Home / Plantas / Como é uma Camélia? Como Ter em Vaso em Apartamento?

Como é uma Camélia? Como Ter em Vaso em Apartamento?

As camélias são flores adoráveis. Independente de onde está sempre chama a atenção — seja por sua beleza nas pétalas ou pelas suas cores irradiantes.

Aqui, você irá aprender um pouco mais sobre estas maravilhosas plantas, que enfeitam o ambiente onde estão inseridas. Quer saber mais sobre elas? Quer saber como plantá-las em um vaso no seu apartamento? Continue com a leitura deste artigo!

Como É Uma Camélia?

Falando rapidamente sobre esta flor, ela é uma das mais populares no Brasil. Em algumas regiões, elas recebem outros nomes — inclusive, são muito confundidas com as rosas. Ela possui diversas cores, tamanhos e aromas. Mas, uma coisa é certa: Nunca passa despercebida, independente do lugar onde ela está!

Veja mais atributos sobre esta flor.

De Onde Elas São?

Grande parte das camélias fica na região Sul do planeta. De fato, a camélia comum (Camellia japonica) é a flor do estado do Alabama. Embora pareça que estas lindas plantas tenham nascido aqui no Brasil, na verdade elas vêm do leste e do sul da Ásia.

Existem mais de 3.000 tipos nomeados de camélias, em uma notável variedade de cores, formas e tamanhos.

Estabelecendo Novas Planta

O plantio de primavera ou outono é bom para a maioria das áreas. A primavera é melhor, onde o sistema radicular precisa de tempo para se estabelecer antes do início do tempo frio.  A palha é completamente útil para manter as raízes frescas e o solo úmido.

A rega regular é crítica durante o primeiro ano. Molhe bem para umedecer a raiz inteira; deixe o topo da raiz ficar ligeiramente seca antes da próxima rega.  Seguindo estas regras básicas, o começo de suas camélias será incomparável.

Exposição e Rega

Foto de um Regador
Foto de um Regador

Em geral, as camélias crescem e florescem melhor na sombra parcial, com abrigo do sol quente da tarde. É possível notar isso em plantas jovens, que prosperam sob a sombra de árvores altas ou quando cultivadas no lado norte de uma casa.  À medida que crescem e sua espessa copa de folhas escurece e esfriam suas raízes, eles gradualmente aceitam mais sol.

A sombra fornecida no inverno reduz os danos causados ​​pelo frio. Plantas estabelecidas (com mais de 3 anos de idade, vigorosas e sombreadas por suas próprias raízes) sobrevivem com pouca água suplementar.  Se você regá-las, verifique se o solo está bem drenado. Proteja-as dos ventos fortes, particularmente perto das costas. Eles não toleram sal marinho (essa dica é bem útil para quem deseja colocá-las em casas de praia).

Adubação

Camélia no Vaso
Camélia no Vaso

Para a adubação perfeita de sua flor, siga essas dicas:

  • Use um fertilizante de camélia na primavera;
  • Após as flores terem caído, fertilize novamente no meio do verão se o crescimento parecer lento ou a folhagem parecer esparsa e começar a perder sua cor verde profunda;
  • Aplique na taxa recomendada no rótulo. Não exagere, pois as plantas cultivadas em solo fértil precisam de pouco fertilizante – e nunca alimente plantas doentes.

Problemas Que Você Pode Enfrentar

É ideal que as suas plantas sejam colocadas em um local arejado, mesmo que seja dentro do seu apartamento. Elas não se darão muito bem em locais pequenos e sem ventilação, pelo menos no começo.

Por este motivo, é essencial seguir estas dicas para que você não tenha tantos problemas relativos ao cuidado delas. Veja alguns impasses que você pode passar:

  • Áreas chamuscadas ou amareladas no centro das folhas geralmente indicam uma queimadura solar. Bordas de folhas queimadas, queda excessiva de folhas ou manchas foliares geralmente indicam excesso de adubação.  A clorose (folhas amarelas com veios verdes) resulta do plantio em solo neutro ou alcalino; para corrigir, alimente a planta com ferro e altere o solo com turfa de esfagno e/ou enxofre de jardim para ajustar o pH;
  • Algumas pragas são muito comuns. Pragas parecem pequenas manchas marrons ou brancas na parte inferior das folhas; A fuligem, por exemplo, cresce no mel que eles secretam.

Folhas infestadas ficam amarelas e caem. Para tratá-las, aplique óleo de horticultura ou um inseticida sistêmico, como acefato ou dimetoato, seguindo as instruções do rótulo. Caso não tenha experiências com pesticidas, procure o centro de agricultura mais próximo de sua casa.

As doenças fúngicas também são muito comuns. Algumas pragas fazem com que as flores se tornem castanhas rapidamente, depois caem.  O saneamento é o melhor controle: pegue e destrua todas as flores caídas, bem como as infectadas, ainda na planta.

Remova e descarte qualquer cobertura existente e substitua-a por uma camada de palha fresca. A erva-bicha faz com que as folhas fiquem distorcidas, pálidas, grossas e carnudas; eles gradualmente se tornam brancos, depois marrons e depois caem da planta.

O melhor controle é pegar e destruir as folhas afetadas antes que elas se tornem brancas. A queda dos brotos é uma queixa frequente. Até certo ponto, isso é natural para todas as camélias (muitas têm mais botões do que podem abrir), mas também pode ser causada por excesso de água, seca de verão ou congelamentos súbitos.

Poda

Ilustração de Poda de Camélia
Ilustração de Poda de Camélia

No momento em que o florescimento terminar, é ideal que toda a madeira morta e fraca seja removia.  Caso isso não aconteça, as novas flores e folhas não terão espaço suficiente para crescer e abrir corretamente. Outra dica é encurtar os ramos inferiores para que haja um estímulo vertical dos ramos.

Na poda, faça o seguinte: Corte logo acima de uma cicatriz que marca o fim do crescimento do ano anterior (geralmente uma área um pouco espessa e um pouco áspera, onde a textura e a cor da casca mudam ligeiramente).  Fazer seus cortes logo acima desse ponto normalmente força três ou quatro botões dominantes a crescer.

Camélias Em Recipientes: Como Ter Em Vaso Em Apartamento?

As camélias são plantas que você pode cultivá-las ao ar livre em um terraço ou dentro de casa em uma estufa legal. Como regra geral, devem ser plantadas em vasos de — pelo menos — 35 centímetros de diâmetro. Encha o recipiente com uma mistura contendo 50% ou mais de material orgânico.

Certifique-se de que o recipiente tenha um orifício de drenagem generoso. Existem alguns lugares no mundo onde elas florescem de forma muito fácil. No Brasil, existem áreas onde isso não acontece.

Camélia no Vaso de Apartamento
Camélia no Vaso de Apartamento

Portanto, se você quer fazer o plantio de camélias dentro do seu apartamento, o ideal é optar por uma espécie híbrida, caso não veja nenhum desenvolvimento.  Diversas espécies produzem híbridos que resistem a temperaturas de até -15 ° C com pouco ou nenhum dano, desde que tenham algum abrigo contra o sol de inverno e o vento.

Tenho certeza de que, a partir de agora, você saberá quais são os melhores meios de se plantar uma Camélia. Além disso, algumas dicas dadas aqui são valiosas para que elas durem por um bom tempo! Siga todas as informações descritas e, com toda certeza, você terá uma bela decoração em seu apartamento!

Referências

Artigo “Como cultivar Camélia” da Revista Abril;

Texto “O guia Completo das Camélias” do blog Vida do Sul;

Artigo “Como plantar camélias” da revista Globo Rural.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *