Home / Plantas / Canteiros de Flores Criativos com Fotos e Vídeos

Canteiros de Flores Criativos com Fotos e Vídeos

Sem dúvida, as flores são um ótimo recurso para deixar qualquer espaço mais bonito. E, com elas, ainda podemos fazer maravilhosos canteiros, por exemplo. Com um pouco de criatividade, podemos fazer canteiros belíssimos, que chamem a atenção, e que sejam duradouros.

Quer aprender como? Então, continue conosco que, a seguir, vamos dar algumas dicas bem legais de como compor canteiros com flores criativos e interessantes, sem precisar de muito material, ou mesmo de muito trabalho.

Canteiro Central com Arbustos

Pra começar, vamos quebrar certos conceitos e paradigmas: canteiros não precisam ser, necessariamente, nas paredes dos jardins. Um canteiro estrategicamente colocado no centro do lugar, apenas com arbustos, e preferencialmente antes da entrada da casa, dá um belíssimo ar ao local, num misto de modernidade com algo mais rústico.

Claro que esse canteiro não deve atrapalhar a passagem das pessoas, tendo que ser milimetricamente adequado para aquele espaço escolhido, e assim fazer com que ele componha o ambiente, e não tome conta dele por completo. Até mesmo porque tudo o que você menos quer é que o seu canteiro seja algo que atrapalhe ou invés de embelezar o ambiente, não é?

Jardineiras Simples

Sim, é perfeitamente possível ter jardineiras em casa, e isso proporciona diferentes e interessantes canteiros de flores. Uma jardineira de madeira, em estilo caixote, por exemplo, é excelente para montar canteiros próximos do quintal ou da parte da frente de sua residência.

Ainda falando nessa jardineira estilo caixote, você pode preenchê-la não somente com flores, mas com pedras de coloração similar à jardineira, e colocá-la num cantinho de sua casa. Acredite: o efeito fica muito bonito.

Cores Variadas

Um canteiro só é bonito de verdade se apostar em cores (mas nas cores certas). Nesse caso, o ideal é compor o seu canteiro com espécies distintas de flores em algo que seja natural e harmônico (não vale fazer uma verdadeira salada de cores, e o seu canteiro ficar com muita poluição visual, ok?).

Aposte em combinações que sejam realmente inusitadas, mas com bom gosto. Pra ficar melhor, não delimite demais o seu canteiro em formas geométricas certinhas. Deixe-o com um ar mais orgânico, que ele ficará muito mais apresentável.

Pequenos Vasos em Conjunto

Canteiro não tem conceito estático (tipo: “tem que ser assim ou assado!”). Ele não precisa, portanto, ser uma “massa única”, podendo ser também um conjunto de pequenos e harmônicos elementos. Exemplo? Uma estrutura de madeira que comporte vários vasinhos.

Canteiro Com Flores em Vasos
Canteiro Com Flores em Vasos

Agora, atente para fazer esse canteiro com certa uniformidade. Tanto os vasos quanto as flores precisam estar em comunhão. No caso dos vasos, precisam ser da mesma cor e material (mas podem ser de tamanhos diferentes) e as flores têm que combinar entre si. Assim, o seu canteiro ficará bastante criativo e interessante.

Plantas Com Flores em Sua Base

Gosta de um toque de romantismo nas áreas verdes de sua casa? Então, um canteiro com plantas de caule um pouco comprido, e flores bastante coloridas em sua base dá um toque bem inusitado à sua residência, principalmente se esse canteiro estiver logo na entrada da casa.

O efeito especial chamará bastante a atenção dos seus visitantes, até mesmo porque esses arranjos parecerão grandes buquês. Muito bonito.

Contrastando com Água

Linda Fonte de Água
Linda Fonte de Água

As fontes de água que vemos em algumas praças são belíssimas, não? Então, que tal ter algo semelhante em seu canteiro? Fazendo um que seja um pouco mais alto, e que sirva como fonte, será uma ótima e sofisticada construção para o seu jardim.

Aproveite esse tipo de canteiro para usar flores com diferentes cores e tamanhos. Ficará bem interessante.

Utilização de Objetos Variados

Já pensou em utilizar, digamos, alguns objetos diferentes (ou de formatos diferentes) para compor o seu canteiro? Afinal de contas, ele não precisa ser, necessariamente, fixo. Um carrinho de mão feito de madeira, por exemplo, pode muito servir para ornamentar a sua casa com belíssimas flores.

Isso sem contar que, além das flores, o objeto pode servir como item decorativo sem problema algum. A dica é simples: seja (bem) criativo.

Uso de Pedras

Pedras no Jardim
Pedras no Jardim

As pedras têm um papel importante na composição de qualquer jardim, e isso se aplica a canteiros de maneira isolada também. Portanto, não se esqueça que elas podem ser grandes aliadas para que um canteiro com flores seja bem criativo, principalmente se você fizer composições com pedras de cores diferentes.

Por sinal, aproveite para colocar um pouco de verde nesse espaço, sejam através das folhas do caule das folhes ou simplesmente de outras plantas. O resultado ficará formidável.

Padrão Variado de Canteiros

Para fazer um canteiro que seja uma verdadeira obra de arte do paisagismo você não precisa se focar em apenas um único padrão. Simplesmente você pode compor vários estilos em um só, com desenhos geométricos usando pedras de diferentes cores, flores de diversas espécies e por aí vai.

Mas, lembre-se: tenha um certo padrão mesmo usando vários. Tipo: flores mais ou menos da mesma cor e tamanho num pequeno canto do canteiro, e depois um espaço reservado a outro estilo, e por aí vai.

Canteiros Suspensos

Nesse tipo de canteiro, mais uma vez, você pode combinar com água corrente. O efeito fica incrível. A cercadura pode ser bem alta e feita de pedras, dando um aspecto rústico que fará do seu canteiro um sucesso.

Por dentro do canteiro, o ideal são flores pequenas, para que a visão delas seja leve e não fiquem “disputando o olhar” com o canteiro, que por si já é bem chamativo.

Espécies Variadas de Flores

Pra terminar as dicas, deixamos aqui a informação de que para ter um canteiro realmente bonito e criativo você deve apostar numa boa variedade de flores. Preferencialmente, esse canteiro não pode ter cercaduras para limitá-lo de qualquer forma.

Flores das mais diversas cores e tamanhos podem viver harmoniosamente num espaço praticamente sem regras. Você é quem define. Afinal o canteiro ficará com um jeito bem mais orgânico e natural.

E, então, gostou das dicas? Esperamos que sim, e aproveite cada uma delas para montar o seu canteiro do seu jeito, e deixar a sua casa ainda mais bonita.

Veja também

Como Plantar Flores em Garrafa PET

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos materiais vem aumentando exponencialmente. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *