Home / Plantas / Begônia Cucullata: Características, como Cuidar, Mudas e Fotos

Begônia Cucullata: Características, como Cuidar, Mudas e Fotos

A Begônia Cucullata e suas características

Olá, hoje você conhecerá a Begônia Cucullata, suas características e até mesmo seu habitat.

Sem se esquecer que também verá um pouco sobre algumas outras espécies da família desta linda planta, e algumas dicas de como plantá-las e cultivá-las.

Já sabe os significados que essas plantas carregam? Se não, se prepare. Você irá se apaixonar.

Preparado(a)? Vamos lá então.

A Begônia

É uma planta fantástica que fica linda em qualquer jardim ou lugar da casa, apartamento, etc..

Da família das Begoniaceae, nome que foi ganho em homenagem a um francês chamado Michel Bégon (1638-1710), que era governador de Santo Domingo na época.

Hoje, ela já se soma a mais de 10 mil tipos, de maioria híbrida. As Begônias vivem sob climas tropicais e subtropicais.

Com muitas flores nesta família, famosas pelo mundo afora. Eraa de se esperar que o Brasil tenha a sua própria, a chamada Begônia Metallica, que você irá conhecer mais a frente neste artigo.

É Uma das maiores famílias de angiospermas. compondo mais de 1400 espécies diferentes catalogadas.

Além disso, esta flor é cheia de benefícios para a saúde. Alguns deles são: Sua incrível capacidade anti-inflamatória em casos como o de reumatismo e bronquite.

Reconhecida em todo mundo por suas belas cores e formas diferentes. Sua origem se dá na América Central. Algumas de suas espécies chega a medir até 1,5 metros, enquanto outras mantêm uma média de 0.3 a 0.4 centímetros.

A Cucullata

Reconhecida por sua bela cor, como suas irmãs Tuberosa e Elatior que vão de tom vermelho a branco.

De distribuição neotropical, ela também habita o Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Pode ser confundida facilmente com a Begônia Descoleana, pois ambas dispõem de lâminas ovadas, caule ereto, e são ervas rupícolas ou terrestres.

Se distribui pelo Brasil, Argentina e Paraguai. Cresce em meio a áreas antropizadas, em beira de rios e de caminhos. Especialmente em lugares úmidos e bem quentes.

Begônia Cucullata
Begônia Cucullata

Branco-rosada, de folhas cuculadas, ovários de placenta bipartida e sementes elípticas. Suas folhas medem 8×7 cm e são verdes de base avermelhada.

Seu período de florescimento é continuo durante todo o ano.

Dicas Para Cuidar E Plantá-La

Primeira e melhor dica para cuidar da Begônia é que a temperatura em que ela se sente mais confortável, está entre 20° e 28° graus e ela deve ser criada na sombra.

Regala não é muito difícil, na realidade é até bem fácil. É necessário regar sua Begônia somente de 4 em 4 dias com bastante água.

O solo ideal para cultivá-la, é em solo fértil e cheio de nutrientes. Uma outra dica legal é, podar as folhas velhas, para sua plantar permanecer sempre bela e com folhas novas.

Begonia Cucullata No Vaso
Begonia Cucullata No Vaso

O melhor de tudo é que suas sementes são de fácil germinação, e também existe a possibilidade de planta-la por estacas e mudas.

Cuidado: Se não bem cuidada, sua planta pode ser exposta a pragas e a doenças.

Outras Begôniaceae

A existência de uma gama tão grande de Begoniaceae, trouxe a este artigo a essencial tarefa de lhe apresentar algumas outras espécies desta grande família, como:

  • a Rex: naturalmente encontrada em vales e arbustos de altitudes variantes de 40 a 1000 metros. Nativa da China, Irã e índia, se tornou famosa pelo formato de suas folhas aveludadas, coloridas e assimétricas;
  • a Tuberosa: é a mais conhecida de toda a família. De folhas grandes, é uma flor dourada com pétalas que normalmente, são simples ou dobradas;
  • Metallica: é a Begônia nativa do Brasil, ela chega a possuir até 1,5 metros e cor verde metálico. Oval e pontuda, de veios arroxeados, folhas grossas e recortadas.

Seu Significado

A Begônia é uma flor cheia de significados por todo o mundo. E por isto, este artigo não poderia não deixar de lhe contar um pouco sobre seus significados.

Normalmente ela representa felicidade, cordialidade e delicadeza. Sem contar que é considerada um símbolo de fertilidade na cultura Feng Shui.

Acredita-se nesta mesma arte milenar, que ela atrai energias positivas para o ambiente em que está inserida.

Aos casais que se apaixonam ou que estão literalmente enamorados as Begoniaceae significam inocência e a lealdade do amar.

Plantas Perenes

Talvez você já tenha ouvido falar a expressão “plantas perene” e talvez ainda não saiba o que elas são. A família das Begoniaceae, são um exemplo desse tipo de planta.

Perene significa: incessante, eterno, contínuo e para o mundo das plantas, isso significa possuir um ciclo de vida acima de 2 anos. As plantas que pertencem a esse grupo tendem a ser mais bonitas e suas folhas não caem.

Eles se dividem em dois: as lenhosas perenes e as herbáceas perenes.

Plantas Perenes
Plantas Perenes

Os primeiros têm estrutura rigorosa e rígida, tal como os arbustos, neste grupo contém espécies que chegam a viver mais de cem anos.

Já o segundo grupo apresenta estrutura frágil, flexível e com caule verde. Elas são muito mais comuns que o primeiro grupo e compõem a maioria da classe das plantas Perenes.

Alguns exemplos delas são: a Camomila, a Samambaia e o Pinheiro.

Para saber mais sobre este grupo de plantas acesse este artigo da Plastprime.

Curiosidades

Em qualquer artigo, uma das melhores partes são as curiosidades e por isso, elas não foram deixadas de lado neste texto:

  1. Talvez para muitos ou a maioria de vocês, isto já não é mais uma curiosidade. Contudo, dizer que a Begônia é uma planta comestível, é inevitável;
  2. na Alemanha existe uma variedade de Begoniaceae que se chama Merry Christmas. É utilizada como presente de natal no país;
  3. o seu consumo equilibra o chakra laríngeo;
  4. suas sementes são distribuídas dentro de um fruto longitudinal que as libera;
  5. o melhor espaço para criá-la deve ser do tamanho de sua muda, para não ser sufocada pela terra;
  6. Abril é considerado para algumas pessoas, o melhor mês para planta-la.

Conclusão

Durante este texto você aprendeu sobre a Begônia Cucullata, um dos membros de uma gigante família de plantas que vivem em ambientes antropizados.

Sem contar sobre as ótimas curiosidades e talvez tenha descoberto, finalmente o que é uma planta Perene.

Se gostou deste artigo, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Esporos

O Que São Esporófitos E Esporos? O Que São Esporos Briófitas?

Pra quem mexe usualmente com plantas talvez já tenha tomado contato com termos como esporófito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *