Home / Plantas / Begônia: Como Cultivar, Como Plantar, Fazer Mudas e Imagens

Begônia: Como Cultivar, Como Plantar, Fazer Mudas e Imagens

Begônia

A begônia é uma das flores para jardim mais comuns e mais fáceis de serem cultivadas. Embora seja simples e conhecida, existem mais de mil espécies, cada uma com algo diferente e encantador. Apesar de serem fáceis de serem cuidadas, sua escolha não se dá por esse fato e sim também pela sua beleza.

Suas cores são únicas e suas folhas que vão de verdes a vermelhas compõem uma decoração original e luxuosa. Floresce quase o ano inteiro e por conta disso, é perfeita para ser cultivada em jardins, em vasos de decoração dentro de casa ou simplesmente para ser aquele presente especial para algum amigo.

Apesar da grande diversidade do gênero, os cuidados e cultivo são semelhantes. Quando bem cuidada em jardins e canteiros de flores, a begônia cresce bastante e fica muito bonita em meio a outras plantas.

Como Plantar Begônia

A data do plantio da begônia é muito importante, pois essa planta prefere climas mais quentes e não suporta baixas temperaturas por ser uma planta típica americana onde o clima predominante é quente, quando bem cuidada, a begônia floresce durante o ano todo. Por conta desse fato o ideal é que se compre mudas próximas à fase de floração. Levando essas informações em consideração, vamos ao passo a passo para plantar sua begônia.

  • 1º passo: antes de mais nada, escolha o tipo de begônia conforme o local que você irá plantá-la. Para os vasos, as espécies mais indicadas são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros de jardim, a mais indicada é a Begonia semperflorens.
  • 2º passo: escolha o local para plantar sua begônia, lembrando que as begônias preferem climas quentes e luz indireta, como as orquídeas. Para canteiros, o ideal é planta-las um pouco depois do verão, no início de abril, para que ela possa se adaptar ao solo e florescer na primavera e no verão sem maiores problemas.
  • 3º passo: após escolher o local, prepare a terra em que a begônia será colocada. Caso seja em um canteiro, a terra deve ser a terra vegetal e uma parte de terra comum de jardim com duas partes da mesma medida de composto orgânico. Já para o planta-las em vasos, o uso de solo enriquecido com matéria orgânica é o mais recomendado.

Como Cultivar a Begônia

Em relação aos cuidados da begônia e seu cultivo, as regas devem ocorrer com certa frequência após o plantio, até que a planta se estabilize. Após esse período de adaptação, o ideal é dar um espaço maior de tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo mais seco. Quando as regas forem feitas, tenham cuidado para não molhar as folhas e flores, regue apenas o solo. Lembrando sempre também que os vasos devem ter aberturas para saída da água que não for absorvida pela planta, para que suas raízes não apodreçam e nem virem criadouro de insetos que podem transmitir doenças.

Para a adubar a terra vez em outra, o ideal é acrescentar torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, salitre-do-Chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N. Essas adubações devem ser feitas de 2 em 2 meses. Também é importante podar a begônia, retirando o excesso de folhas e flores murchas, para que outras mais vivas possam nascer no lugar, além da abertura de ar ser muito importante para qualquer planta.

Como Fazer Mudas de Begônia

Caso sua planta cresça muito e você queira passa-la para outros vasos, até mesmo para dar de presente para pessoas queridas, as mudas de begônia são facilmente replantadas.

Mudas de Begônia
Mudas de Begônia

Veja abaixo o passo a passo:

  • 1º passo: pegue um galho de begônia que irá dar flor. Existem alguns que são das folhas, mas para esse caso, você precisa selecionar exclusivamente aqueles em que é possível reparar que vai gerar algumas flores;
  • 2º passo: retire um tamanho pequeno, cerca de quatro ou cinco centímetros e faça sempre o corte na diagonal;
  • 3º passo: coloque parte do caule, mais ou menos a metade dele, na água;
  • 4º passo: após um tempo, você irá reparar que está criando raiz, quando isso ocorrer, diminua a água;
  • 5º passo: selecione um vaso pequeno, coloque pequenas pedras e um pouco de adubo para adicionar o caule. É importante lembrar que ele já deve estar com quatro centímetros de raiz para que a muda possa se desenvolver;
  • 6º passo: depois que passar o caule para o vaso adubado, cubra mais um pouco com essa terra, cerca de dois dedos acima, e deixe em algum local quente, porém que não bata sol direto sobre a planta para que a mesma possa crescer.

Depois desses passos é só regar quando a terra estiver seca e fazer a troca de vaso para um maior se necessário, quando ela estiver se desenvolvendo e suas flores nascendo.

Outros Cuidados Importantes com a Begônia

Alguns cuidados que devem ser levados em consideração para aprender tudo sobre como cuidar de uma begônia é em relação as pragas. As mais comuns que atacam as begônias são as tripés e pulgões. Para evita-las, uma dica caseira é utilizar uma mistura de dez litros de água quente para cada cem gramas de alho e cem gramas de cebola e borrifar sobre as plantas vez ou outra.

Além dessas pragas, outra inimiga das begônias são as doenças, uma das que mais atacam essa espécie é o mofo cinzento. Ele pode danificar as flores, brotos e folhas da planta, deixando manchas brancas por todo seu comprimento. Contra o mofo, você pode pulverizar sobre sua begônia uma mistura de duas gramas de sulfato de cobra, com uma solução de vinte gramas de sabão para cada litro de água. Se o caso for mais complicado e a planta já estiver tomada por esse fungo, aplique um fungicida.

Outra questão importante é sobre sua poda: elas devem ser feitas de forma leve, e somente em tempos mais ensolarados, nunca em tempos de frio, além de ser importante nunca deixá-la em um tamanho menor que de oito centímetros. Caso sua begônia esteja muito grande, o ideal é pegar uma muda e passa-la para outro vaso, nunca poda-la em excesso.

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *