espiritual, simbologia e como ela é utilizada em tatuagens. Continue lendo para aprender mais sobre.

Características Gerais Da Camélia

A Camélia, diferente do que muitos acham, não é uma única planta, mas sim um gênero de plantas que faz parte da família Theaceae, produzindo flores conhecidas pelo mesmo nome ou cameleira. Seu nome científico é Camellia Japonica, e por isso que em Portugal é conhecida como japoneira. Esse gênero inclui uma diversidade de plantas ornamentais e plantas do chá, e recebeu seu nome em homenagem ao missionário jesuíta Jiri Josef Camel. Na China, todas as espécies de Camellia são chamadas por uma palavra em mandariam “chá” e depois complementada com algum termo que remete ao seu habitat ou alguma de suas peculiaridades morfológicas.

O gênero apresenta em torno de 80 espécies nativas nas florestas da Índia, China, Japão e do Sudeste Asiático. As camélias são arbustos ou árvores de no máximo porte médio, mas em maioria ficando em torno de 12 centímetros de altura mais ou menos. Possuem folhas coriáceas, bem escuras, brilhantes e lustrosas e suas bordas são denteadas ou serrilhadas. Elas apresentam flores dos mais diversos tamanhos, podendo chegar a ser do tamanho de uma moeda ou da palma da mão de uma pessoa adulta. Sua coloração também é diversificada, podendo ser branca, rosa, vermelha e em casos raros, amarelas. Elas soltam um perfume bem suave.

Seus frutos são cápsulas globosas que o tamanho pode ser grande ou pequeno, e cada um tem em torno de 3 sementes redondas. Algumas espécies de Camallia como a japonica, chrysantha e reticulata são cultivadas devido as flores serem bem grandes e belas. Normalmente, há um enorme cruzamento entre as espécies consideradas mais belas e outros para conseguir híbridos que tenham as melhores qualidades das espécies. Como exemplo dessas outras, temos a Camellia sinensias, que apesar de não ser tão bonita, suas folhas produzem o chá que movimenta bilhões de dólares por ano.

Algumas outras espécies produzem óleo em suas sementes, podendo ser utilizado para combustível. Outras simplesmente para o paisagismo. O que não falta é espécie de Camellia para diversos motivos. Seu crescimento, entretanto, é bem lento. Para quem quer cultivar essas plantas, o primeiro a se olhar é em relação ao clima. Elas preferem climas mais frescos e que não passem de mais de 15 graus Celsius. A luminosidade também é outro fator, pois não precisam de luz direta do sol, podendo ficar sempre em locais de sombra.

O solo deve ser bem nutrido, então o investimento em um bom composto e substrato é essencial. Ele deve ser utilizado no mês de dezembro e em julho também. A rega deve ser constante nos primeiros meses de vida, e depois passar a ser de uma forma mais espaçosa, sempre evitando encharcar a planta e o solo. A melhor época para fazê-las reproduzir é logo nos primeiros meses do ano, de janeiro a abril mais ou menos. Sua reprodução é por sementes, alporquia (mais complicada) ou por estacadas arrancadas das pontas de ramos de plantas já adultas. A floração ocorre normalmente no outono e no inverno. Para estimular a floração, você pode adicionar farinha de osso e torta de mamona vendidos em lojas de jardinagem.

A poda deve ser feita durante a formação e depois após o fim da floração, para manter seu visual limpo. É uma planta bem resistente a pragas e doenças, mas de vez em quando pode ser atacada por formigas, pulgões e cochonilhas, que vão direto para suas folhas. O excesso de regas também causa alguns fungos, que ficam semelhantes a manchas de ferrugem nas folhas.

Significado Espiritual E Simbologia Da Camélia

É muito comum que plantas e animais tenham significados diferentes para cada religião, região e outros. No caso da Camélia, isso não é muito diferente. Porém, ela pode ter significados diferentes em cada momento. Para alguns no significado espiritual, sua beleza representa o começo de algo novo, o amanhecer, tendo haver com sua coloração também. Entretanto, o mais comum é sua simbologia em relação ao movimento abolicionista brasileiro.

No final do século 19, a Camélia era muito raramente encontrada no Brasil e assim fizeram uma metáfora, de que também era rara a liberdade dos negros. A planta vei para ornamentar os jardins de brancos ricos e burgueses, mas que começaram a desenvolver ideais mais humanistas. Em 1880, no Quilombo do Leblon, os escravos que estavam como fugitivos começaram a cultivar camélias, para depois vende-las pela cidade para se manter. Esse Quilombo foi oficializado por José de Seixas Magalhães, um dos burgueses que tinha ideais humanistas e avançados.

Ele possuía uma chácara no qual cultivava as camélias junto com os escravos foragidos, fazendo com que as flores se tornassem o símbolo do movimento abolicionista e da Confederação Abolicionista. Uma dessas nunca passaria se ele não fosse protegido pelo próprio imperador e sua filha, no qual enviava ramalhetes de camélias. Elas se tornaram o símbolo da causa, e qualquer um que colocasse uma capela em sua lapela ou em seu jardim confessava que tinha fé abolicionista.

Camélia Branca
Camélia Branca

Era muito utilizada em ações ilegais, como auxílio de fugas ou esconderijos sendo criados. O escravo conseguia identificar aliados a partir de quem usava flores camélias ao lado do coração. A própria princesa Isabel realizou a festa chamada de A Batalha das Flores para arrecadar dinheiro para a Confederação Abolicionista. A flor, mesmo que não sendo originada daqui, se tornou parte da história brasileira.

Tatuagens de Camélia

Muitos utilizam a tatuagem de camélia como símbolo ou abolicionista ou espiritual. Veja a seguir alguns exemplos para você se inspirar.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o gênero da Camélia, seu significado espiritual, simbologia e como é usada em tatuagens. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre camélias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Amora Gigante: Tamanho, Benefícios, Características e Fotos

As amoras gigantes são refrescantemente suculentas, azedas e doces,  ricas em numerosas condições de saúde, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *