Home / Plantas / Frutas Que Começam Com a Letra Z: Nome e Características

Frutas Que Começam Com a Letra Z: Nome e Características

As frutas são essenciais para todo o mundo, já que os animais fazem uso das frutas para a sua alimentação. Assim, é possível dizer que os hábitos alimentares das pessoas seriam completamente diferentes na ausência das frutas, já que elas estão presentes de forma central na rotina alimentar de todos. Ademais, as frutas guardam as sementes das plantas, fundamentais para que as plantas com sementes possam se proliferar pelo mundo.

Por conseguinte, como se pode ver, há uma importância muito grande das frutas para todo o ecossistema ao seu redor, mas, de forma ainda mais especial, elas são parte chave da vida animal. Dessa maneira, há inúmeras formas de separar as frutas em grupos e podem haver muitas métricas diferenciadas para realizar esse trabalho. Uma dessas maneiras, portanto, faz uso da ordem alfabética para chegar aos grupos de frutas diferentes.

Logo, o que importa para esse caso é a letra inicial de cada fruta, sendo que alguns grupos possuem frutas exóticas ou raras. É o caso daqueles exemplares que começam com a letra Z, já que praticamente não há frutas comuns no Brasil a começar com o Z. Todavia, com um pouco de pesquisa mais aprofundada, é possível encontrar os seus representantes.

Zimbro

Zimbro
Zimbro

Zimbro é o nome popular que as pessoas atribuíram a um gênero de plantas coníferas, chamado cientificamente de Juniperus. O gênero inclui de 50 a 70 espécies, que costumam ter um fruto saboroso em suas árvores. As árvores costumam ser altas no gênero, podendo ter de 20 a 35 metros de altura, sendo comuns em florestas mais fechadas e densas. O zimbro, assim, apresenta escamas carnudas, que podem ser comidas, com sabor bastante agradável. A cor do fruto costuma ser mais escura, seja tendendo ao vermelho ou tendendo ao roxo, quase um preto.

Em todo caso, a planta que oferece o zimbro costuma ser comum em climas muito variados. Assim, é possível encontrar exemplares desse gênero em muitos locais do mundo, já que o zimbro é popular do Ártico até parte do continente africano, passando, nesse longo meio-termo, entre países de temperaturas médias e níveis de umidade dos mais diferentes.

Logo, o zimbro é uma forma de mostrar como as plantas podem ser resistentes às diferenças climáticas e, ademais, como é possível que os tipos distintos de solos ou de oferta de nutrientes nem sempre sejam capazes de fazer com que um gênero vegetal morra.

Zwetschge

Zwetschge
Zwetschge

É possível que você sequer tenha sido capaz de pronunciar o nome da zwetschge, uma planta típica da Alemanha e capaz de oferecer frutos saborosos. Esse tipo de fruta, natural da zwetschge, é semelhante a uma ameixa e possui sabor levemente adocicado, com um tom muito sutil e leve. A fruta pode servir para a preparação de sucos ou batidas de muitos tipos, sendo comum que algumas festas típicas do interior da Alemanha tenham o suco de zwetschge misturado a bebidas alcoólicas.

A árvore que dá origem ao fruto pode ter de 6 a 10 metros de altura, com a fruta tendo semente muito bem definida, que serve também para que a árvore possa ser planta novamente. Esse tipo de fruto não é nada comum no Brasil, sendo que a grande maioria das pessoas sequer conhece a zwetschge.

Em todo caso, na Alemanha, sobretudo no interior, e em outros países ao redor, por vezes é possível até mesmo que a zwetschge sirva para a produção de geleias em larga escala. Essas geleias podem ser consumidas junto a torradas, pães ou outros itens. Ademais, como já explicado, o suco da zwetschge costuma fazer sucesso nesses locais.

Ziziphus Joazeiro Mart

Ziziphus Joazeiro Mart
Ziziphus Joazeiro Mart

Ziziphus joazeiro Mart é o nome científico do popular juazeiro, uma árvore comum no Centro-Oeste e no Nordeste do Brasil. Esse tipo de planta gosta de climas secos para se desenvolver, o que explica muito bem o fato de a Ziziphus joazeiro Mart encontrar, no cerrado e na caatinga, locais mais do que adequados para o seu crescimento em larga escala. Acontece que essa árvore gera um pequeno fruto amarelado, que dá cor e vida à árvore quando em seu estado máximo de evolução.

Esses frutos podem ser usados para a produção de sucos e geleias, sendo que o mais comum é realmente fazer geleias com a fruta. A árvore costuma ter espinhos grandes, para servir como defesa contra animais indesejados ou até mesmo contra o crescimento de outras plantas, que podem tentar roubar nutrientes.

Como há escassez de nutrientes nos locais onde a Ziziphus joazeiro Mart se desenvolve, muitas vezes com solos ácidos e pobres, ter espinhos agudos é uma grande estratégia de defesa ofertada pela seleção natural. O fruto da Ziziphus joazeiro Mart é rico em vitamina C, o que faz com que muitas pessoas busquem esse verdadeiro ouro do deserto. Embora a árvore não chame a atenção quando vista de longe, o certo é que o juazeiro possui grande importância para muitas comunidades.

Ziripó

Ziripó
Ziripó

O ziripó é uma fruta comum na região da Amazônia, sendo amplamente conhecida em grande parte da floresta. Contudo, há pessoas que chamam o ziripó de buriti, embora,  na verdade, o ziripó seja diferente do buriti. Assim, o ziripó pode ser útil para combater a oxidação das células, um problema muito comum em diversas pessoas das mais variadas idades.

O problema pode fazer com que haja até mesmo o desenvolvimento do câncer. Além disso, o ziripó é útil também como uma fonte de vitamina A e C, servindo para que pessoas de toda a região Norte do Brasil possam ter acesso facilitado a substâncias são importantes para o corpo humano. Pois, como se sabe, o valor das frutas mais tradicionais pode ser muito alto na região Norte, já que há dificuldade para acessar algumas das cidades, sobretudo aquelas do interior e mais afastadas.

Dessa maneira, o ziripó surge como uma alternativa bastante interessante. Na verdade, o extrativismo da planta incentiva ainda a economia local, embora não seja tão importante para a região quanto a extração de açaí, por exemplo. De qualquer maneira, o ziripó é uma fruta central no Norte do Brasil, embora muito menos conhecido nas regiões Sul e Sudeste.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *