Home / Plantas / Como Florir Orquídea Mais Rápido?

Como Florir Orquídea Mais Rápido?

As orquídeas são vegetais de floração bela e fascinante, mesmo ocorrendo durante poucas semanas durante um ano. Ao decidir plantar orquídeas, após um ano do plantio e do cultivo, caso ela ainda não tenha florescido, é importante avaliar fatores que possam estar influenciando neste comportamento, tais como a falta de luminosidade assim como a falta ou excesso de água e adubação. Também é importante saber diferenciar e distinguir as espécies de orquídeas, o que pode ser otimizado pela observação do padrão de folhas e flores. Na dúvida, convém recorrer a um profissional do ramo botânico.

Agora, se todos os cuidados básicos estão sendo devidamente cumpridos e, mesmo assim, a orquídea não floresce, algumas dicas ouro podem auxiliar.

Neste artigo, além de revisar algumas características básicas sobre esses vegetais tão exuberantes e cobiçados, você descobrirá como florir orquídea mais rápido.

Venha conosco e boa leitura.

Família Botânica Orchidaceae

Com exceção da Antártida, as orquídeas podem ser encontradas em todas as regiões do planeta, embora possuem distribuição irregular. Em decorrência da preferência destes vegetais por climas tropicais, a América Latina é considerada o continente com maior quantitativo mundial de gêneros de orquídeas, ao todo são de 300 a 350. Em segundo lugar, está a Ásia Tropical com um quantitativo de 250 a 300 gêneros.

Embora haja variedades de cores entre as espécies, características genéricas incluem a presença de coluna, a partir da fusão dos órgãos sexuais masculinos e femininos; sementes muito pequeninas; grãos de pólen reunidos em determinadas estruturas cartilaginosas; e inflorescência de simetria lateral, formada por seis segmentos, dos quais três são sépalas (segmentos externos) e outros três são pétalas (segmentos internos). Não há uma raiz primária e central, mas apenas raízes secundárias.

Há espécies de orquídeas terrestres, aquáticas, epífitas ou com crescimento a partir de rochas. As espécies epífitas são as mais frequentes e se desenvolvem sobre troncos de grandes árvores, sem parasitar seus nutrientes.

O padrão de cores exuberantes é uma estratégia de reprodução destes vegetais, uma vez que chamam a atenção com maior facilidade de beija-flores e abelhas, agentes polinizadores importantes.

Classificação Taxonômica Família Botânica Orchidaceae

A classificação científica das orquídeas obedece à seguinte ordem:

Domínio: Eukaryota

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Asparagales

Família: Orchidaceae

Esta família também pode se dividir em 5 subfamílias, as quais são Apostasioideae, Vanilloideae, Cypripedioideae, Orchidoideae e Epidendroideae.

Quantas Espécies de Orquídeas Existem?

Acredite se quiser, mas há fontes científicas que apontam para um quantitativo de até 50 mil espécies de orquídeas ao longo do mundo. Dentro desta quantidade, 20 mil seriam encontradas diretamente na natureza, ao passo que 30 mil teriam sido obtidas em laboratório, a partir do cruzamento entre espécies diferentes.

O Brasil é considerado um dos países com maior abundância em quantitativo de espécies de orquídeas, ao todo são aproximadamente 3.500, número que ainda pode aumentar conforme novos estudos estiverem sendo realizados no biomas tropicais brasileiros, especialmente na floresta amazônica.

Curiosidades Sobre as Orquídeas

  • Algumas das espécies mais cobiçadas custam valores bem elevados no mercado. Uma matéria publicada na versão on-line da revista Mundo Estranho apontou que as flores mais caras da família Orhidaceae podem atingir o valor comercial de até 40 mil reais.
Família Orhidaceae
Família Orhidaceae
  • As orquídeas mais baratas do país são aquelas pertencentes ao gênero botânico Dendrobium, as quais, em decorrência da produção em larga escala podem ser comercializadas pelo valor de até mesmo 10 reais em alguns shoppings e feiras do Brasil.
Família Dendrobium
Família Dendrobium
  • Nem só de gêneros com espécies ornamentais se constitui a família Orchidaceae. O gênero Vanilla, por exemplo, é conhecido por fornecer a matéria-prima da qual se obtém a baunilha, sabor conhecido na indústria alimentícia.
Gênero Vanilla
Gênero Vanilla
  • E falando em baunilha, a ilha de Madagascar, localizada na África, é considerada o maior produtor mundial de baunilha. No entanto, contraditoriamente, o preço desta ‘substância’ é caríssima por lá, chegando a ser superior até mesmo que o mineral prata.
  • O país com maior número de espécies de orquídeas atualmente é a Colômbia. Por lá, esse número chega a mais de 4.000.

Como Florir Orquídea Mais Rápido? Dicas Básicas

Primeiro passo: verifique a quantidade de luminosidade recebida pela sua planta.

A luz solar é fundamental para a realização da fotossíntese e desenvolvimento geral do vegetal (exceto para aqueles cultivados á sombra). No caso das orquídeas, este cenário não é diferente.

Neste quesito, a grande dúvida parece ser: mas, o sol não danifica as flores e folhas da orquídea? Dependende da espécie, das horas diárias de exposição e se a radiação solar é muito intensa.

Para a maioria das espécies, o ideal é manter uma exposição solar amena, no horário do início da manhã, geralmente de 6 ás 9 horas. No entanto, é importante observar como o vegetal irá reagir a essa exposição e, se possível, adaptá-lo aos poucos.

Alguns outros gêneros de orquídeas são considerados até mais rústicos e toleram longas horas de exposição solar (a sol pleno) diárias. A maioria desses gêneros são formados por orquídeas terrestres, a exemplo da Epidendrum, Arundina e Cyrtopodium.

Segundo passo: Verifique o aporte de nutrientes recebidos.

Minerais como o Fósforo e o Potássio são essenciais para um bom desenvolvimento de qualquer vegetal. Da mesma forma, o nutriente Nitrogênio entra nessa lista.

O Fósforo auxilia no desenvolvimento das raízes. O Potássio, assim como o Boro, participam da construção das folhas, frutos e flores.

Em relação ao Nitrogênio, ele simplesmente é um componente primordial para a constituição da clorofila, além de constituir os aminoácidos do vegetal.

Para evitar qualquer carência nutricional, uma dica é realizar adubação regularmente. O NPK é um adubo mineral muito conhecido, ele pode ser utilizado, assim como adubos orgânicos. Comercialmente, existem adubos de absorção rápida ou lenta.

*

Agora que você sabe como florir orquídea mais rápido, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Forth Jardim. A beleza sem igual das suas flores faz a espera valer a pena. Disponível em: < http://forthjardim.com.br/abc-das-orquideas/dicas/floracao-da-orquidea>;

Loja Plantei. Como Fazer Sua Orquídea Florir. Disponível em: < https://blog.plantei.com.br/como-fazer-sua-orquidea-florir/>;

KACUNGIRA, N. BBC News Brasil. Como a baunilha se tornou produto de luxo, mais caro que a prata, e mudou a vida de uma comunidade. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45245309>;

Redação Mundo Estranho. Super Interessante. Quantas espécies de orquídeas existem? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantas-especies-de-orquidea-existem/>.

 

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *