Home / Plantas / Como Cuidar de Alface no Vaso?

Como Cuidar de Alface no Vaso?

Hoje a dica é sobre alface, se você é fã dessa verdura e tem muita vontade de cultivar em casa, não pode perder nossas dicas.

Consumir essa hortaliça traz muitos benefícios, e por isso está presente quase diariamente em nossas refeições. Existe alface para todos os gostos, tem alface liso, tem crespo, tem do tipo americano e muitas outras variedades.

Saiba que o cultivo dessa verdura costuma ser bem rápido, é por esse motivo que muitas pessoas cultivam em casa seja no vaso, seja em canteiros e de muitas outras formas. Se você plantar alface  hoje, saiba que daqui 35 dias já poderá colher seus primeiros pés de alface, tudo é muito rápido e por isso vale muito a pena investir no cultivo.

Por isso vamos te ajudar a cultivar o seu alface em uma vaso bem bonito na sua casa, você terá sempre um alface fresco nas suas refeições em família.

Como Cuidar de Alface no Vaso?

Saiba que não precisa ser um super agricultor para cuidar de alface em casa, existem diversos tipos dele e você deve escolher o seu preferido, pois isso não influencia nas dicas que separamos aqui hoje.

Substituindo a Terra

Alface
Alface

Você pode utilizar uma mistura para substituir a terra por um tempo, constituído por metade de húmus de minhoca e metade de substrato comprado em lojas especializadas.

Essa mistura é muito eficiente e muito fácil, uma mistura muito rica em nutrientes importantes para plantas.  Você pode utilizar também um fertilizante de liberação lenta, ele vai fornecer nitrogênio por cerca de 4 meses.

Preparando um Local para Cultivo Utilizando Sementes

  • Você pode comprar bandejas próprias na internet, copos descartáveis e até mesmo porta ovos de papel, basta adicionar o substrato que você comprou;
  • Você precisa caprichar na água, o substrato precisa estar encharcado antes de ir para o recipiente, pois é a única maneira de saber que ele vai receber toda água;
  • Em cada berço você pode adicionar de 2 a 4 sementes, cubra com cerca de 0,5 cm de substrato;
  • Ofereça água todos os dias, ou sempre que notar que ele secou.

Germinação do Alface

É um processo muito rápido, geralmente demora entre 3 e 10 dias. Mas existem alguns que o processo ocorre em até 1 dia completo. Caso você perceba que todas elas germinaram depois de cinco dias, você deve selecionar a mais bem desenvolvida para mudar de lugar. Para que seu alface germine mais rapidamente, basta cobrir as suas bandejas com um plástico filme.

Replantação de Alface

É um cultivo muito rápido, todo o processo corre em uma velocidade incrível. Ele estará pronto para o transplante depois de 10 a 15 dias da semente germinada.

Onde?

É muito importante escolher o local ideal para transplantar seu alface, o vaso deve ficar em local externo e bem iluminado, onde receba sol até no máximo 11 horas da manhã. Não exponha o seu alface em local com muito sol, se não tiver jeito arranje uma forma de quebrar ao menos 80% desse sol.

Regar o Alface

Eles precisam de muita água. Por isso é uma boa comprar um vaso do tipo auto irrigável, pois dessa forma você fica tranquilo e mais despreocupado,

É indicado que as regas aconteçam o mais cedo possível, antes das 9h, já no período da tarde deve ocorrer depois das 16h para que não peguem o auge do sol.

Nunca molhe as suas folhas de alface, regue somente o seu substrato. O ideal é regar o alface duas vezes ao dia, caso seja plantado em vaso normal.

Colheita

A sua hortaliça poderá ser colhida já no décimo dia depois do alface ter sido transplantado, é muito rápido e satisfatório.

Uma dica interessante sobre colher o alface é que você inicie a colher os pés de fora, e vá colhendo até o fim ou até novos pés surgirem. O alface muito jovem possui um sabor amargo, ele não fica tão saboroso por isso é melhor deixá-los por último.

Outra dica importante é super bacana é a de plantar 3 mudas de alface de 3 três em três dias, até completar doze muda, pois dessa forma você terá sempre novos pés de alface.

Tipos de Alface

Alface Americana

O nome dessa espécie veio do fato de terem o início do seu cultivo nos EUA. É um alface de coloração clara, o sabor é suave, e deliciosamente crocante. Ele pode até lembrar um repolho por conta do seu formato. Ele tolera bem o calor e por isso é muito utilizado na culinária, especialmente na confecção de lanches já que ficam sempre verdinhos.

Alface Crespa

Esse é o tipo de alface mais comum, o mais facilmente encontrado nos supermercados e também na parte de salada dos restaurantes. Ele possui folhas lisas, mas no topo ele apresenta algumas ondulações e por isso o seu nome. É crocante, mas menos que o americano. Apresenta um verde mais intenso do que os outros. Um sabor um pouco mais forte, mas muito gostoso. Fica perfeito em saladas e é um ótimo acompanhamento.

Alface Frisée

Essa é uma espécie até pouco conhecida pelas pessoas, mas nem por isso menos saborosas. É um alface crocante, ele possui folhas mais irregulares. Não tem um verde tão intenso, mas o sabor é mais amargo que os outros. Por esse motivo é perfeito para combinar com receitas de sabor mais intenso.

Alface Lisa

Um dos alfaces mais consumidos em nosso país, as folhas da alface são mais soltas. Não é crocante, e tem um gosto delicado. Verde intenso e vai muito bem em saladas.

Temos ainda outros tipos de alface, como:

  • Alface Mimosa;
  • Alface Romana;
  • Alface Roxa.

Veja também

Fava

Quanto Tempo a Fava Demora para Nascer?

Hoje vamos falar sobre a fava, você conhece? Cientificamente ela é conhecida como Vicia faba. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.