Home / Plantas / História da Barba-de-Serpente e Origem da Flor

História da Barba-de-Serpente e Origem da Flor

As plantas podem ser úteis para uma série de coisas, tendo participação ativa na vida das pessoas. Dessa maneira, é muito comum que as plantas sejam utilizadas de forma constante e frequente, seja qual for o objetivo. Isso porque as plantas podem servir para um número variado de coisas, como o paisagismo, a produção de óleos essenciais e muito mais. Algo muito comum de ver, por exemplo, é o uso de plantas para a produção de chás naturais.

Assim, como as plantas concentram substâncias muito interessantes e fortes que tornam a saúde humana mais completa, os chás servem para fazer com que todas essas substâncias possam entrar em contato com o corpo das pessoas. Como resultado disso, tem-se a criação de verdadeiros remédios naturais, que funcionam muito bem para melhorar os detalhes da saúde de muitas pessoas em todo o mundo.

Uso da Barba-de-Serpente

Outra forma de uso muito interessante para as plantas se dá no paisagismo, com as flores servindo para gerar beleza nos jardins. Porém, não só de flores vive o paisagismo, que também por utilizar as plantas para a produção de ornamentações diferenciadas.

Esse é o caso do uso da barba-de-serpente, uma planta aparentemente comum que, à primeira vista, jamais poderia ser utilizada para a ornamentação. Contudo, a barba-de-serpente é usada como forma de forração para as outras plantas, cobrindo o solo e tornando ao ambiente ainda mais belo e nutritivo para todas as outras plantas.

Assim, o uso desse tipo de planta é essencial para tornar o solo menos exposto ao sol, aos perigos de animais e outros tantos que podem transformar a vida das plantas.

Além disso, como o objetivo é ter um ambiente ainda mais belo, a barba-de-serpente funciona bem para dar um tom de verde a mais para o jardim, escondendo a terra do solo e o material orgânico ali presente para que toda a atenção possa estar voltada para as atrações principais do seu jardim. De forma resumida, a barba-de-serpente faz o trabalho “sujo” para que as outras plantas, as floridas e coloridas, possam brilhar intensamente.

Origem da Barba-de-Serpente

A barba-de-serpente é uma planta bastante conhecida em grande parte do mundo, o que faz com que as pessoas, por vezes, até mesmo se esqueçam completamente do seu local de origem. Porém, por mais que isso não seja tão comum de ver quando se compra a barba-de-serpente, a planta possui origem na Ásia, mais precisamente no Japão. Dessa forma, no continente asiático a barba-de-serpente encontra todo o clima ameno que precisa para crescer e se desenvolver com beleza.

De toda maneira, atualmente esse tipo de planta já é comum em todo o planeta Terra, algo até mesmo natural se for considerado o uso constante da barba-de-serpente para a ornamentação de jardins.

Barba-de-Serpente Bem Cuidadas
Barba-de-Serpente Bem Cuidadas

Na verdade, já no Japão a planta em questão era muito utilizada para recobrir o solo, quase como uma espécie de grama, deixando o jardim ainda mais belo e escondendo bem toda a matéria orgânica presente para impulsionar o crescimento das outras plantas.

Características da Barba-de-Serpente

A barba-de-serpente é uma planta bastante simples de cuidar, que não chega a exigir do seu cuidador conhecimentos tão complexos ou difíceis. Dessa maneira, o mais comum é que a planta asiática tenha de 10 a 40 centímetros de altura, o que faz com que ela seja ideal para recobrir o solo e dar um tom de leveza ao restante do jardim.

É interessante que a barba-de-serpente seja mantida à meia sombra, sem contato direto com o sol, pois a luminosidade em excesso pode ser um grave problema para esse tipo de planta. Ademais, a planta possui um ciclo de vida perene, o que faz com que seja possível ter a barba-de-serpente no jardim por todo o ano, sem uma data específica em que esse tipo de planta se destaca mais ou menos.

Também por isso, tê-la para a forração é uma opção inteligente. Já o clima preferido desse tipo de planta é bastante variável, até mesmo pelo fato de a barba-de-serpente já ser comum em quase todo o mundo. De toda maneira, a planta prefere climas bem marcados, como o subtropical, o tropical e o mediterrâneo. Plantar a barba-de-serpente perto de fontes de água também pode ser uma ideia interessante.

Formas de Utilizar a Barba-de-Serpente Em Casa

Em geral, a barba-de-serpente é mais usada para o paisagismo, visando dar um tom de beleza ao solo. Porém, não é necessário fazer uso dessa planta apenas para recobrir o solo, já que a barba-de-serpente também pode ser cultivada em vasos, que, por sua vez, poderão ser colocados em qualquer parte da sua casa ou apartamento.

Logo, a forma de utilização dessa planta depende do seu gosto e do seu estilo em relação ao mundo vegetal, não havendo necessariamente uma forma correta ou incorreta de ter a barba-de-serpente. Uma forma interessante de usar a barba-de-serpente, por exemplo, é para que a planta possa indicar caminhos e delimitar canteiros, pois dessa maneira será possível fazer ótimo uso das suas características de gramínea.

Uma dica muito valiosa é, ao colocar a planta em sua casa, adotar também outras plantas com flores para tornar a composição bela e completa. Pois, por mais que a barba-de-serpente seja bonita e tenha o seu brilho próprio, esse tipo de planta não possui flores e, assim, acaba por não chamar a atenção como ponto focal. Logo, para ter um jardim realmente completo e bem ornamentado, é interessante saber juntar as características dessa planta com outras.

Exposição da Barba-de-Serpente ao Sol

O sol frequente pode ser um grave problema para a barba-de-serpente, que não consegue se desenvolver muito bem quando em contato direto com o sol. Portanto, é muito interessante que essa planta seja colocada à meia sombra, sem exatamente estar diretamente ligada aos raios solares.

Nesse caso, pode ser muito bom ter a barba-de-serpente logo abaixo de árvores grandes, que darão sombra e poderão fazer com que a planta em questão cresça bem. Outra opção válida é ter a barba-de-serpente dentro da casa, já que isso também pode ser feito.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *