Home / Plantas / Cacto Ferocactus: Caracteristicas, Como Cultivar e Fotos

Cacto Ferocactus: Caracteristicas, Como Cultivar e Fotos

Há na natureza milhares de plantas, flores e árvores, que acompanham os seres humanos desde os tempos mais antigos e remotos.

Essa família botânica, no geral, é muito importante para a sobrevivência da espécie humana e também para a sobrevivência de diversos outros animais.

Além de oferecerem diversos benefícios, as plantas são um dos fatores mais importantes que mantém o ambiente em perfeito equilíbrio.

Para os humanos, as plantas, flores e árvores são as responsáveis por fornecer alimentação, remédios e uma hobby desde que elas existem.

Uma dessas árvores muito conhecidas, são os cactos, ou ainda conhecidos também como catos, que são pequenas árvores presente na natureza.

Hoje, iremos aprender tudo sobre o cacto Ferocactus, ou seja, quais são as suas características principais, qual a sua origem e também como plantar e cultivar.

Caso você já tenha um cacto Ferocactus em sua casa, esse artigo é perfeito para você aprofundar seus conhecimentos, mas caso seu interesse seja conhecer essa planta para adquirir em breve, você também está no lugar certo.

Acompanhe essa leitura e se torne também um craque quando se trata sobre o cacto Ferocactus que possui origem em locais da América!

Características

O cacto Ferocactus é conhecido principalmente como cacto-bola, ou ainda, como cacto-azul, e isso é devido principalmente ao seu formato.

Com um formato que lembra muito o de um barril, o cacto Ferocactus é natural de algumas montanhas que estão localizadas no México, mais especificamente no estado de Hidalgo.

O cacto Ferocactus é considerado uma herbácea e também uma suculenta, e é encontrada principalmente em locais onde o sol é forte e intenso.

Sua altura pode facilmente atingir cerca de 40 centímetros, e sua floração ocorre principalmente durante o inverno.

Cacto Ferocactus Características

No entanto, o cacto Ferocactus prefere muito mais os locais com clima quente e também seco, e caso sua intenção seja tê-lo em vasos, ela gosta bastante de vasos com pedriscos servido de forragem.

Ou ainda, caso você queira ter um cacto Ferocactus no seu jardim externo, ele vai preferir que seja colocado em canteiros com um solo muito rochoso.

O crescimento do cacto Ferocactus é considerado muito lento, mas quando ele atinge sua maturidade, é formada uma coluna muito grossa e também curta.

Seus espinhos são considerados muito fortes, e ele também possui nervuras afiadas. Algumas flores, de tamanho pequeno, podem surgir na parte do meio superior da planta, e o seu tom será um amarelo ouro.

Origem do Cacto Ferocactus

Os cactos, no geral, são plantas com origem principalmente nos continentes América do Sul e na América do Norte.

No Brasil, é muito comum encontrar o cacto Ferocactus em todas as regiões, sendo que nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais sua aparição é mais comum.

Isso porque o cacto Ferocactus prefere locais onde o domínio da vegetação, do clima e geografia seja de Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e na Amazônia.

Por viver principalmente em locais onde a seca é muito grande, ou seja, ocorrem poucas chuvas durante o ano, o cacto Ferocactus possui pouca ou quase nenhuma flor, já que a falta de água dificulta o crescimento de flores.

Para que consigam sobreviver nesses locais, o cacto Ferocactus possui algumas habilidades como fotossíntese em seu calo, e também a acumulação de água, para que a adaptação seja maior nesses locais.

A raiz do cacto Ferocactus é densa e muito profunda, e também possui concentração de sal em suas células, o que faz com que a água seja absorvida de forma muito mais rápida, eficiente e em maior quantidade.

Como Plantar

O cacto Ferocactus prefere ser plantado em vasos que possuem uma ferragem composto por pequenas pedras, ou então em jardins abertos onde o solo seja altamente rochoso.

Isso o faz lembrar do seu habitat natural, que normalmente é muito seco, duro e também muito rochoso.

O solo que for escolhido, lembre-se, deve ser muito bem drenado e também arenoso, por isso é comum que o cacto Ferocactus seja plantado em vasos vendidos que já prontos.

Os principais materiais que são colocados no vaso ou então no terreno onde irá acontecer a plantação, são: argila e cascalho.

Cacto Ferocactus em Vaso

Seu peso pode chegar a cerca de apenas 0,50 kg, o que significa que é uma planta muito mais leve quando comparada a outras mais pesadas e maiores.

Sua dimensão completa costuma ser de 20 por 20 por 20 centímetros, ou seja, irá ocupar pouco espaço, seja dentro da sua casa, seja no seu jardim externo.

É uma decoração muito utilizada por milhares de pessoas, e pode estar inserida em salas, quartos, cozinhas ou halls.

Como Cultivar

O cacto Ferocactus apesar de gostar de clima quente e seco, precisa ser muito bem regado com uma quantidade que seja adequada de água.

O ideal é que as regas sejam feitas cerca de uma ou duas vezes por semana, porém não mais do que isso, pois esse cacto não tolera grandes quantidades de água.

As regas devem ocorrer durante as estações de verão, pois o cacto Ferocactus demanda mais água, e também durante os períodos de seca.

O cacto Ferocactus necessita de sol pleno e forte durante o dia inteiro, e é durante o período do verão que o crescimento dessa planta será mais rápido e saudável.

Quando for regar, tome muito cuidado para que o corpo do cacto Ferocactus não seja molhado, pois isso pode provocar algumas consequências.

O maior problema de ter seu corpo molhado é que ao entrar em contato com o sol, queimaduras podem ocorrer, ou até mesmo algumas infecções ou cicatrizes.

Em alguns casos, quando o corpo do cacto Ferocactus é molhado, infecções fúngicas podem aparecer, levando a planta ao óbito.

Tome cuidado para não se ferir quando for regar o cacto Ferocactus, seus espinhos são grandes e fortes, e podem ocasionar em ferimentos graves.

O húmus do solo onde o cacto Ferocactus for colocado precisa conter minhocas e areia brita de formato muito fino.

E então, o que você achou do conteúdo? Você já possui um cacto Ferocactus em sua casa ou ficou com vontade de possuir? Deixe nos comentários a sua impressão ou caso tenha surgido alguma dúvida, compartilhe com a gente também!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *