Home / Plantas / Quais Alimentos São do Brasil?

Quais Alimentos São do Brasil?

Moramos em um país tão rico que a gente nem faz ideia, nosso Brasil é rico em fauna, flora, água e alimentos.

Aliás, segundo dados, nosso país é o 3º que mais produz e exporta importantes alimentos de todo planeta terra. Ficamos atrás apenas de grandes potências como a UE e os EUA. O Brasil é muito diverso, seja em culturas, em clima e tudo mais.

Além disso, ainda temos um grande potencial de crescimento, o nosso país tem uma alta  possibilidade de se tornar também uma mega potência nesse sentido. Por isso, já estão de olho na gente, e certamente teremos em breve um grande aporte de investimento nessa área.

O trabalho no campo nunca esteve tão otimizado como hoje, a tecnologia avançou bastante por aqui e tem ajudado muito o trabalho dos produtores rurais. Com isso conseguem produzir muito mais com bem menos. Tem uma diversidade imensa de climas e de solos por aqui, com isso todas as regiões têm grandes possibilidades.

Pouca gente sabe quais são os alimentos que são produzidos aqui e levados para outros países. Então saiba que somos muito bem vistos lá fora, levamos muitos alimentos importantes que são produzidos na nossa terra e abastece o mundo. Para te ajudar separamos alguns alimentos importantes que talvez você nem saiba que são feitos aqui.

Quais Alimentos São do Brasil?

Laranja

Laranja
Laranja

Essa é a fruta produzida pela laranjeira, uma fruta tão comum no nosso dia a dia. Você sabia que nós somos o maior produtor dessa fruta no planeta? Pois é, o Brasil é referência quando o assunto é laranja. De todas as laranjas produzidas no mundo, 30% são produzidas por nós. Os estados de SP e da BA são os mais fortes na produção dessa fruta. Temos um total maior que 620 mil hectares disponíveis somente para a produção de laranjas. A nossa taxa de exportação é altíssima, movimentamos o comércio internacional com muita força. Os EUA por exemplo, que está atrás da gente na produção dessa fruta, corresponde por somente 10% da produção mundial.

Milho

Milho
Milho

O milho é um grão super importante, esse cereal funciona como alimento humano e também alimentação de animais. Quando falamos de alimentos produzidos aqui, o milho sempre aparece como um dos principais. Curiosamente o milho é cultivado em nosso país por donos de grandes propriedades rurais, mas também por pequenos produtores. O avanço da ciência e tecnologia também favoreceu essa produção, podemos citar por exemplo o caso do milho bt.

Esse é um dos alimentos mais produzidos no nosso país. Esse grão é muito resistente, e ao longo do tempo foi melhorado com novas variedades e isso auxiliou que a produção ganhasse ainda mais força. No Brasil temos disponível para a produção de milho um espaço maior que 16,5 milhões de hectares.

A produção de milho no Brasil abrange muitos estados, MG, RS, SP, PR, GO, MS e MT são os principais produtos por aqui. Os maiores produtores de milho do mundo são a China e os EUA, o Brasil aparece como 3º colocado.

Cana de Açúcar

Cana de Açúcar
Cana de Açúcar

Talvez não exista um alimento mais brasileiro do que a cana de açúcar.  Digo isso pois foi o primeiro alimento produzido por nós em grande proporção. Por isso era considerada inclusive um dos principais alimentos produzidos por aqui. Nós produzimos ela para exportar ela como açúcar.

Com o tempo o objetivo dessa produção mudou de produção de açúcar para a produção de etanol. Depois disso passamos a ocupar o 1º lugar no ranking mundial de produção de cana de açúcar. Hoje em dia lideramos a produção tanto para açúcar como para a produção de combustível. 

Segundo o IBGE, a produção de cana de açúcar corresponde a 17% de todas as produção de agricultura por aqui. A cana de açúcar sozinha também domina 17% de tudo que exportamos. O sudeste é a principal região do cultivo deste produto, mas também é produzido no PR, em alguns pontos do Centro Oeste e no litoral do nordeste.

Café

Café
Café

O café é fruto do cafeeiro e consta na lista de alimentos que são feitos por aqui. No nosso país o café tem reservado somente para o seu cultivo mais de 2 milhões de hectares. O cafezal é dividido em formação, onde o nosso país destina 345 mil hectares, e o cafezal em produção onde destina 1,8 milhões de hectares.

Com relação ao comércio internacional, esse grão representa 10% de todos os produtos que exportamos para fora. É um número considerável, aliás curiosamente nós ficamos com apenas 30% desse produto para o nosso consumo. Nós exportamos 70% de toda a nossa produção.

O estado que mais produz café aqui no Brasil é o estado de MG, ele é responsável por 50% de toda produção. Os outros 50% são divididos entre o estado de SP e o ES.

Soja

Soja
Soja

A soja é um grão super importante e que pode ser utilizado para o consumo humano quanto para a alimentação de animais. Ela é muito forte na alimentação especialmente do gado de corte, usado também para alimentar vacas que estão amamentando e em forma de ração para frangos.  Ocupamos hoje o 2º lugar na produção deste grão em todo planeta. O primeiro colocado é os EUA. A soja representa 9% da produção do nosso país. Destinamos para o cultivo de soja no Brasil algo em torno de 34 milhões de hectares.

Ficamos com muito pouco dessa produção, a maior quantia é exportada para fora do país. Pois o Brasil tem uma grande vantagem em relação a outros países, pois a nossa produção é maior justamente quando na América do Norte encerra o tempo de colheita, então cobrimos todo esse período deles. A produção de soja por aqui abrange diversas regiões, a maior parte é cultivado no PR e MT. Mas ela vem crescendo e alcançando a BA, o TO e o RS.

Veja também

Flor de Cerejeira

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.